Já deve ter passado pela sua cabeça a vontade de aumentar a quantidade de clientes, mas o grande ponto é: como conquistar novos clientes de forma sustentável?

Não existe um caminho ou fórmula mágica, depende muito do seu modelo de negócio, ramo de atuação, público e uma série de fatores. Mas isso não nos impede de trazermos dicas e estratégias que com alguns ajustes podem ser utilizadas em seu negócio. 

Portanto, prossiga com a leitura deste conteúdo e fique por dentro das dicas e estratégias que podem ser adaptadas para o seu negócio alavancar na hora de atrair clientes. Boa leitura!

Como conquistar novos clientes no meio digital?

A internet possibilitou uma série de facilidades, uma delas é fazer o cliente chegar a sua empresa sem precisar sair de casa, fazer compras e negociações totalmente online.

Em contrapartida, ao mesmo tempo que fica mais próximo do seu negócio, ele acaba encurtando os caminhos até seus concorrentes, por isso é fundamental ter um diferencial claro, que irá te destacar da concorrência

O atendimento de qualidade ao cliente se tornou um grande diferencial competitivo. De acordo com dados do relatório da CX Trends de 2023, 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. 

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Portanto, não durma no ponto, invista em capacitação de atendimento para a sua equipe. Isso fará a sua empresa se destacar, além de ser um ponto essencial para a sua jornada de aquisição de novos clientes.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença para atrair novos clientes ao seu negócio. 

1. Invista em SEO e atraia clientes de forma gratuita

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. 

Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Buscadores como Google, Bing, Yahoo!, Ask trabalham de forma semelhante. Quando é feita uma pesquisa, eles trazem os anúncios e páginas que sejam relevante para aquela palavra-chave pesquisada.

A ideia da estratégia de SEO é tornar as suas páginas relevantes para as palavras-chave que estejam relacionadas aos seus produtos e empresa.

Assim quando alguém procurar por um produto como o seu, o seu site irá aparecer em boas colocações e os cliques não irão te gerar custos como no caso dos anúncios.

2. Tenha um blog da sua empresa

Artigos em um blogs são uma grande porta de entrada para o seu negócio. Além de te ajudarem no quesito ranqueamento de páginas, também contribuem para autoridade do seu site, posicionamento relevante da sua marca na área em que atua, leads mais qualificados e facilita nas vendas.

Aqui é onde conhecer o seu público se faz extremamente importante. A partir do momento em que você sabe quais os interesses dos seus clientes, hábitos, tipo de conteúdo que eles consomem, canais e a linguagem, é possível obter resultados muito promissores.

Se você está começando do zero, recomendamos primeiramente definir as suas personas e a partir delas criar um planejamento do tipo de linguagem que será utilizada, assuntos principais a serem tratados, palavras-chave e realizar publicações pelo menos 1 vez por semana.

Assim como o SEO, essa não é uma estratégia de aquisição que dobrará do dia para noite o número de leads e clientes. É necessário um trabalho contínuo e disciplinado, o que muitos casos, os empreendedores começam a trabalhar um blog para sua empresa e logo desistem por não terem um resultado imediato.

Em média levam-se pelo menos 2 meses para que os primeiros resultados começam a aparecer e até 6 meses para que números mais expressivos sejam alcançados. 

A grande vantagem é ser um crescimento muito saudável e sustentável, já que diferentemente das campanhas pagas, onde se você parar de fazê-las os clientes deixarão de vir, aqui mesmo que você deixe de publicar os clientes continuarão a te encontrar nas buscas feitas.

3. Faça campanhas no Google Ads

Quando falamos de estratégias sobre como como conquistar novos clientes, não podemos deixar de fora as campanhas em buscadores, pois elas são muito importantes.

O Google Ads, antes chamado de Adwords, é a plataforma de marketing e a principal fonte de receita da empresa, correspondendo a cerca de 90% de seu faturamento.

Falaremos dele, por ser a ferramenta mais completa para anúncios e também por ocupar a primeira posição como o maior buscador do mundo. Mas existem outras opções como Bing Ads e produtos de outros buscadores que funcionam de forma semelhante.

A grande vantagem desse tipo de campanha é que você consegue segmentar bem o público que será atingido pelos seus anúncios e traz um retorno imediato. É possível fazer anúncios para rede de pesquisa, a partir de uma palavra chave como na imagem abaixo, assim seus anúncios aparecem apenas para as pessoas que fizerem pesquisas relacionadas às palavras-chave que você está patrocinando.

Além disso, as campanhas podem ser do tipo Rede de Display, aparecendo imagens ou gifs em sites parceiros ou do próprio Google.

Ou de formas como anúncios de vídeo no youtube, no gmail, shopping, google maps, entre diversas outras formas ofertadas para anúncios.

Como comentamos, a grande vantagem é que você consegue um retorno muito mais rápido para as suas ações. Além do mais um controle muito maior, já que é possível saber exatamente quais foram os anúncios mais clicados, quais trouxeram mais cadastros / vendas, quais as palavras-chaves mais eficientes, regiões e cidades que apresentam um maior conversão, restringir os horários de quando os anúncios serão veiculados e uma série de informações que podem ajudar muito no direcionamento de suas ações.

4. Esteja presente nas redes sociais

Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter, todas são redes sociais com uma grande quantidade de usuários no Brasil e que as acessam praticamente todos os dias. Um costume das redes sociais, como o próprio nome diz, é ter vários amigos e compartilhar conteúdos.

Isso é uma ótima oportunidade para a sua marca estar presente nas redes sociais, criando materiais ricos e engajando as pessoas. Mesmo que um usuário não vá comprar o seu produto, estando engajado ele poderá indicar para um amigo ou promover sua empresa em alguma outra oportunidade

Uma dica importante, faça pesquisas com seus clientes e entenda como as suas personas utilizam esses meios. Como comentamos, varia muito de acordo público: a linguagem que será utilizada, a forma como serão criadas as campanhas e em quais redes serão feitas.

Assim como a plataforma do Google, existem ferramentas que funcionam de forma semelhante nas redes sociais, Facebook Ads (Facebook + Instagram), Twitter Ads e LinkedIn Ads. Em todas elas é possível criar anúncios de forma segmentada, por região, idade, interesses, cargos e ramo de atuação no caso do LinkedIn. 

Todas possuem métricas e indicadores que permitem à empresa acompanhar quais estão sendo os resultados de cada anúncio e as conversões de suas campanhas.

Dicas bônus sobre como conquistar novos clientes

Se gostou das sugestões que mostramos no tópico anterior, aproveite para conferir algumas dicas adicionais para ajudar nesse processo. 

1. Faça teste constantes para atrair novos clientes

Para conquistar novos clientes, é crucial que pensemos em dividir o processo em etapas bem definidas. Detalhe e registre cada etapa do caminho, monitorando a conversão em cada uma delas. Essa abordagem permitirá uma compreensão dos pontos de gargalos no processo, indicando onde direcionar suas energias e recursos com mais eficácia.

Existem muitas ferramentas que poderão te ajudar a monitorar melhor e obter mais resultados. O Google Analytics será um aliado importante, ele é uma plataforma gratuita na qual consegue coletar informações importantes do seu site.

Por exemplo, dados das pessoas que acessam por região, idade, dispositivo utilizado, interesses, páginas visitadas, quanto tempo ficaram em seu site, se converteram ou não. 

Além disso, testar de forma constante anúncios diferentes, novas landing pages e a forma de se comunicar, é fundamental. 

Vale a pena reforçar que é preciso desenhar bem o todo o processo após a aquisição do lead. Abordagem, fluxo de cadência e preparar o time para um atendimento de qualidade.

2. Conheça seu cliente

Um ponto fundamental, pode parecer óbvio às vezes, mas é necessário conhecer o seu cliente de forma profunda. Não basta apenas saber informações básicas, como de qual região ele é, idade ou produto que busca.

Nessa hora, ter personas bem definidas é essencial para se alcançar a maior eficiência possível. 

Isso ajudará a compreender comportamentos de seus clientes, quais canais de comunicação podem ser mais eficientes, qual linguagem utilizar ou até mesmo qual perspectiva do seus produtos utilizar para chamar a atenção deles.

Um dos itens que torna possível uma campanha para aquisição de novos clientes é conhecê-los e realizar ações que irão impactar consumidores com perfis semelhantes

Faça um estudo com sua base, veja se consegue identificar padrões. Analise as vendas que aconteceram nos últimos 3 meses, o que elas têm em comum?

Assim, você conseguirá definir se as suas ações serão realizadas por meio digital ou físico, se terão uma abordagem mais agressiva ou não, qual tipo de mensagem, canal para divulgação e até mesmo quais as expectativas e previsões desses canais.

Conte com a Poli para ter um atendimento digital de qualidade

Quando falamos em conquistar novos clientes, não podemos deixar de lado a importância de contar com uma equipe de atendimento preparada para receber esses possíveis clientes. 

Uma forma de oferecer um atendimento digital de qualidade é por meio da implementação de uma plataforma de atendimento totalmente integrada, possibilitando um contato ágil e eficaz com esses clientes. 

Para isso, a Poli pode te ajudar! Com a nossa plataforma de gestão de atendimento, você se beneficia de diversas maneiras: 

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