No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, mas você sabe como surgiu a data? Primeiramente, foi em 2003, que o empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e Recursos Humanos teve essa ideia.

Com o objetivo de homenagear e estreitar o relacionamento com os consumidores, o dia do cliente foi criado. Atualmente, a data é celebrada em 14 estados brasileiros e 167 municípios. 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Social Miner, 71 % dos consumidores almejam comprar itens de necessidade no dia do cliente. Em contrapartida, 67 % dos entrevistados estão esperando uma boa oferta para comprar um item de sua lista de desejos. 

O fluxo de vendas no mês de setembro costuma ser menor. Dessa forma, surgem as oportunidades de venda e a necessidade de incluir a data sazonal no calendário da sua empresa. Confira algumas dicas que vão te ajudar.

Estratégias para o Dia do cliente

Ao contrário de outras datas comemorativas, como o dia das mães ou dos pais, o dia do cliente abrange todos os públicos. Com isso, é possível desenvolver campanhas e ações de marketing para alavancar as suas vendas.

Em primeiro lugar, as suas estratégias precisam estar voltadas a valorização e compromisso com os seus consumidores.

Portanto, ao realizar ações e promoções, preze sempre pela verdade. Nada de vir com propaganda enganosa, porque elas podem afetar a credibilidade do seu negócio.

Lembre-se: além de atrair clientes novos, é muito importante fidelizar aqueles que você já tem.

Como me preparar para a data?

Existem várias opções do que pode ser feito para cativar o seu cliente nesta data especial. Como por exemplo: oferecer brindes, frete grátis, descontos gradativos, ofertas especiais, entre outros. 

Vale lembrar que, de nada adianta criar promoções, se a comunicação com os seus consumidores não for feita de forma assertiva. Essas informações precisam chegar até os clientes.

Isso pode ser feito por meio de e-mail marketing, posts patrocinados, entre outras estratégias do marketing digital. Desde o início da pandemia, o mercado digital tem crescido bastante. A possibilidade de um aumento maior das vendas se dá pela forma mais específica de identificar e tratar um público.  

Planejar e executar ações nos diferentes canais da sua empresa, também é essencial. Por isso, é importante ter uma comunicação integrada. Dessa forma, ao realizar alguma ação ou promoção no dia do cliente, é possível atingir o maior número de pessoas em diferentes canais.

Invista em comunicação

É fato, a tecnologia facilita a vida das pessoas, mas você sabe quais são os benefícios de ter uma plataforma de atendimento na sua empresa? 

Poder centralizar os canais de comunicação do seu negócio em  apenas um só, é uma das vantagens. Além disso, o atendimento, independente se for data comemorativa ou não, precisa ser de qualidade

Ou seja, quando esse cliente chegar até você, a sua empresa precisa estar preparada para atendê-lo. A Poli pode te ajudar com isso! 

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Além disso,  os chatbots  (softwares de automação de respostas), irão te ajudar a oferecer um atendimento mais rápido e seguro. 

Em suma, investir em comunicação é primordial para ampliar o relacionamento com os seus consumidores. 

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