Como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa

Atender bem está além das ações básicas de acompanhar o SAC ou responder ligações ou mensagens. O bom atendimento ao cliente é reflexo de todo o suporte antes, durante e depois da compra. 

Com as novas tecnologias, o consumidor tem mais exigências e, para garantir um bom relacionamento, é importante estar antenado. 

Atualmente, é uma necessidade ter um atendimento ágil, fácil, intuitivo e disponível 24 horas, portanto é importante ter cuidado na hora de elaborar ações estratégicas. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aprimorar o atendimento ao seu cliente. 

Ser educado é apenas o básico

Quando você vai até um estabelecimento, o mínimo que se espera é que o vendedor seja educado. O principal motivo de você ir até aquele local é a necessidade do produto que eles vendem. 

Educação é o essencial em qualquer negócio, mas ser inovador no atendimento ao seu cliente é um ponto chave para o sucesso.

O que irá suprir os anseios do seu consumidor é o produto, mas o que vai garantir que ele opte pela sua empresa ao invés do concorrente é o atendimento. 

Desta forma, o bom atendimento está além do bom dia ou boa tarde. É preciso ter empatia e demonstrar felicidade ao conversar com o seu público, tenha interesse em conhecer o seu cliente, saber mais sobre a empresa dele e tentar compreender a dor que precisa ser sanada. 

Assim, mesmo que o seu produto não atenda todas as expectativas dele, mostre que pode se adaptar às necessidades do seu cliente, pois você reconhece os pontos de melhoria. No entanto, não omita nada. Seja sempre honesto, diga apenas o que você pode cumprir.

O produtor cinematográfico, Walt Disney, dizia que: “Seja o que for, faça bem feito. Faça isso tão bem feito que, quando as pessoas virem o que você fez, elas vão querer voltar para ver de novo e vão trazer outras pessoas só para mostrar o seu trabalho.”

Ou seja, mesmo que aquele lead não crie vínculos com a sua empresa, ele pode te recomendar para outras pessoas e agregar novos clientes para o seu negócio. Portanto, sempre vá além do básico.

É preciso estar conectado

Os avanços tecnológicos abriram muitas portas para as empresas. Em aplicativos de smartphones, por exemplo, você consegue fazer vendas sem ter a necessidade de um espaço físico. 

No digital tudo é mais rápido, mas isso não quer dizer que você deve deixar de lado a eficiência. Acompanhe o ritmo social e esteja disponível nos canais de comunicação mais utilizados pelo seu cliente. 

Marque sua presença nas redes, entretanto faça isso com o objetivo de atender bem. Não apenas por estar. Por isso, invista em tecnologias que possam contribuir para o seu negócio.

Plataformas de comunicação permitem que sua empresa esteja 24h disponível. Esse tipo de sistema possibilita que, em um único local, o seu time atenda às solicitações dos seus clientes sem ter que conectar em cada canal de comunicação. 

Poupando tempo e economizando recursos, já que, por exemplo, não será necessário ter vários números de whatsapp.

Além disso, as atividades estratégicas podem ser realizadas de forma automatizada e com qualidade. Use um chatbot, por exemplo, e para não deixar o atendimento robotizado opte por um sistema que permita a personalização da comunicação da sua empresa.

Com isso, você estará disponível no ambiente virtual, atendendo com qualidade e agilidade, desenvolvendo o relacionamento com o cliente e assegurando que o seu negócio tenha credibilidade em qualquer cenário, seja ele físico ou não. 

Invista no seu time 

Para garantir o bom atendimento ao cliente, nada mais importante do que assegurar o  treinamento e capacitação da sua equipe. Investir no seu time é uma alternativa mais econômica para sua empresa do que contratar novos funcionários.

Planeje ações que visam preparar a sua equipe para as atividades técnicas e comportamentais do relacionamento com o cliente. Alinhe as expectativas do seu negócio com a função de cada colaborador. 

Ofereça ferramentas modernas e atualizadas com o mercado para que reduza o gasto de tempo e amenize o fluxo de operações. Adquirindo mais tempo para novas ações.

Faça isso com uma plataforma de comunicação, ela pode contribuir não só para o relacionamento com o cliente, mas para obter relatórios sobre as ações do seu colaborador durante o atendimento e os ganhos obtidos por ele. 

Não se esqueça de compartilhar os resultados importantes com a sua equipe. Troque ideias e experiências para garantir que os projetos futuros sejam exitosos. 

Monte uma base de conhecimento com os dados das ações anteriores e estratégias que foram positivas pela empresa. Assim, todos poderão contribuir positivamente para o seu negócio.

Valorize os feedbacks 

No atendimento ao cliente, saber ouvir é fundamental. Críticas, sejam elas positivas ou negativas, podem enriquecer o seu negócio. 

Você deve estar se perguntando como algo ruim pode ser bom para sua empresa. Vou te explicar: transforme um comentário negativo em aprendizado. Lembre-se de que não são pontos falhos, mas pontos de melhoria. 

Em alguns casos, o seu consumidor não vai te procurar para fazer uma avaliação do seu negócio ou de seus colaboradores. Por isso, recorra a uma plataforma de comunicação para elaborar estratégias que visam adquirir esse feedback. 

Assim, você irá promover novas ações com qualidade, reduzir gastos desnecessários, melhorar a prestação do seu serviço e potencializar o marketing. 

Como uma plataforma pode te ajudar 

Se você deseja inserir ou crescer a sua empresa no ambiente virtual, garantir que sua equipe tenha as ferramentas adequadas e manter um bom relacionamento com o seu cliente, tenha uma boa plataforma de comunicação. 

Um bom sistema irá permitir que seu time atenda com rapidez e qualidade em diversos canais, mantenha contato com o seu cliente e faça sucesso no atendimento da sua empresa. 

A Poli é a plataforma ideal para quem deseja simplificar o relacionamento com o consumidor. Se você deseja oferecer uma jornada completa ao seu cliente, de forma prática e eficiente, fale conosco e faça um teste grátis.

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