Aumente suas vendas melhorando o relacionamento com seus clientes através do Whatsapp!

Relacionamento com o cliente é coisa séria. Um bom gerenciamento dessa atividade é sinônimo de clientes mais satisfeitos, fidelizados e, claro, mais vendas. E para chegar a esses resultados, é preciso se fazer presente em espaços e canais de comunicação que as pessoas utilizam massivamente. Sem dúvida alguma, hoje, esse canal é o Whatsapp

Para ficarmos apenas com alguns dados, vejamos alguns números de pesquisa recente sobre a ferramenta:

  • são mais de 130 milhões de usuários no país;
  • 33% das pessoas no Whatsapp abrem o aplicativo assim que recebem uma notificação;
  • 76% dos usuários fazem o uso do Whatsapp diariamente;
  • A taxa de entrega das mensagens no Whatsapp é de 100%;
  • 21% dos utilizantes de Whatsapp checam o aplicativo a cada 5 minutos;
  • 64% das pessoas que usam Whatsapp afirmam que gostariam de receber ofertas e promoções pelo aplicativo.

Impressionante, não é mesmo? E para explorar todas as possibilidades que o Whatsapp oferece, conheça neste artigo algumas estratégias para centralizar toda a comunicação do departamento comercial de sua empresa com essa ferramenta.

Disparo de mensagens em massa

Uma das grandes vantagens de manter uma conta comercial no Whatsapp Business é explorar o alcance que essa ferramenta proporciona com o envio de mensagens em massa. Isso se dá com um auxílio de um serviço próprio para esse fim, que fica encarregado de de fazer o envio de grandes volumes de mensagens, o que não é uma funcionalidade própria do app. Para quem ainda não conhece recurso, trata-se de disparar mensagens para milhares de contatos de forma automatizada, sem a necessidade de designar inúmeros operadores para esse trabalho que diga-se de passagem, pode levar até mesmo ao bloqueio do número, caso não realizado da forma correta.

Imagine, por exemplo, disparar as ofertas da semana em seu negócio ou uma campanha promocional de algum produto para quantas contas do aplicativo julgar necessário, com o mínimo de trabalho possível. E o mais interessante: em um canal de comunicação, que diferentemente do e-mail, vem sendo amplamente utilizado pelas pessoas de todas as idades, o que aumenta consideravelmente as chances de expor a mensagem de sua marca e efetivar vendas.  

Ao mesmo tempo, é preciso tomar todo o cuidado possível para se utilizar dessa vantagem que o Whatsapp Business oferece. Isso porque o envio de mensagens em massa pode ser categorizado como spam, o que pode motivar a exclusão da conta responsável pela atividade. Para contornar esse tipo de problema, é preciso investir em um serviço de centralização de comunicação via Whatsapp, que entre outras coisas, protege o número de sua conta.

Pronto atendimento sempre que solicitado

Como apontado anteriormente nos dados da pesquisa sobre a utilização do Whatsapp pelo brasileiro, é notável como essa ferramenta se popularizou. Assim, é natural que as pessoas queiram resolver várias de suas demandas do dia a dia por intermédio dessa ferramenta, que oferece conectividade, agilidade e muitas outras vantagens. Resta a sua empresa estar preparada para prestar atendimento por esse canal sempre que solicitada.

E para lhe auxiliar nesse trabalho, o Whatsapp Business oferece outra funcionalidade que é o envio de mensagens saudação. Penso só, em um primeiro contato, o cliente receberá uma mensagem de saudação enviada pelo próprio aplicativo. Até o envio da resposta seguinte do cliente, o operador ganha algum tempo para retomar o atendimento. Agora imagine poder direcionar o cliente para o departamento que ele deseja falar ou uma pessoa específica, assim como acontece nos telefones, mas pelo WhatsApp com o Polichat você consegue realizar tudo isso.

Com o uso de um plataforma de disparo de mensagens, serviço voltado a centralização de seus atendimentos via Whatsapp, esse primeiro contato via mensagem automática é otimizado com a possibilidade de encaminhamento da conversa para um operador habilitado para prosseguir com o atendimento. Na prática, isso representa mais agilidade no relacionamento com o cliente e um gerenciamento mais efetivo de todas as conversas em curso.

Gerenciamento mais efetivo da carteira de clientes

Outra grande vantagem de centralizar a comunicação do departamento comercial de sua empresa via Whatsapp Business é a possibilidade de gerenciar o contato com sua carteira de clientes de forma mais efetiva. Atribuindo etiquetas as conversas, por exemplo, é possível classificar contatos prioritários, que precisam ser respondidos com maior urgência. Além dessa classificação por prioridade, é possível criar várias outras, mais adequadas a necessidade de sua equipe.  

Ao contar com uma empresa de centralização de comunicação via Whatsapp, como o Polichat, todas essas funcionalidades listadas ganham um “up”, sendo a principal delas a operação de uma mesma conta com múltiplos operadores. Isso permite que, em uma mesma conversa, mais de um funcionário possa fazer uma intervenção, garantindo o bom andamento do atendimento.

Entre em nosso site e conheça a fundo como funcionam nossas soluções, você vai se surpreender.

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