Como qualificar os leads da sua empresa

Quem trabalha com vendas sabe que antes do cliente fechar uma compra, ele passa por várias etapas. Com isso, saber diferenciar um cliente em potencial dos demais, é essencial para a gestão do seu negócio. Se você deseja aprender a qualificar os leads da sua empresa, não deixe de ler esse artigo até o final. 

Antes de tudo, um lead é uma oportunidade de venda para a empresa. Ou seja, aquele cliente que demonstrou interesse no seu negócio e forneceu suas informações como: nome, e-mail, telefone, entre outros.

Estes contatos podem chegar até você devido às suas ações de marketing que levam os usuários a preencher um formulário, por exemplo. 

Mas para que o processo de vendas seja mais assertivo, é preciso filtrar estes clientes. Isso significa que ao qualificar os seus leads, você irá economizar o tempo da sua equipe comercial. 

Em suma, focar os seus esforços em leads que estão mais aptos a se tornarem clientes, pode gerar mais resultados para a empresa. 

O que é qualificação de leads 

Para obter sucesso no processo de vendas, é essencial saber o que vender, para quem e qual o momento certo para estimular uma compra. 

Sendo assim, a qualificação de leads é um conceito que consiste em categorizar o seu público para identificar aqueles que mais se interessam em comprar da sua empresa, ou seja, os clientes em potencial.

Para organizar melhor a sua lista de leads e garantir mais praticidade para o seu time de vendas, você pode utilizar a estratégia de Lead Scoring. Isso significa atribuir pontos aos seus clientes, conforme a interação deles com a sua marca. 

Ao utilizar esse método, é possível identificar qual consumidor está “pronto” para a compra ou não. Ou seja, se um lead obter uma pontuação considerada relevante para a empresa, o time de vendas é acionado para tentar fechar negócio. 

Vale lembrar que para que essa ferramenta opere da melhor forma possível  é preciso conhecer a fundo os seus leads. Dessa forma, sua equipe evita perder tempo com abordagens ineficazes.

Segmentação de leads

Outra alternativa para organizar os seus leads é segmentá-los em leads quentes, frios ou mornos. 

O lead quente, são as pessoas que possuem interesse nos seus produtos ou serviços. Já o lead morno é o que você tem o contato, mas o cliente está inseguro ou com dúvidas sobre fechar ou não o negócio. 

Por fim, o lead frio são aqueles que não demonstram interesse em seus produtos ou serviços, mas fizeram o cadastro.

É importante ressaltar que um lead frio pode evoluir no funil de vendas. Por isso, é essencial organizar os leads, pois um cliente que antes não estava interessado, pode vir a adquirir seus produtos ou serviços.

Investir na qualificação e gestão de leads é algo que precisa ser feito para atrair e reter os seus contatos. Você pode contar com ferramentas digitais, como uma plataforma de atendimento, por exemplo, para automatizar esse processo.

Como uma plataforma de atendimento te ajuda a qualificar os leads do seu negócio

Gerenciar a comunicação da sua empresa fica mais fácil quando você utiliza a tecnologia ao seu favor.

Uma plataforma de atendimento como a da Poli, permite que você organize os seus leads de maneira prática e rápida. O seu time de vendas pode segmentar os leads da sua empresa e distribuir as conversas por departamentos.

Além disso, você acompanha tudo em tempo real. Essa iniciativa vai contribuir para agilizar o atendimento na hora de contactar um possível cliente. Uma base de dados bem estruturada te garante mais resultados.

Conte com as ferramentas que a Poli oferece para gerenciar melhor o seu negócio. Clique aqui e peça já um teste grátis.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?