whatsapp a favor do seu negócio

Você realmente sabe como usar o WhatsApp a favor do seu negócio? Sendo uma ferramenta bastante popular para conversas cotidianas, a ferramenta pode, e deve, ser utilizada por pequenas, médias e grandes empresas que desejam estreitar laços com seus consumidores no meio digital. 

Mas será que a sua estratégia é a mais assertiva? Em um contexto em que cada vez mais as empresas vêm se valendo dessa ferramenta, essa é uma pergunta que faz todo o sentido. Afinal, é normal que quem esteja ainda explorando as possibilidades desse recurso não tenha conhecimento de algumas funcionalidades imprescindíveis ou incorra em alguns erros.

Então, pensando em trazer os melhores esclarecimentos sobre todos esses pontos, preparamos uma espécie de guia sobre como utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio. 

Falaremos sobre como estruturar um atendimento personalizado, sobre os cuidados a serem tomados com as práticas de SPAM, de estratégias para divulgar ofertas e serviços e muito mais.

Portanto, prossiga com a leitura deste artigo e confira em detalhes como utilizar o WhatsApp para facilitar o atendimento digital do seu negócio e aprimorar as vendas online. 

5 dicas para fazer bom uso do WhatsApp em suas estratégias de negócio

Com a sua versatilidade, o WhatsApp voltado para o uso empresarial possibilita que empresas de todos os portes e nichos utilizem os recursos disponíveis na ferramenta a favor do seu negócio para gerenciar de maneira mais profissional, assertiva e eficiente as interações com seus clientes. Em seguida, confira algumas dicas de como utilizá-lo de maneira mais assertiva! 

Comunicação ágil e eficaz

Quando se fala em utilizar um perfil comercial via WhatsApp, o que logo vem à mente é a aplicação do recurso de automatização de mensagens. Essa é uma forma de agilizar as respostas aos clientes e obter um ganho importante de tempo.

No entanto, muita gente ainda enxerga com desconfiança essa funcionalidade por acreditar que as respostas enviadas por chatbots sejam muito impessoais. Quanto a isso, o que temos a dizer é: isso não é necessariamente um problema.

Com a evolução da tecnologia de inteligência artificial, os sistemas operacionais para envio de respostas automáticos vêm ganhando complexidade. E isso permite com que exista uma interação de melhor qualidade e uma comunicação mais assertiva com os consumidores.

Além disso, a atuação dos chatbots devem estar sempre combinados ao trabalho humano. No caso do WhatsApp, depois do envio de respostas padrão, o mais indicado é que um atendente esteja disponível para esclarecer maiores dúvidas. Assim, pode apresentar as soluções oferecidas pela empresa com mais detalhes.

Fuja do SPAM

Quem mantém um perfil comercial no WhatsApp de forma intuitiva e sem se valer dos recursos voltados à automatização, utilização de etiquetas ou geração de relatórios, costuma cometer um erro muito perigoso, que é o envio de SPAMs. Para quem não está muito familiarizado com o termo, o SPAM nada mais é que o envio indiscriminado de mensagens com suas ofertas de serviço para grupos de contatos.

Sobretudo, esse tipo de conduta é proibida pelos termos de uso do WhatsApp e pode levar a exclusão de sua conta. Por isso, na hora de trabalhar com o envio de mensagens em massa, conte com um serviço profissional, que protege resguarda seu número, impedindo qualquer penalidade.

Divulgação de ofertas e serviços

Como já vínhamos falando, o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para divulgação de seus serviços. Afinal de contas, a comunicação digital é indispensável para qualquer estratégia comercial ou de vendas, dada sua ampla utilização diária.

E mais que simplesmente remeter mensagens para o seu público, é possível estabelecer um contato de qualidade. Com a utilização de etiquetas, por exemplo, é possível classificar cada conversa por nível de prioridade e nunca deixar aquele contato estratégico sem resposta, aumentando as chances de fechar negócio.

Com a emissão de relatórios é possível mensurar se a abordagem que vem sendo utilizada é efetiva. Pense, por exemplo, que a taxa de resposta de mensagens em massa pode ser um bom indicador nesse sentido.

Oferta do serviço de atendimento ao cliente

O serviço de atendimento ao cliente, o famoso SAC das empresas, é uma exigência legal e deve ser levado a sério por todas as empresas. Tradicionalmente, esse era um serviço ofertado via telefone, o que acabava por exigir a disponibilização de atendentes.

Com o WhatsApp, as organizações ganharam uma forma menos onerosa e mais eficiente para dar encaminhamento a demandas desse tipo. Seu perfil comercial pode centralizar toda essa comunicação e oferecer as informações que seus clientes precisam de maneira assertiva e em tempo hábil.

Crie campanhas que direcionam seu lead para o WhatsApp

Sabia que é possível criar anúncios e direcionar seus clientes em potencial para iniciar uma conversa diretamente no WhatsApp da sua empresa? Pois é. Através da estratégia de anúncios de clique para WhatsApp elaborados para Instagram ou Facebook, seu anúncio é veiculado para a segmentação desejada e ao invés de ter um botão levando este lead para realizar o preenchimento de um formulário, ele é levado para iniciar uma conversa com o seu negócio pelo WhatsApp. Muito mais prático, não é mesmo? 

Afinal, atenção assertiva e ágil no primeiro contato é fundamental para o avanço do lead na jornada de compra e conversão.

Viu só como o uso do WhatsApp pode ir além e deixar a comunicação com seus clientes muito mais ágil e eficiente? Se ainda tem dúvidas sobre os benefícios desta ferramenta para o seu negócio, temos um outro conteúdo aqui no blog: “Atendimento via WhatsApp: tudo o que sua empresa precisa saber” que explica de maneira detalhada sobre como utilizar este canal digital e transformar o atendimento da sua empresa. 

Conte com a Poli para oferecer um atendimento pelo WhatsApp mais ágil e eficaz!

Por fim, como visto no artigo de hoje sobre como utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio, essa ferramenta pode ser utilizada para vários fins. Ao mesmo tempo, há a necessidade de se valer de abordagens assertivas para chegar a bons resultados.

E é nesse contexto que chegamos à necessidade de terceirização da automação da comunicação via WhatsApp, que já é uma tendência mundial no mundo corporativo.

Para quem ainda não está familiarizado com essa solução, trata-se de contar com um serviço profissional que detém tecnologia para gerir toda a comunicação e atendimento de sua empresa por essa ferramenta da melhor forma possível.

E é aí que a Poli entra em ação! Somos uma plataforma de gestão de atendimento integrada à API Oficial do WhatsApp e oferecemos soluções que têm o objetivo de transformar a comunicação entre cliente e empresa não só pelo WhatsApp como em outros canais digitais. 

Por isso, convidamos você a conhecer as funcionalidades da Poli e dar início ao período de teste gratuito de 7 dias ainda hoje! Clique aqui e saiba como podemos te ajudar a alavancar suas vendas, utilizando o WhatsApp a favor do seu negócio.

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter