Quem é empresário sabe que ter um feedback dos clientes é essencial para entender o que eles pensam sobre uma empresa, produto ou serviço. Agora imagine só a facilidade de fazer uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp? 

Pois é, entender como essa ferramenta funciona na prática e qual a sua importância, contribui para uma gestão estratégica. Ou seja, para elaborar ações que irão otimizar e tornar mais eficaz os processos do seu negócio.

Antes de tudo, uma pesquisa de satisfação é um valioso instrumento para coleta de dados dos seus consumidores. Elas geralmente são feitas após uma compra, ou no final de um atendimento. 

Por meio desta ferramenta é possível mensurar o desempenho de uma equipe, elaborar novas estratégias e ainda valorizar a experiência dos seus clientes. 

De acordo com uma pesquisa da PWC, cerca de 86% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar mais por uma ótima jornada de compra. Por isso, as pesquisas de satisfação são importantes para fidelizar o seu público e marca. 

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre o assunto, confira algumas dicas de como aplicar uma pesquisa de satisfação pelo whatsapp do seu negócio.

Benefícios de realizar pesquisa de satisfação pelo WhatsApp

Não é novidade que o WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros, durante o uso do celular. Uma pesquisa feita pela Croma Solutions mostrou ainda que 60% da população no Brasil utiliza o app para fins profissionais.

Além disso, um outro estudo feito pela Opinion Box e pelo Portal Mobile Time, relata que no Brasil, cerca de 76% da população se comunica com empresas via WhatsApp. 

Ou seja, a partir do momento que os clientes utilizam esse canal para comprar, cria-se uma oportunidade para ampliar o relacionamento com os mesmos e fortalecer o vínculo. 

Dar ao consumidor a oportunidade de fazer um feedback, aumenta também as chances do cliente recomendar a sua marca.

Defina os objetivos da sua pesquisa

O primeiro passo a fazer é definir qual o principal objetivo desta pesquisa. Isso inclui: aumentar a reputação da marca, entender o perfil do cliente e tomada de decisões, por exemplo. 

Esta etapa é fundamental para não perder tempo com respostas que não agregam em melhorias. Feito isso, comece a montar o seu questionário. Escolha com atenção as perguntas que irá fazer.

Depois que as respostas forem coletadas, você terá acesso a dados que te ajudarão a estruturar melhor a organização na sua empresa.

Hoje em dia existem softwares que fazem todo esse processo, como é o caso da plataforma de atendimento da Poli. Com a ferramenta, além de fazer a pesquisa, você terá acesso a gráficos que interpretam estes resultados de forma automatizada.  

Dessa forma, a pesquisa também será enviada aos usuários pelo bate-papo, de maneira simples e rápida. Ou seja, otimiza o seu tempo e ainda te ajuda a satisfazer as necessidades dos clientes. 

Vem ser Poli

Se você está buscando ampliar a comunicação com os clientes, ter uma plataforma de atendimento da Poli é a sua solução. Automatize os processos da sua empresa e tenha mais sucesso nas vendas online. 

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