Podendo proporcionar desde a agilidade até a personalização do serviço, o  atendimento automático tem sido um grande diferencial para que empresas de diversos nichos e tamanhos se destaquem ao oferecer um atendimento digital diferenciado. 

Mas você sabe, de fato, quais os benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio? Então, prossiga com a leitura que este conteúdo vai te explicar mais detalhadamente sobre o que é o autoatendimento e como ele pode ajudar o seu negócio a ter uma comunicação mais assertiva e eficiente com seus clientes no meio digital. Confira!

Afinal, o que é o atendimento automático?

O atendimento automático, também conhecido como atendimento automatizado ou até mesmo como autoatendimento é uma solução que pode ser implementada nos canais digitais a fim de agilizar o atendimento ao cliente. 

Sabe quando você envia uma mensagem para uma determinada empresa e fica no vácuo? Pois é. Esse primeiro contato com o consumidor tem que ser levado a sério. Afinal, é a partir dele que será possível encantar o possível cliente e ajudá-lo a percorrer a jornada até a sua etapa mais aguardada: a venda. 

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A falta de uma mensagem de saudação no início do atendimento digital, por exemplo, afeta negativamente a percepção do cliente. 

Portanto, utilizar atendimento automático no primeiro contato agiliza e efetiva a resposta ao cliente, melhorando a conversão. Bem bacana, não é mesmo? 

Mas é claro que o atendimento automático deve ser utilizado em conjunto ao atendimento humano. O uso desse recurso agiliza o atendimento e diminui a espera do cliente, tornando-o eficiente e economicamente viável para a empresa.

Vantagens de investir em um atendimento automático para a sua empresa

Abaixo, confira algumas das vantagens de investir no autoatendimento em seu negócio a fim de aprimorar a comunicação com seus clientes no meio digital. 

Agilidade no atendimento

Uma das principais vantagens do atendimento automático é a agilidade na resolução de problemas dos clientes. Isso significa que o cliente pode ter uma solução rápida para o seu problema, sem precisar esperar por horas ou até mesmo dias para ser atendido. 

Redução de custos

Outra vantagem do atendimento automático é a redução de custos para a sua empresa. Principalmente para os pequenos e médios negócios que não podem realizar grandes investimentos, o sistema de atendimento automatizado vem para trazer economia neste quesito. 

Com o autoatendimento disponível 24/7, a equipe comercial pode se concentrar em outras etapas da jornada do cliente. 

Melhora da experiência do cliente

O atendimento automático nos canais digitais aprimora a experiência do cliente com a sua marca desde o primeiro contato. O consumidor digital sente a necessidade de ser atendido com agilidade, porém lembre-se de que é importante a assertividade das informações. 

Portanto, para que o cliente tenha acesso a informações e soluções de forma rápida e eficiente através do autoatendimento, é preciso estruturar um bom fluxo de atendimento para que esse processo seja o mais assertivo possível. 

Saber quais são as principais dúvidas que os consumidores fazem, entender o que eles buscam e como a sua empresa pode ajudá-los é um ponto de partida para proporcionar um atendimento digital focado no cliente, o que contribui para aumentar a sua satisfação e a fidelização com o seu negócio.

Otimização de processos internos

Outro ponto de destaque, é que o atendimento automático também pode otimizar os processos internos da sua empresa.

Seja para ter mais controle sobre os atendimentos realizados, verificar o tempo de espera, entre outras métricas importantes que ajudam a medir a qualidade do seu atendimento digital, apostar em um sistema automatizado pode possibilitar identificar problemas e aprimorar o sistema de atendimento como um todo.

Personalização do atendimento

O atendimento automático também pode ser personalizado para cada cliente. Com o uso de inteligência artificial, é possível identificar as suas necessidades e preferências e oferecer soluções específicas para cada um. Isso pode aumentar a satisfação do cliente e melhorar a imagem da sua empresa no mercado.

Multiatendimento 

Por fim, a implementação do atendimento automático pode possibilitar que sua empresa opere em múltiplos canais de comunicação. Hoje, é comum que as empresas atendam seus clientes pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, por isso é importante saber oferecer um atendimento de qualidade em todos os canais disponíveis, e o atendimento automático vem para auxiliar neste processo. 

Atendimento automático ao cliente pelo WhatsApp

Com certeza a sua empresa utiliza o WhatsApp para atender seus clientes. Se ainda não usa esta potente ferramenta, nosso artigo explica a importância de investir no WhatsApp para oferecer um atendimento digital ágil e eficiente.

Pensando nessa versatilidade que o WhatsApp proporciona, é claro que não podemos deixar de citar as funcionalidades que a versão Business possui, como: configurar mensagens de saudação, ausência e também de respostas rápidas que facilitam, e muito, na hora de oferecer um atendimento digital mais ágil e eficiente.

Mas se deseja elevar o nível do seu atendimento, a Plataforma do WhatsApp Business (API Oficial) também permite que você crie um atendimento automático. Porém, oferece várias outras vantagens que se destacam da versão Business, como: ter vários atendentes conectados no mesmo número de telefone, geração de relatórios com dados relevantes sobre o atendimento, realizar pesquisas de satisfação para garantir uma melhor experiência ao cliente e muito mais!

Para ter acesso à Plataforma do WhatsApp Business (API Oficial) é necessário realizar a implementação com uma empresa parceira, como a Poli. Portanto, se deseja realizar a migração entre as versões do WhatsApp e ainda contar com as soluções da nossa plataforma para aprimorar o seu atendimento digital, clique aqui e conheça mais sobre a gente e aproveite para dar início ao período de 7 dias grátis para testar a nossa plataforma. 

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