O modo como o mercado funciona e se altera com grande facilidade, graças às diferentes tendências, tecnologias e comportamentos dos clientes, é o que te faz precisar conhecer o Instituto ZMOT.

Para entender como esses novos modos de agir e atuar dos clientes funcionam, é necessário analisar qual a realidade de mercado destes consumidores.

Poderíamos dizer simplesmente que a nova – ou nem tão nova assim – tendência, seja o uso da internet para comprar qualquer tipo de coisa. Isto porque, mesmo em meio a pandemia, houve um crescimento significativo dos e-commerces (comércio eletrônico).

Entretanto, para aqueles que desejam realmente aproveitar as oportunidades que surgem no mercado, o ZMOT pode ajudar. 

Traduzindo do inglês, ZMOT significa Zero Moment Of Truth, ou seja, Momento Zero da Verdade. O Instituto vai te guiar por essa nova tendência, e te ensinar a usar o comportamento do consumidor para influenciar os clientes.

Aprenda mais sobre este assunto e descubra como ele pode influenciar a sua empresa!

O ZMOT e seus 4 Pilares

Descoberto recentemente em uma pesquisa realizada pelo Google e pela Shopper Sciences, o ZMOT é o momento no qual os consumidores estão usando a internet para descobrir se vão ou não realizar uma compra.

Mesmo antes da popularização do meio digital, algumas pessoas já tinham o costume de pesquisar antes de comprar. Mas, essa característica tem ganhado ainda mais força com o uso da internet.

A ideia por trás do estudo que mencionamos era responder uma pergunta simples: “o que os clientes fazem durante um momento pré compra?”.

A partir da entrevista, feita em cerca de 5 mil empresas, foi descoberto que os consumidores costumam seguir 4 comportamentos recorrentes. Com isso, eles têm grandes chances de serem influenciados. 

Para estes, foram dados os nomes de Pilares do ZMOT!

De forma simples, podemos compreender esses tais pilares como os caminhos e comportamentos que um cliente toma. Isso, desde o surgimento de uma necessidade de consumo, até a compra.

Dessa forma, você será capaz de, como empresa, influenciar o seu público e, como consumidor, não se perder em meio aos gatilhos mentais do mercado.

E antes de começarmos a detalhar cada um desses comportamentos do ZMOT, deixamos como dica um conteúdo para se aprofundar no assunto. Você pode acessá-lo aqui!

Sem mais delongas, vamos agora compreender quem são os 4 pilares do Momento Zero da Verdade.

Ranqueamento orgânico em mecanismos de busca

Não precisamos ir longe para entender o funcionamento desse primeiro pilar, basta pensar em um compra cotidiana qualquer. Ao sentir vontade de consumir algo, qual a primeira coisa que você faz?

A maioria dos clientes começam suas compras fazendo pesquisas em plataformas de busca online, como por exemplo, o Google. Este comportamento tem como foco, encontrar as melhores oportunidades de mercado. Mas como essa pesquisa ocorre?

De acordo com dados recentes da Smart Insights, o comportamento dos clientes neste momento de busca, se restringe a acessar somente os 3 primeiros links ranqueados organicamente no Google. Assim como mostra o gráfico:

Na prática, isso significa que, durante o ZMOT, se você não estiver entre estes 3 primeiros links, é o mesmo que praticamente não existir para os clientes.

Assim, a saída mais inteligente é utilizar estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo para ganhar algumas posições nos buscadores.

Tabelas Comparativas

O ser humano é naturalmente indeciso. Disso ninguém discorda! Entretanto, nem sempre pensamos em como essa indecisão pode afetar um momento de compra. 

Desse modo, o ZMOT mostra que um dos comportamentos recorrentes do público é buscar por tabelas e listas comparativas, exatamente para se livrarem da dúvida no momento de escolha.

Outro fator que devemos mencionar é que, além de ajudar o cliente, essas tabelas contribuem para a experiência de compra e usabilidade da sua empresa.

Avaliações online

Você já pediu a opinião de alguém, antes de comprar algo? Isso é super comum. O que antes era feito geralmente dentro de um círculo familiar ou de amigos, hoje se espalha pela internet, é aí que entram as avaliações. 

Segundo a Bright Local, 95% dos consumidores, que têm entre 18 e 34 anos, fazem pesquisas por avaliações online antes de qualquer compra. Além disso, cerca de 57% deles consomem apenas se os reviews forem entre 4 e 5 estrelas.

Ou seja, promover uma boa reputação online é essencial em tempos nos quais o ZMOT domina a jornada de consumo.

Cupons

Por fim, esse é o pilar do Momento Zero da Verdade mais fácil de ser reconhecido. Afinal, quem não gosta de comprar e pagar barato?

Assim, o passo final que os clientes tomam é buscar por cupons de desconto na internet, Alguns gastam até 2 horas por semana, fazendo isso.

De forma prática, ao oferecer tais vantagens financeiras, você é capaz de convencer um público a comprar. E o mais importante… A comprar de você!

Conclusão

O ZMOT é muito mais do que simplesmente um modo de agir dos consumidores. É uma nova tendência, que veio para ficar e revolucionar o marketing digital. 

É sobre se destacar à frente da concorrência e aproveitar essa oportunidade para conquistar os seus clientes!