6 coisas que não te falaram sobre Whatsapp Marketing

Quando você pensa em WhatsApp logo vem a sua mente os grupos da família, áudios dos amigos e mensagens aleatórias. Na verdade, o aplicativo é uma excelente ferramenta de marketing para o seu negócio. 

O aplicativo está presente em 99% dos smartphones brasileiros e é gratuito para todos. Desta forma, o seu público definitivamente está presente na rede social.

Mas afinal o que é o WhatsApp marketing? São ações que visam conquistar mais clientes e melhorar a rede de relacionamento da sua empresa. Parece ser bem simples, mas não é. 

No entanto, se você deseja utilizar o aplicativo para desenvolver o marketing digital da sua empresa, iremos te ajudar. 

Respeite as regras 

Antes de elaborar qualquer ação de WhatsApp Marketing, é preciso conhecer a funcionalidade e regras do aplicativo. 

O software não é uma ferramenta de envio de mensagens em massa, por isso nem adianta sair disparando promoções para todos os seus contatos. 

A única coisa que você ganhará com isso é ter seu número bloqueado e prejudicar a sua imagem com os seus clientes. 

Por isso, é fundamental conhecer as regras de uso do WhatsApp antes de planejar a sua ação no digital.

É importante lembrar que o aplicativo é uma forma de comunicação receptiva, ou seja, o cliente é quem deve ir até você. Para ampliar a sua capacidade de atendimento o ideal é utilizar o WhatsApp Business API, clique aqui e saiba mais.

Esta versão do aplicativo permite que você elabore templates para enviar mensagens para os seus clientes, sem nenhuma chance de bloqueio. Entretanto, é obrigatório seguir sempre as regras de uso e formatação na hora de elaborar o seu texto. 

Elas precisam passar por uma aprovação do próprio Whatsapp. Sendo assim, de acordo com as regras, a sua mensagem será negada se você fizer promoção ou solicitar dados para pesquisas ao seu receptor. 

Utilize este serviço para informar ao seu cliente sobre agendamentos, atualizações ou oferecer suporte. As possibilidades são diversas. 

Divulgue o seu número 

Para atrair o seus clientes para o aplicativo é preciso divulgar o seu contato. Com certeza você já ouviu aquela frase: “Quem não é visto, não é lembrado”.

O seu público precisa lembrar o seu número e não existe forma mais prática de enviar o seu contato, no ambiente virtual, do que um link. Desta forma, o seu cliente não precisa decorar nenhum dígito, apenas clicar.

Entretanto, também é necessário divulgar o seu telefone por outros meios de comunicação, aumentando as chances de sucesso da sua ação de WhatsApp Marketing. 

Você pode colocar o número para contato na fachada do seu negócio, publicar em jornais, disponibilizar o seu link nas redes sociais ou em anúncios de sites ou blog relacionados com os seus produtos ou serviços prestados. 

No digital, uma excelente alternativa para migrar os seus contatos para o WhatsApp da sua empresa é utilizar outros canais de comunicação que realizam este direcionamento. O Facebook e Instagram permitem que o usuário vincule o número de telefone a conta, agilizando este processo. 

Para ampliar o seu alcance nas mídias digitais utilize as ferramentas do Google e Facebook Ads. Elas direcionam suas campanhas exclusivamente para o seu público-alvo.

Desta forma, você irá adquirir mais leads, sem nenhum risco de ter seu número bloqueado, e será visto e facilmente lembrado.

Padronize e identifique a comunicação sua empresa 

É desconfortável quando você envia uma mensagem para uma pessoa e recebe várias respostas com emojis, imagens, texto desorganizado e risadinhas. Ainda mais quando se trata de negócios. 

Você não precisa ser extremamente sisudo ao conversar com os seus clientes, no entanto, é necessário manter a identidade da sua empresa. 

Adeque a comunicação ao seu público-alvo e estabeleça um padrão. Assim, quando alguém entrar em contato, irá facilmente identificar o seu negócio. 

Outra forma de divulgar a identidade da sua empresa é adicionar uma foto personalizada no perfil do WhatsApp com a sua logomarca. 

Organize os seus contatos 

Ter uma agenda de contato contribui bastante para a sua empresa. No digital não é diferente. 

É preciso organizar e arquivar os números de telefone dos seus clientes, assim, quando precisar encaminhar algum material do WhatsApp Marketing será mais prático e rápido. 

Separe os seus contatos, isso facilita na hora de selecionar quem irá receber cada mensagem. Uma boa forma de organizar é por etapa do funil de venda:

  • Frio: aquele lead que entrou em contato há muito tempo e não demonstrou mais interesse naquele momento
  • Morno: ele ainda não sabe bem o que quer, mas se você enviar o material adequado logo irá converter em venda 
  • Quente: aquela lead que já adquiriu o seu produto/serviço ou está na fase de pagamento

Assim você pode separar a produção de conteúdo de acordo com o perfil de cada lead.

Compartilhe conteúdo interessante

Se você deseja alcançar novos públicos, produza materiais que possam facilmente viralizar na internet. Os seus clientes já estão acostumados com o seu conteúdo.

Portanto, essa ação de WhatsApp Marketing tem como objetivo fazer com que o seu contato encaminhe o material para outras pessoas.

E-books gratuitos, textos e memes são formas de engajar o conteúdo da sua empresa. Seja criativo na hora de produzir as peças. Lembre-se de surpreender o seu contato. 

Desta forma, também é possível fazer com que um lead morno avance no funil de vendas.

Ofereça suporte 

Cliente satisfeito é o maior marketing da sua empresa e você pode agradá-lo pelo digital.

Auxilie e oriente os seus consumidores por aplicativo. Tire dúvidas e, se for necessário, faça uma reunião pelo próprio WhatsApp. 

Para agilizar e facilitar este processo, utilize uma plataforma de comunicação. Com ela, você pode programar um chatbot para oferecer suporte ao seu cliente 24 horas por dia.

Venha vender mais com a Poli

Se você leu até aqui e deseja realizar ações de WhatsApp marketing de forma prática e simples, conheça a Poli. Com a plataforma de comunicação, é possível ter vários atendentes utilizando o mesmo número. Além disso, você pode organizar os seus contatos e automatizar o atendimento da sua empresa. Entre em contato e faça um teste grátis.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?