Loei, Thailand – May 10, 2017: Hand holding samsung s8 with mobile application for Instagram on the screen

Durante muito tempo o Instagram era apenas uma rede social de compartilhamento de fotos, um lugar descontraído em que as pessoas compartilhavam o seu dia a dia. Com o passar do tempo a rede social foi ganhando mais força dentro da sociedade contemporânea.

A popularização do Instagram aconteceu porque o foco da plataforma são imagens e vídeos, formatos que chamam mais a atenção das pessoas, pois assim elas conseguem ter uma leitura mais rápida, além de facilitar a compreensão do conteúdo. O fato é que 80% das pessoas lembram do que veem e apenas 20% lembram o que leem. 

Com a pandemia, o consumo digital aumentou ainda mais e redes sociais focadas em imagens e vídeos caíram no gosto popular. Em 2021, o Instagram chegou a marca de 110 milhões de usuários no Brasil, representando mais de 50% da população brasileira, que é de 212,6 milhões. 

Sendo assim, nós preparamos um guia com 5 passos fundamentais para toda empresa que deseja ter autoridade nesta plataforma e assim aumentar o número de vendas com atendimentos gerados pelas interações no Instagram. 

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Passo 01: Escolha o tipo de conta ideal para o seu propósito 

Hoje, o Instagram permite que os usuários tenham 3 tipos de conta dentro da plataforma: conta pessoal, criador de conteúdo e conta comercial. A conta pessoal é aquela tradicional, já conhecida pela maioria dos usuários. 

Já a conta para criadores de conteúdo é indicada para personalidades públicas como artistas, influenciadores, fotógrafos, gamers, etc. Neste tipo de perfil o usuário tem acesso a diversas facilidades. 

Com a conta comercial as funcionalidades vão aumentando. Esse tipo de conta é o mais indicado para divulgar estratégias de marketing, negócios locais, varejistas e, até mesmo, prestadores de serviços.



Dentre as vantagens desse tipo de conta, podemos citar:

Para  atualizar o seu tipo de conta, basta acessar o perfil > configurações > tipo de conta > escolher o tipo que deseja utilizar.

Passo 02: Tenha uma biografia impactante

A biografia ou apenas “bio”, como é conhecida popularmente, é aquele textinho que aparece no seu perfil de Instagram abaixo da foto de perfil. Ele funciona como uma espécie de cartão de visita. Sendo assim, o ideal é que a sua bio seja impactante, direta e reflita os objetivos do seu negócio, quem pode utilizá-lo e como seus clientes podem entrar em contato com você. Abaixo da bio, você pode colocar o link do seu site, número de WhatsApp ou até mesmo uma Landing Page para contato, isso vai facilitar para que os seus clientes possam contratar seus produtos ou serviços. 

Passo 03: Tenha constância na produção de conteúdo

Quando falamos em constância na produção de conteúdo, não estamos falando sobre postar um volume exacerbado. Porque de nada adianta postar por postar, o seu conteúdo deve ter um propósito e deve comunicar diretamente com o seu público-alvo. 

Ter constância está relacionado a manter uma mesma frequência e/ou volume de posts, exemplo: se você decidir postar 3 vezes por semana, faça o compromisso de postar nessa frequência porque assim o algoritmo do instagram é capaz de medir adequadamente o engajamento do seu perfil. 

Durante a criação das postagens, priorize conteúdos que mostrem para sua audiência como o seu produto ou serviço pode resolver as necessidades que eles possuem. Aproveite ao máximo as funcionalidades que a plataforma oferece como Stories, Reels, Lives e IGTV. Diversificando o formato de conteúdo você alcança mais pessoas e consegue uma maior relevância para o seu perfil. 

Passo 04:  Humanize a sua marca  

A estratégia de humanização de marca é uma das estratégias que tem como diretrizes a empatia e a ética. Ela é baseada em um mindset focado para gerar conexão com a audiência por meio do entendimento das dores e necessidades que eles sentem. Foi-se o tempo em que a relação entre marca e cliente era puramente comercial. O processo de humanização da marca consiste em aproximá-la do humano, com sentimentos, desejos e expectativas. Esse processo ocorre muitas vezes a partir de histórias que revelem os valores éticos da marca, o propósito do negócio e como ele pode impactar positivamente a sociedade e o ambiente que está inserido. 

Passo 05: automatize o atendimento ao cliente via direct  

A sua empresa já recebeu um volume alto de mensagens via direct e acabou deixando algum cliente na espera de respostas?  Com a Poli você não vai mais enfrentar esse problema! Com a automatização do atendimento via direct você consegue atender seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Utilizando chatbots você consegue configurar mensagens automáticas que vão sanar dúvidas de clientes a qualquer momento do dia e até direcionar o seu cliente para o departamento específico em que ele deseja falar. Teste nossa plataforma gratuitamente se cadastrando neste link.