A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas em muitos aspectos. Quando falamos de comunicação, uma estratégia tem ganhado cada vez mais destaque no meio digital. Utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente é algo que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Saiba mais no decorrer deste texto.

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, houve um aumento nas vendas dos chamados comércios eletrônicos. Nesse meio tempo, as empresas se viram diante de um grande desafio: conseguir atender uma grande remessa de clientes. 

A solução para isso foi automatizar e agilizar o atendimento, sem perder a qualidade. Ou seja, muitas pessoas tiveram que recorrer a softwares e plataformas de atendimento

Aliás, no online, é preciso estar sempre conectado com os clientes e para que isso seja possível, os chatbots são acionados.

O que são chatbots?

Antes de tudo, um chatbot é um software programado para conversar com os clientes, ou seja, um atendente virtual. Com ele, é possível criar uma conexão com os clientes, por meio de diálogos reais e personalizados. 

De acordo com uma pesquisa da IBM, 99% dos respondentes relataram que o uso de chatbots aumenta a satisfação dos clientes.

Aliás, a inteligência artificial permite atender vários clientes de forma imediata. Em um chatbot podem ser configuradas mensagens rápidas para responder as principais dúvidas dos seus leads, muitas vezes sem nem precisar de um atendente humano. 

Também é possível adequar o chatbot, conforme as demandas do seu negócio. Ele pode ganhar nome, rosto e ter uma linguagem mais próxima, sempre com respeito e empatia.

A história dos chatbots

Se engana quem pensa que os chatbots surgiram recente. A inteligência artificial já existe há um bom tempo e está cada vez mais popular. Confira abaixo um pouco da história dos chatbots.

A princípio, esse tipo de tecnologia foi citado pela primeira vez em 1940, na obra “I, Robot” (Eu, Robô), escrita por Isaac Asimov. 

O termo inteligência artificial foi criado em 1956 pelo pesquisador americano John McCarthy, durante o primeiro evento dedicado ao assunto.

O primeiro chatbot de todos os tempos foi a Eliza, lançada em 1965 pelo pesquisador do MIT, Joseph Weizenbaum.

Em 1995 surgiu a A.L.I.C.E (Artificial Linguistic Internet Computer Entity), um chatbot criado para se adaptar a diferentes tipos de conversação.

Continue lendo e descubra os benefícios de utilizar essa tecnologia no seu negócio.

Se inscreva para aprender mais sobre WhatsApp e outros canais de comunicação

Receba materiais sobre Vendas e Atendimento para suas redes

Benefícios de utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente

É fato, contar com a inteligência artificial para atender os clientes contribui para melhorar a comunicação das empresas, otimizar o atendimento ao cliente e ainda reduzir custos. Entenda melhor:

Imagine só, o tempo que você gastaria se tivesse que responder a todas as perguntas que chegam em suas redes sociais, talvez fosse até necessário contratar uma pessoa só para fazer isso. 

Pois é, os chatbots permitem que a sua empresa funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, com a inteligência artificial, o cliente não precisa esperar por atendimento. Dessa forma, você evita que ele vá para a concorrência.

O software pode realizar pesquisas de satisfação com os clientes, após um atendimento ou compra. Em suma, você valoriza a experiência do seu público e ainda contribui para melhorias nos processos da sua empresa. 

Para saber mais sobre como os chatbots podem revolucionar as suas vendas, clique aqui e confira o artigo que publicamos em nosso blog. 

Vem ser Poli

Agora que você já conhece um pouco mais sobre inteligência artificial e chatbots, a Poli tem tudo que você precisa para colocar em prática na sua empresa, todos esses benefícios.

Que tal atender os seus clientes de forma rápida, eficiente e ainda automatizar os processos do seu negócio?  Clique aqui para falar com a nossa equipe e faça já um teste grátis!