Fidelizar clientes: Uma tática para aumentar as suas vendas

Para vender mais, empresas gastam fortunas para conquistar novos clientes. No entanto, ações que visam fidelizar clientes antigos, além de cativar ainda mais o seu público, também servem para atrair novos consumidores de forma mais prática e econômica.

Quando você é bem tratado em um estabelecimento a tendência é que retorne novamente e, quando questionado por amigos e familiares, fale de forma positiva do atendimento da empresa. 

Quanto mais pessoas confiam na sua marca, mais a credibilidade do seu negócio aumenta. Por isso, investir em fidelização de clientes tem várias vantagens, além de ser fácil aplicar ao seu negócio.

Fidelizar clientes é basicamente inserir práticas que contribuem para a satisfação dele. Agora que você já sabe o porquê tornar os seus consumidores fiéis a sua empresa, continue lendo e saiba quais as principais táticas para fidelizar os seus clientes. 

Conheça o seu público

Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing para o seu negócio, é fundamental identificar quem são os seus clientes. 

Você precisa saber o que essas pessoas gostam, qual a faixa etária, o poder aquisitivo, onde moram e, principalmente, as razões que levaram a escolher pela sua empresa.

Uma forma prática de monitorar o seu público é pelas redes sociais. Verifique quem são os seus seguidores e o que eles comentam.

Busque sempre estar bem informado sobre os seus consumidores, assim além de desenvolver ações para os clientes antigos, será mais fácil identificar possíveis leads. 

Tenha um bom time de atendimento 

O seu time de vendas é o primeiro contato do público com a sua empresa. Essa etapa é decisiva para quem está pesquisando sobre um produto ou serviço. 

Por isso, é importante entender a necessidade do seu consumidor e evitar oferecer produtos insistentemente. É preciso conhecer o que ele relamente está buscando e apresentar a solução para as dores dele com total transparência. 

Se ele procurou por sua empresa, é porque acredita que você é quem pode sanar o problema que vem enfrentando. Por isso, trabalhe a empatia com sua equipe de vendas. Coloque-se no lugar do seu consumidor. 

Ofereça um bom atendimento e evidencie sempre a importância do seu cliente para o seu negócio. Lembre-se que cada consumidor é único.

Busque inovar 

Com os avanços tecnológicos, ter estratégias modernas pode ser um diferencial da sua empresa.

Estar presente nas redes sociais e saber utilizar as novas ferramentas ao seu favor é crucial. Ofereça mais comodidade para os seus consumidores, garantindo rapidez e praticidade, com o atendimento virtual.

Para agilizar e automatizar a comunicação do seu cliente, uma alternativa é o uso de chatbot. Marque sua presença no virtual com um atendimento inovador e humanizado. Mas não se esqueça de manter a sua equipe atualizada com as novas tecnologias. 

Elabore ações virtuais que reforcem a sua marca para o seu consumidor. Pense em uma ação de WhatsApp marketing

Não se esqueça do pós-venda 

Após a venda não encerre o seu contato com o cliente. É importante reforçar o relacionamento com o consumidor e demonstrar seu interesse nele. 

Peça um feedback para seus clientes, entre em contato por e-mail ou telefone. Converse com ele sobre o seu produto ou serviço e que está a disposição para tirar dúvidas ou oferecer suporte. 

Use este momento para aprofundar o seu conhecimento sobre o seu público e apresentar alternativas de uso do seus produtos ou serviços. 

Invista em tecnologia 

Fidelizar clientes requer conhecimento e tempo, no entanto existem processos que podem ser mais práticos com o uso da tecnologia. 

Você pode utilizar uma plataforma para centralizar e organizar os canais de comunicação da sua empresa. Assim, sua equipe não terá que abrir várias janelas no navegador ou ter que utilizar smartphones.

A Poli é ideal para quem deseja oferecer um atendimento completo e garantir que o seu cliente fale bem da sua empresa. Fale com um de nossos colaboradores e faça um teste grátis.

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