Chatbots: entenda como a ferramenta revoluciona suas vendas

O que é um Chatbot?

Está cada vez mais comum a busca por estratégias que fortaleçam o processo de vendas, é aí que entram os Chatbots. Mas, você sabe de que forma essa ferramenta pode alavancar o seu negócio?

Antes de tudo, um chatbot, como o próprio nome já diz, é um chat (comunicação via internet, bate-papo), feito por um robô. Ou seja, um software que simula diálogos com pessoas na internet.

Esse tipo de programa melhora a relação com os seus clientes, enquanto economiza tempo e recursos.

Segundo um estudo realizado pela IDC, a pedido da Infobip, cerca de 88% dos brasileiros realizam compras online desde o início da pandemia. Este número está em constante crescimento.

Dentre os motivos que levam os usuários a comprar em um ambiente virtual, está a jornada de compra.

Valorizar a experiência dos clientes

Imagine só, poder atender a todos os seus clientes de forma rápida e segura? É assim que funciona o chatbot. A inteligência artificial tem promovido um atendimento cada vez mais humanizado.

O estilo de atendimento híbrido tem ganhado mais espaço no mercado, porque funciona a partir de duas origens diferentes. 

O usuário gera uma interação que necessita de atendimento automatizado e depois, de um atendente humano para ser concluída. 

A praticidade dos canais digitais de atendimento, facilidade do uso e poder monitorar os pedidos, são algumas das características da plataforma, que otimizam a experiência do seu consumidor. 

Dessa forma, um cliente bem atendido pode voltar a fazer negócios. Além disso, centralizar o atendimento da sua empresa faz toda a diferença na hora de gerenciar os seus clientes. 

Principais vantagens de ter um ChatBot na sua empresa

Como já foi citado antes, o chatbot é uma ferramenta que fortalece o processo de compra. Em suma, melhora o relacionamento com os clientes. 

Ao automatizar os processos da sua empresa, você irá aumentar a produtividade da sua equipe. Sendo assim, quando um cliente entrar em contato, ele só será conduzido para um atendimento humano se realmente for necessário. 

Sua empresa irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a integração de sistemas, você poderá aumentar ainda a taxa de conversão dos seus leads. 

Vale lembrar que para que o seu processo de vendas seja ainda mais eficiente, você precisa ter definido uma estratégia para captação e organização dos leads. Esta etapa é fundamental no funil de vendas. 

A importância dos Chatbots no funil de vendas

Com o software, é possível oferecer respostas rápidas e inteligentes aos seus futuros consumidores. O chatbot também realiza pesquisas de satisfação.

Logo, é possível identificar se os clientes estão satisfeitos e garantir a elaboração de estratégias que visam a fidelização dos mesmos. 

Outro ponto a ser observado é poder medir a qualidade do atendimento e com isso, verificar se esse processo de venda está dando certo. Além de acessar e acompanhar o desempenho da equipe e o controle do tempo gasto por atendimento. 

Os chatbots contribuem também para o engajamento em campanhas de marketing digital. Portanto, você poderá alcançar um público mais amplo e especializado.

A Poli te ajuda a vender mais

Vender nunca foi tão fácil, com as ferramentas que a Poli tem para te oferecer. Está em busca de automatizar os processos da sua empresa, oferecendo uma comunicação mais assertiva e de qualidade?

Entre em contato com a nossa equipe e faça parte dessa revolução tecnológica!

Olá 👋
Como podemos ajudar você?