Como construir um fluxograma de atendimento para o whatsapp?

Você sabia que ter um fluxograma de atendimento para o whatsapp é essencial para estruturar a comunicação da sua empresa?

Pois é, oferecer um bom atendimento pode agregar valor aos seus produtos e serviços, além de contribuir para fidelização dos seus clientes

De acordo com uma pesquisa feita pela Croma Solutions, o whatsapp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros durante o uso do celular. O estudo também mostrou que o app também é utilizado para fins profissionais, por  cerca de 60% dos entrevistados.

Ou seja, utilizar a rede social para trabalhar, é uma estratégia para estar onde os clientes estão. Além de ser um canal de comunicação rápido e prático. 

Mas vamos lá, antes de tudo, você sabe o que é um fluxograma de atendimento? Em suma, é o processo de atendimento ao cliente, desde o primeiro contato com a empresa. 

Um dos objetivos desta ferramenta é automatizar o processo de atendimento ao cliente. O fluxograma de atendimento ao cliente é uma representação gráfica das etapas que um consumidor deve percorrer, dentro de uma empresa. 

Principais vantagens 

Ter um fluxograma é essencial para garantir um atendimento com qualidade e excelência. Mas, que tal otimizar a experiência do  seu cliente e resolver os problemas dele com rapidez e de forma assertiva?

Com um fluxograma em prática, os seus atendentes estarão sempre a postos para direcionar cada contato.

Além disso, a sua equipe terá mais autonomia e com isso, um aumento da produtividade. 

Resolva as dúvidas dos seus clientes, de forma rápida, pois, quanto menos espera, mais os clientes ficarão satisfeitos. 

Dicas para montar um fluxograma de atendimento para o whatsapp

Um fluxograma de atendimento para o whatsapp, deve ser programado de acordo com as demandas da empresa. 

A primeira coisa a se fazer é definir o objetivo desse processo. Isso deve ser feito pensando em médio e a longo prazo. Ou seja, é preciso estruturar o que será feito na empresa, do pré ao pós venda. 

Depois, determine quais são as atividades que irão fazer parte deste fluxograma. Sendo assim, se existe alguma área mais complicada no seu negócio (que demande de uma atenção específica), este cliente deverá ser direcionado de forma correta. 

Identifique as demandas e perfil dos clientes. Pense em uma ordem cronológica de como os processos acontecem. Ex: Ao receber uma mensagem de um cliente, para quem este atendimento deverá ser direcionado?

Utilize símbolos com legendas, para organizar o seu fluxograma de atendimento. Esta representação gráfica precisa ser um padrão específico. Vale lembrar também que caso haja muitos símbolos, o seu fluxograma pode ficar confuso. 

Automatização de processos

Que tal contar com uma plataforma de atendimento que vai agilizar e automatizar os seus processos?

A Poli possui serviços que ampliam a sua comunicação com os clientes. Com uma plataforma de atendimento você poderá gerenciar todos os contatos do cliente com a empresa.

Portanto, todos os canais de comunicação da sua empresa como chat, facebook e whatsapp, serão unificados com a plataforma. 

Além disso, com os chatbots (robô/software que responde ao cliente – de forma inteligente e automática), o seu processo de vendas será ainda mais eficiente.

Você também poderá identificar se há algum problema com o seu fluxograma de atendimento. Isto porque com as pesquisas de satisfação, você terá um feedback dos clientes e poderá reformular as suas estratégias quando for necessário.

Vem ser Poli

Não importa o tamanho da sua empresa, ter um fluxograma de atendimento é muito importante para conduzir o seu negócio.

Revolucione a forma como você se comunica com os seus clientes. Economize tempo, dinheiro e aumente a produção da sua equipe. Quer saber mais sobre como a tecnologia pode te ajudar?  Clique aqui e fale com a nossa equipe.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?