Como valorizar a experiência do cliente

A experiência do cliente consiste em todo contato ou interação com uma marca. Os consumidores valorizam os pequenos detalhes, mesmo antes de iniciarem uma compra. Sendo assim, a jornada do cliente é um ponto decisivo para fidelizar a sua marca. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela American Express, 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor. Portanto, este é um ponto que demanda uma atenção especial.

Desde o início da pandemia, o jeito de se relacionar com os clientes mudou. Com o aumento das vendas online, as empresas tiveram que recorrer a ferramentas e tecnologias para “dar conta do recado”. Tentando superar esse desafio, muitas empresas recorrem a processos de inovação aberta, de forma que estimulam projetos inovadores e podem acabar por beneficiar não só a empresa como a experiência dos seus clientes.

Imagine só, ter um aumento repentino na quantidade de mensagens recebidas pela empresa? Pois é, responder a todos com qualidade, é um grande desafio. 

Os clientes do online estão cada vez mais exigentes e nem todo mundo consegue acompanhar. Continue lendo e conheça algumas estratégias que irão te ajudar a valorizar a experiência dos seus clientes, mesmo com alto fluxo de atendimento.

Conheça o seu público

Antes de tudo, é essencial conhecer os seus clientes. Por isso, verifique em quais canais da sua empresa eles mais interagem e lhes ofereça uma experiência positiva. 

Identifique quais são as suas principais necessidades, dúvidas, expectativas e procure tornar o processo de compra o mais simples possível. 

Ofereça uma experiência personalizada para o seu público em qualquer canal que eles entrarem em contato. Você pode contar com uma plataforma de atendimento para te ajudar neste processo.

Uma plataforma como a da Poli, é capaz de centralizar todos os canais de comunicação da sua empresa. Dessa forma, todo contato que chegar por meio do WhatsApp, Facebook ou Chat, estará reunido em um só lugar. 

Além disso, você pode contar também com chatbots para automatizar e tornar rápido o atendimento. Esse tipo de software é programado para dialogar com os clientes. Além disso, ao utilizar essa ferramenta, a sua empresa irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Em suma, com essas tecnologias, você conseguirá prestar um atendimento único em todos os canais de comunicação da sua empresa. 

Prestar um bom atendimento é primordial

Por mais que seja repetitivo, é importante reforçar: seja no pré ou pós venda, ofereça um atendimento eficiente e evite deixar o seu cliente esperando. 

Ou seja, em todas as etapas da jornada de compra é importante se preocupar com a experiência do cliente. Um chatbot conforme já foi citado, responde os clientes de forma imediata, desde o primeiro contato.

Você sabia que um consumidor insatisfeito, conta a experiência negativa, em média, para 15 pessoas? Pois é, acredito que nenhum negócio deseje passar por isso. 

Contudo, quando um cliente é bem atendido, tem mais chances dele recomendar a sua empresa e com isso você cria promotores da sua marca. O famoso modo de divulgação, ainda conhecido como “boca a boca” , ainda é valioso.

O bom atendimento também está ligado a retenção de clientes, uma vez que, quando o consumidor precisar entrar em contato para um suporte ou dúvida, este precisa ser recepcionado com a mesma atenção que teve, antes de se tornar um comprador. 

Além disso, oferecer um atendimento mais personalizado e demonstrar que você se preocupa com o cliente, também é importante para fidelizá-los.

Realize pesquisas de satisfação

Ter um feedback dos clientes é essencial para saber como está a qualidade de um serviço, produto ou até mesmo do atendimento prestado pela empresa. 

Por isso, realize pesquisas de satisfação após uma compra ou atendimento. Estes dados irão te ajudar a melhorar os processos do seu negócio e com isso ampliar a experiência do cliente.

Também fique atento às opiniões que os consumidores deixam em seus canais de comunicação. Ouvir os clientes é ter empatia e respeito. Ao fazer isso e seguir todos os outros passos, você contribui para gerar uma conexão com o seu público.

Vem ser Poli

Se você deseja oferecer um atendimento rápido aos seus clientes e ainda automatizar os processos da sua empresa, economizar tempo e dinheiro, uma plataforma de atendimento é a melhor solução.

Conte com as ferramentas que a Poli oferece e facilite a rotina da sua empresa. Clique aqui para falar com a nossa equipe e faça já um teste grátis!

Olá 👋
Como podemos ajudar você?