Uma vibrante notícia nos foi enviada na última semana — A API oficial do WhatsApp, enfim, está disponível para uso de intermediadores. Excelente isso, não é verdade?! Bem, depende muito da sua posição enquanto empresa para responder isso…Por isso acho que precisamos esclarecer melhor o que tudo isso significa e, até usando a nova onda de matérias FAKES / FATOS, tirar as ilusões dentre as realidades.

Primeiramente, antes de esclarecer algumas dúvidas, é muito bom saber que o WhatsApp, enfim, se permitiu mudar, para se adequar ao âmbito profissional latente atual. Ainda há muito o que aperfeiçoar nessa primeira versão de API, mas já é muito melhor do que a “antiga” postura dura de não oportunizar aos empreendedores usarem esse meio de uma forma uma pouco melhor.

Seguindo sobre o que ter como expectativas e verdades com essa noticia… Vou separar em tópicos para facilitar compreensão, assim espero:

1 — É extremamente importante que se entenda que não existirá um APP novo do WhatsApp dedicado às empresas e muito menos uma evolução da plataforma atual. Trata-se de uma API, que em palavras mais esclarecidas aos poucos entendidos do termo técnico, é uma espécie de liberação para acessar e levar informações do ou ao sistema que já possuem pronto.

2 — Não é só falar que quer e esperar cair do céu, pois é importante que haja uma empresa fazendo essa ponte de criação do que se espera, do que se pode com o WhatsApp. Estamos vendo a torta e a direita empresas falando sobre as integrações, mas na prática o buraco é mais embaixo. Há muitas dificuldades e o mundo esperado (ideal) pelas empresas praticamente nenhuma empresa conseguirá ainda entregar (eu poderia apontar uma com toda convicção que consegue — POLICHAT!).

3 — Haverá sim custos a todos os envolvidos. Uma série de notícias mal anunciadas, está trazendo uma compreensão errada por parte dos empreendedores que desejam usar, de que será (assim como já é o WhatsApp atual) gratuito. Não será, pois como dito no item anterior, será necessário contratar um sistema que crie essa interface entre o WhatsApp e o que se espera extrair.

4 — Para finalizar, duvide do que dizem sobre as funcionalidades. As restrições impostas foram grandes e, somente com bastante domínio do assunto, empresas conseguirão entregar adequadamente o que se espera. Importante pesquisar bem ou ir em quem já fala sobre o assunto de OmniChannel há mais tempo. Poucos, como dito, estão verdadeiramente hábeis a montar um sistema de monitoramento e gerenciamento adequado (volto a dizer que conheço basicamente um que será encaixado ao seu negócio, independentemente do ramo — Polichat!).

Assim sendo e, espero, esclarecidos, os aguardo com mais convicções para boas tomadas de decisões. Não confundam gato por lebre e, muito menos, aguardem o APP novo do WhatsApp os cair pronto. Boa sorte na nova jornada de atendimentos, que no nosso primeiro artigo já salientávamos sobre a importância.