Comunicação pelo WhatsApp: Como interagir com seus clientes?

As empresas já se atentaram a uma nova oportunidade de mercado: a comunicação pelo WhatsApp. É uma forma simples e barata de falar com os clientes e desenvolver negócios. 

De acordo com dados da pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, ele é o aplicativo mais utilizado em nosso país. 

Ou seja, o uso do WhatsApp é comum na vida da população brasileira e a praticidade é o fator que garante que ele seja um sucesso para quem deseja vender online. 

Com certeza a maioria dos seus clientes estão presentes no aplicativo e, com as estratégias certas, você mantém o contato com eles sempre. 

Além disso, com as novas funcionalidades da ferramenta, você tem diversas possibilidades para oferecer um excelente suporte para seus consumidores. 

Por isso, continue lendo e descubra como promover uma boa comunicação pelo WhatsApp e interagir bem com os seus clientes. 

Organize os seus contatos 

Antes de tudo, o mais importante é saber com quem você irá falar. A comunicação tem que ser estruturada de acordo com o perfil do seu público. Desta forma, nada de mandar coisas aleatórias para vários números.

Você pode ser banido do aplicativo e prejudicar a imagem do seu negócio. Respeite sempre os termos de uso e não faça disparo de mensagens. 

Estruture sua lista de contatos e elabore estratégias para lead. Assim, você garante mais agilidade na hora de interagir com seus clientes. 

Nada de grupos 

Nem todo mundo gosta de grupos, ainda mais de vendas. Às vezes, a pessoa até tem interesse em seus produtos ou serviços, mas não consegue manter uma boa comunicação nos grupos de WhatsApp. 

Em alguns casos, ela se sente até constrangida em falar sobre negócios dentro de grupos. Portanto, entre sempre em contato em particular. 

Se preferir, use a lista de transmissão para evitar qualquer tipo de transtorno. Deixe o seu cliente à vontade para perguntar sobre valores ou contratos. 

Assim, você conquista a confiança dos seus consumidores e garante a exclusividade de atendimento. 

Fale somente o que precisa ser dito 

Mande mensagens para seus clientes apenas se tiver um motivo para entrar em contato. Não utilize o seu número profissional para conversas particulares. 

Ele é apenas para falar sobre a sua empresa e, por isso, não deve ser utilizado com assuntos que não são ligados a ela. 

Envie para os seus contatos as promoções e novidades do seu negócio. Por exemplo, informe se no feriado estarão funcionando ou que chegou um novo produto. 

Você também pode produzir e compartilhar conteúdos que são interessantes para o seu público. Lembre-se de que tudo sempre deve estar relacionado a sua empresa. 

Crie um cronograma 

Além de saber com quem você está conversando, é importante identificar quando algo precisa ser dito. 

Se este é o seu primeiro contato com o usuário, não envie promoções ou cupons de desconto de imediato. Comece apresentando a sua empresa. 

Converse com a pessoa e entenda as razões que a fez entrar em contato com você. Assim, você pode apresentar o seu produto ou serviço de forma mais adequada, aumentando a suas chances de venda. 

Tenha um padrão 

É comum utilizarmos emojis, GIFs ou figurinhas na comunicação pelo WhatsApp, porém é preciso estar sempre atento. Em alguns casos, elas podem prejudicar a imagem da sua empresa. 

Por isso, padronize a linguagem do seu negócio. Elabore diretrizes voltadas para a escrita para garantir mais credibilidade. 

Desta forma, você também assegura que a experiência do usuário não seja comprometida por questões de ortografia ou legibilidade. 

Invista em ferramentas digitais 

Não adianta querer melhorar a sua comunicação pelo WhatsApp se o seu celular trava toda hora ou você não consegue responder todos por um único lugar. 

Pense sempre no cliente e busque oferecer mais agilidade na hora de atender, portanto, é fundamental investir em novas tecnologias. 

Uma plataforma de comunicação pode centralizar e organizar a comunicação do seu negócio. 

A Poli, além de oferecer ótimas ferramentas para chat, ainda possui sistema de pagamentos, que irá garantir mais segurança na hora de vender os seus produtos e serviços. 
Não perca tempo! Fale com um de nossos colaboradores e faça um teste grátis na melhor plataforma do mercado.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?