3 recursos para ter mais agilidade no atendimento ao cliente

mulher trabalhando no atendimento ao cliente

Neste artigo, vamos te apresentar os 3 recursos para ter mais agilidade no atendimento ao cliente.

Pense que para engajar a sua marca é preciso seguir boas práticas, além de saber gerir as melhores ferramentas de atendimento ao cliente.

Com isso em mente, desenvolver seus agentes para alcançar o potencial máximo de satisfação do cliente vai ser mais fácil. 

E aí, ficou curioso? Siga a leitura!

A importância do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é todo o processo de contato receptivo de um negócio, onde os agentes respondem às dúvidas referentes aos serviços prestados pelas empresas.

Este processo pode ser o primeiro (e talvez o único) ponto de contato da maior parte do público com as empresas. 

Sendo assim, é uma chance que não se pode perder. Contudo, ofereça a melhor experiência possível aos clientes e tenha retornos positivos. Vale lembrar que não estamos falando só do sentido financeiro.

Atender com qualidade é essencial para as vendas e retenção de clientes. Por isso, demanda atenção de toda empresa. É preciso manter uma boa relação com os clientes.

Ao pensar nos benefícios deste processo, devemos refletir sobre como criar uma relação “saudável” com os clientes – que podem aumentar o seu NPS.

Esse exemplo mostra quão importante é o papel das centrais de atendimento em uma estratégia de comunicação corporativa. 

Vale ressaltar ainda que não importa se o objetivo da sua empresa é fidelizar os clientes ou gerar novos leads, é preciso atender com qualidade.

Agilidade no atendimento atendimento ao cliente

A agilidade no atendimento é um indicador que promove um aumento no nível de satisfação do cliente, além de contribuir para uma imagem positiva da marca perante o mercado. 

Quando algum cliente procurar a sua empresa pelo SAC, é essencial ter agilidade no atendimento.

Além disso, com mais eficácia para atender aos chamados você irá otimizar o tempo da sua equipe e diminuir as filas de espera. 

E aí, agora que você já sabe o contexto e a relevância desse indicador, o que você achou dessas ideias ? 

Experiência do atendimento ao cliente 

Uma pesquisa realizada pela SalesForce, mostrou que 80% dos clientes afirmam que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços.

Esse é um dos muitos exemplos que temos de como a era digital mudou as prioridades e a satisfação dos clientes. 

De forma simples, o ambiente virtual diminui a distância física e oferece acesso à informação em tempo real. Com isso, as pessoas passaram a exigir experiências reais, humanizadas, inteligentes e conectadas. 

Hoje, já não basta apenas vender e pronto. É preciso ter um diferencial, ou seja, valorizar a jornada de compra do seu público.

Uma experiência positiva para o cliente ocorre quando você atende com excelência.

Ferramentas que te ajudam a agilizar o atendimento

pessoas segurando prancheta de resultados

1 - Chatbot

Os chatbots são robôs programáveis, ou que usam a IA, para conversar por chat com os seus clientes e esclarecer dúvidas sobre os serviços da empresa. 

Esse é um recurso criado com o intuito de automatizar um chat e simular em tempo real uma atendente virtual. 

Além disso, um chatbot pode triar as solicitações e com isso, você consegue ter mais agilidade no atendimento. 

E, por fim, ainda beneficiar sua equipe, que terá mais tempo para dar atenção às questões mais complexas. 

2 - Atendimento Omnichannel 

De forma simples, o atendimento omnichannel é um método que se baseia na convergência entre todos os canais de contato em um mesmo ambiente. 

Ou seja, uma estratégia que une os seus canais digitais a loja física. Dessa forma, você pode proporcionar aos clientes uma experiência mais completa e ainda valorizar sua jornada de compra. 

Ao utilizar esse processo no seu negócio, o consumidor poderia, por exemplo, pesquisar sobre o produto no aplicativo da marca, realizar a compra pelo site e retirar a compra em uma loja física.

Essa é uma integração omnichannel entre os vários canais de vendas.

E quando falamos de atendimento, a ideia é que, toda a comunicação da empresa fique reunida em apenas um “ambiente” ou plataforma.

Com os clientes cada vez mais conectados e informados você precisa ter agilidade no atendimento.

3 - Telefonia digital integrada à softwares

A integração de sistemas permitiu que as empresas tenham soluções digitais rápidas, práticas e que nada se perca. Isto porque os processos, dados e registros podem ser armazenados.

Hoje, você pode conectar as diferentes ferramentas online, das redes sociais à telefonia. Isso facilita a mensuração dos resultados, identificação de problemas e tomadas de decisões. 

Ótimo, não é mesmo? 

Com o uso de um sistema de gestão integrada, fica mais fácil controlar os processos de atendimento e acessar informações valiosas. 

Integrar uma plataforma de atendimento ao seu CRM e/ou ERP, contribuí para a sua gestão empresarial.

Desse modo, você entende as etapas do funil de vendas, documentar dados e ainda, gerenciar de fato o relacionamento com os seus clientes. 

No que tange a telefonia, hoje também é possível optar por uma operadora digital, neste modelo, você consegue integrar o sistema de telefonia a diversos softwares. 

Assim, você terá um atendimento mais rápido, informações de fácil acesso para os gestores e um desempenho maior da sua equipe.

Benefícios de um atendimento mais eficaz 

É importante criar novas ações que ajudem a sua equipe a fidelizar os clientes. Ao oferecer um bom atendimento ao seu público, há chances de gerar conversões.

Este mesmo cliente também pode se tornar fiel a sua empresa. Isso acontece porque clientes bem atendidos fazem questão de divulgar para outras pessoas. Ou seja, eles irão promover a sua marca.

Por outro lado, você aumenta o número de vendas, o ticket médio da sua empresa e melhora os resultados como um todo. 

Considerações 

Para melhorar a relação entre empresa e os clientes, é preciso entender como a sua solução de fato atende às necessidades do mercado. Se pergunte: “que dor eu soluciono?”. 

Em suma, focar na experiência do cliente é sinônimo de bons resultados.

Dessa maneira, com o uso de ferramentas capazes de mapear, analisar e trazer mais agilidade para o atendimento, você terá inúmeros benefícios agregados à sua empresa.

Portanto, as soluções digitais e tecnológicas te ajudam e muito neste processo. A nossa dica é: fique atento às novidades de mercado. 

Espero que você tenha gostado desse post.

Conteúdo elaborado pela equipe da Nvoip, plataforma de comunicação global com foco em Voz, SMS e API.  

Olá 👋
Como podemos ajudar você?