Como reduzir os impactos do coronavírus na sua empresa
Aprenda como reduzir os impactos do corona virus na sua empresa

O número de casos de contaminações e mortes pelo Covid-19, estão aumentando a cada dia, sendo declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. O que deixou a todos em estado de alerta, afinal, quantos aqui já não estão sentindo na saúde ou no bolso alguns dos primeiros sinais dessa crise instaurada?

Além disso, não é novidade que está causando grandes impactos na economia. Alguns exemplos, a  bolsa de valores em queda, empresas como Google, Microsoft fechando suas lojas e escritório. Porém, isso não afeta apenas grandes corporações, as pequenas são as que mais sofrem. É justamente nelas que precisamos concentrar nossas forças, hoje, nós do Polichat, queremos trazer algumas dicas para ajudar você, pequeno empresário, a reduzir os impactos do coronavírus na sua empresa.

Identificação dos Riscos

O primeiro passo é levantar quais são os principais riscos para o seu negócio, os impactos que eles causarão, as chances de acontecer e o que pode ser feito para contorná-los. Dessa forma, é possível entender como o seu negócio será impactado e estar preparado. Para simplificar, fizemos um modelo de planilha para que possa fazer esse planejamento, basta clicar aqui para acessar.

Impactos no seu negócio

Eles variam muito de acordo com a área de atuação da sua empresa, por exemplo, empresas que trabalham com assistência técnica para carros, podem sofrer com a falta de equipamentos. Já aquelas que captam clientes em eventos, sofrerão com os adiamentos ou até mesmo cancelamentos de feiras. 

Por isso é importante fazer um mapeamento dos riscos, para entender exatamente como a sua empresa será impactada e o que fazer para estar preparado.

Medidas para contornar a situação

Um dos itens mais importantes é se comunicar bem com os seus funcionários, esclarecer as dúvidas e explicar os métodos para prevenção, pois assim você acalma a sua equipe, evita insegurança e ajuda a manter a produtividade.

Vejamos algumas dicas que podem servir para seu negócio, e ajudarão a reduzir os impactos do coronavírus. Inclusive aqui, nós adotamos há alguns dias e estão trazendo resultados positivos.

Ambiente higienizado

Para reduzir os risco  de contaminação, é fundamental manter as superfícies, como mesas, teclados, mouse, computadores e maçanetas sempre higienizadas com álcool em gel. Em geral, as locais de contato frequente devem ser limpos, já que uma das principais formas de transmissão do vírus é por meio do contato com objetos que estejam contaminados.

Campanha de Conscientização 

É importante fazer campanhas de conscientização para o seu time. O uso de cartazes é uma boa forma de tornar simples a compreensão e lembrar o que fazer, ainda mais se forem colocados em locais estratégicos, por exemplo, na entrada do refeitório lembrando de lavar bem as mãos e os pulsos.

Também é necessário informar aos funcionários para evitarem interações físicas, apertos de mãos, abraços e outras formas de contato direto. Visto que o vírus é facilmente transmitido pelas gotículas de salivas.

Se inscreva para aprender mais sobre WhatsApp e outros canais de comunicação

Receba materiais sobre Vendas e Atendimento para suas redes

Além disso, recomendamos disponibilizar álcool em gel e sabão em locais de fácil acesso para a equipe, pois ele ajuda no combate ao vírus por meio da higienização das mãos e utensílios. Bem como a conscientização para uso de objetos individuais, cada um com sua garrafinha de água!

Caso note que um colaborador apresenta sintomas como coriza, tosse, febre é importante instruí-lo a fazer um home office e de acordo com a intensidade procurar um médico e se for alguma suspeita entrar em contato com os órgãos municipais para receber as instruções adequadas

Home Office

Uma ótima forma de proteger o time e evitar que as atividades da empresa sejam suspensa, já que todos temos metas a bater, é o Home Office.

Trabalho em casa, desde que de forma organizada, é uma excelente forma de garantir a segurança da sua equipe e manter em dias as atividades.

Existem muitas ferramentas que podem auxiliar no home office, trouxemos alguns exemplos que poderão ajudar o seu negócio:

Atendimento Online

WhatsApp, por exemplo, é a rede mais utilizada pelo brasileiros e cerca de 76% deles já utilizaram para falar com alguma empresa, sem falar no Facebook ou até mesmo em um chat de site. 

O Atendimento online é uma boa forma de evitar o risco do contato físico, para seus clientes e funcionários, além disso manter um atendimento de qualidade. Visto que a empresa não pode parar e precisa continuar prestando um bom suporte aos clientes.

Uso de salas virtuais como Whereby, Skype ou Google Meet podem ajudar também na hora de fazer reuniões, evitando ter que adiar ou perder oportunidade importantes

Conclusão sobre como reduzir os impactos do coronavírus

É um momento delicado, nós empreendedores e empresários brasileiros precisamos agir com cautela. Parar a operação é uma medida extrema e que deve ser pensada apenas em último caso. A economia não pode parar, os clientes continuam e querem um atendimento que seja eficiente.

Nesse cenário o Polichat, pode te ajudar. Nossa plataforma permite que você transforme seu WhatsApp, Facebook e Chat para Site em uma central de atendimento, dessa forma a sua equipe poderá atender aos seus clientes em qualquer lugar do país e você conseguirá acompanhar em tempo real e extrair relatórios. Entenda na prática como funciona, experimente grátis

Esperamos que as dicas possam te ajudar e tenha ficado claro como reduzir os impactos do coronavírus no se negócio. Se precisar de auxílio, pode contar conosco, nossa inteção é oferecer a nossa plataforma para ajudar você e o seu negócio.