O processo de venda é composto por várias etapas, entretanto todas estão relacionadas ao engajamento do seu lead. E a gestão de leads desempenha um papel central na otimização desse engajamento e na condução eficaz do lead ao longo do ciclo de vendas.

As empresas devem elaborar estrategicamente o funil de vendas e, principalmente, pensando em seus clientes potenciais. 

Para obter êxito no seu funil, sua empresa precisa trabalhar o marketing voltado para a captura e gestão de leads. 

Portanto, é fundamental saber o que é e como fazer a gestão de leads da sua empresa. 

O que são leads?

Se o seu negócio atua no mercado digital, com certeza você já ouviu falar nessa palavra. Os usuários que demonstram interesse na sua empresa ou em seus produtos ou serviços são chamados de leads. 

Basicamente, eles são uma oportunidade de negócio. São pessoas que, em algum momento, ofereceram informações para que sua empresa entre em contato. 

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Ou seja, capturar leads é fundamental para que o seu negócio cresça. Por meio de anúncios pagos, landing pages ou outras ações de marketing estratégicas, você consegue as informações que irão contribuir com o seu time de vendas.

Contudo, aprender a gerir os leads que você já tem também é crucial para obter sucesso no processo de vendas. É importante saber o que vender e para quem e, até mesmo, o momento certo para incentivar uma compra.

Dicas para fazer uma boa gestão de leads

Continue lendo e saiba como fazer a gestão eficiente dos seus leads!

Classifique os seus leads 

Organização nunca é demais. Portanto, com os seus os leads não pode ser diferente. Você precisa categorizá-los da forma mais adequada possível. 

Uma forma de indicar quais são os melhores e os piores leads para o seu negócio é classificar uma nota para eles, ou seja, um score

Segmente e aprimore a gestão de leads

O Lead Scoring permite que você organize melhor a sua lista de leads e garante mais praticidade para o seu time de vendas.

Neste formato, o lead recebe uma pontuação por comportamento e depois é direcionado para uma categoria. Algumas empresas optam por dividir por grupos: A, B, C ou D, onde A é o melhor perfil.

Mas também tem outras alternativas, como agrupar em leads quentes, frios ou mornos. Os quentes são aqueles que possuem interesse no seu produto ou serviços.

Em contrapartida, os frios são aqueles que preencheram o cadastro para contato, mas não demonstram interesse. 

Já os mornos são as pessoas que você tem o contato, mas elas estão com dúvidas ou inseguras sobre fechar negócio com a sua empresa. 

Organizar os leads requer bastante atenção, pois um lead frio pode evoluir no funil de vendas e, por fim, adquirir seus produtos ou serviços. 

Faça a nutrição adequada 

Adicionar leads ao seu banco de dados é fácil, mas é importante pensar em como contatar essas pessoas. 

Com a segmentação, você consegue identificar o perfil cadastrado na sua base de dados. Entretanto, é preciso refletir as estratégias que irão fazer com que o lead avance no funil de vendas. 

Não adianta utilizar o mesmo marketing de um lead quente para falar com aqueles que estão categorizados como frios.  

Se você não souber nutrir o seu lead adequadamente, sua empresa estará desperdiçando dinheiro. 

Produza seus conteúdos voltados para o meio de comunicação e perfil do seu lead. O WhatsApp, por exemplo, demanda estratégias específicas de marketing.

Distribuição e limpeza 

O banco de dados, de qualquer empresa, está sempre em constante atualização. Isso ocorre devido a diversos fatores, entre eles, o avanço no funil de vendas, como já citado anteriormente. 

Mas, além disso, existe a distribuição dos leads. O objetivo principal de obter esses contatos é justamente entregá-los para a equipe de vendas da sua empresa, certo?

No entanto, a distribuição deve ser feita de forma prática e rápida. Você não vai querer que um lead quente esfrie. 

Por isso, é importante estar sempre atento a sua base de dados para garantir mais vendas e a redução do custo por aquisição de clientes e aumentar a sua taxa de conversão. 

Além disso, você precisa fazer a limpeza dos contatos que não desejam os seus produtos e serviços. 

Vai acontecer de alguém preencher o cadastro no seu site ou landing page por falta de conhecimento sobre os seus produtos e serviços ou apenas porque desejam ter acesso a um e-book, por exemplo, e não tem interesse algum na sua empresa. 

Portanto, se em algum momento, o lead informar que não deseja receber mensagens da sua empresa ou marcou o seu negócio como spam, você precisa tirar ele da sua base de dados.

Este tipo de lead pode te trazer mais problemas se permanecer na sua base de dados. Por esta razão, faça sempre a limpeza. 

Utilize ferramentas para auxiliar na gestão dos leads 

Investir na gestão de leads é tão importante quanto a geração deles. As ações podem e devem ser estruturadas em conjunto.

Não adianta ter um base com inúmeros contatos, se eles não estão interessados em seus produtos e serviços. 

Sendo assim, a gestão dos leads precisa ser bem estruturada e voltada para atração e retenção de contatos. 

Para aumentar as oportunidades da sua empresa, você pode utilizar ferramentas digitais. Elas permitem que você automatize e gerencie melhor a comunicação do seu negócio. 

Na plataforma da Poli, o seu próprio time de vendas pode segmentar os leads da sua empresa e distribuir a conversa por departamentos, o que irá agilizar na hora de contatar um possível cliente. 

Além disso, você pode acompanhar tudo em tempo real. Não perca tempo e faça o teste grátis de 7 dias na plataforma da Poli.

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