Você já deve saber a importância de utilizar WhatsApp para empresas. Mas será que você possui uma boa estratégia ou sabe como implementá-la da melhor maneira para usufruir de todos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar ao seu negócio? 

 Em um contexto em que cada vez mais empresas vêm se valendo do uso do WhatsApp, essa é uma pergunta que faz todo o sentido. Afinal, é normal que quem esteja explorando as possibilidades desse recurso não tenha conhecimento de algumas funcionalidades e estratégias fundamentais.

Pensando em trazer os melhores esclarecimentos sobre todos esses pontos, preparamos um guia sobre como utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio. Aproveite a leitura!

Uso do WhatsApp para empresas no Brasil 

Antes de entender mais sobre as funcionalidades do WhatsApp para o uso empresarial, é muito importante entender o contexto e a popularidade do WhatsApp no Brasil.

Embora este app de mensagens tenha sido criado para facilitar o contato com familiares e amigos, seu sucesso fez com que chamasse a atenção de empresas, que viram nesta ferramenta uma ótima oportunidade de se conectarem de forma mais direta e eficaz com seus clientes.

A versão Business da ferramenta é focada em atender essa demanda, disponibilizando funcionalidades mais específicas. Porém para quem deseja alavancar o atendimento digital com mais eficiência a versão da API Oficial é a mais recomendada. 

Centralize o atendimento dos seus canais digitais com uma plataforma completa.

Teste a Poli por 7 dias grátis!

Isso porque ela possui ferramentas e funcionalidades que não são disponibilizadas na versão Business e permite uma integração mais profunda e personalizada com os sistemas e processos existentes da empresa. 

Voltando sobre o assunto da popularidade do WhatsApp no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Opinion Box, 99% dos smartphones brasileiros têm o WhatsApp instalado. 

Além disso, 80% dos usuários preferem se comunicar com empresas utilizando o WhatsApp. 

A facilidade de uso, a familiaridade com o aplicativo e a praticidade de comunicação que o WhatsApp oferece são alguns dos motivos que fazem com que o WhatsApp seja uma escolha popular tanto para comunicação pessoal quanto para interações com empresas. 

E é por isso que esta ferramenta não pode deixar de ser utilizada por empresas que desejam se aproximar dos clientes e possíveis clientes no meio digital. 

WhatsApp para empresas: principais funcionalidades e dicas 

Abaixo, separamos algumas dicas e também alguns esclarecimentos sobre as funcionalidades existentes no WhatsApp para empresas. Confira!

Definindo Estratégia

O primeiro passo é definir para qual fim você irá utilizar o WhatsApp na sua empresa, será para vendas? Suporte ao cliente? Canal para dúvidas / atendimento básico? Ou todas as opções?

É fundamental ter em mente o que faz sentido de acordo com o seu modelo de negócio e público-alvo. Só assim você conseguirá investir de forma assertiva. Por exemplo, se o seu público são produtores rurais de pequenas propriedades, talvez o WhatsApp não seja o seu principal canal para vendas. 

Automações

O WhatsApp Business possui algumas funcionalidades para empresas, uma delas é a automação. Com isso você consegue configurar mensagens de saudação e para quando estiver fora do horário de funcionamento. Assim, facilita para seu cliente, pois caso ele mande uma mensagem fora do horário de atendimento, será informado que a empresa não atende naquele período.

Marketing pelo WhatsApp

Para uma boa estratégia de marketing digital não podemos deixar de fora o WhatsApp. Disparo de mensagens em massa, por exemplo, é um recurso disponível para quem utiliza a API Oficial.  

Através dessa funcionalidade se torna possível colocar em ação estratégias que impulsionam a interação da sua base de contatos, enviando mensagens personalizadas para todos sem correr o risco de banimento e muito menos ser marcado como spam. 

Para tornar escalável a sua estratégia de marketing é preciso utilizar canais auxiliares como Facebook Ads e Linkedin Ads, fazendo campanhas e direcionando-as diretamente para o seu número de WhatsApp, como é o caso da estratégia de anúncios de clique.

Dessa forma você consegue atingir milhares de potenciais clientes que precisarão de apenas um clique para falar com sua empresa. Para direcionar campanhas para seu WhatsApp, basta colocar a URL de destino dessa forma: https://wa.me/5599999999, se atentando para colocar o seu número de telefone com código do país + DDD + nono dígito. 

Sobre este assunto de gerador de links, temos um conteúdo bem bacana em nosso blog que explica mais detalhadamente. Aproveite para conferir: “Gerador de Link do WhatsApp: Aprenda como usar!

WhatsApp para Vendas

Mensagens automáticas podem beneficiar, e muito, o seu negócio quando se fala em vendas, principalmente por sua equipe ganhar mais tempo. Entretanto, não é a única funcionalidade para tornar o seu WhatsApp profissional e 100% eficiente. 

Existem outras funções como:

Para o máximo desempenho é importante utilizar um CRM (Customer Relationship Manager) que são ferramentas para gerenciar o relacionamento com seus clientes, seus negócios, funil de vendas, histórico do cliente e muitas outras coisas. 

Ao integrar e registrar as negociações que estão acontecendo no seu WhatsApp ao CRM você consegue um gerenciamento muito maior de qual etapa da venda o seu cliente está, quantas vendas estão sendo feitas pelo seu WhatsApp, qual é o vendedor que está com melhor desempenho. Alguns exemplos de CRMs são: Pipedrive, Piperun e Nectar.

WhatsApp para suporte e atendimento

Uma das partes mais importantes do processo de vendas é o pós-venda e atendimento aos clientes. Ter um cliente satisfeito, que utilize seu produto por muito tempo e recomende-o, é tão importante quanto vender. 

Com o SAC 2.0 os clientes têm exigido um suporte cada vez mais rápido e fácil, no sentido de encontrar uma forma de falar com sua empresa e sanar as dúvidas sobre o seu produto. 

Como você já deve imaginar, o WhatsApp Business é a ferramenta ideal para ser um canal de atendimento, já que normalmente é de fácil acesso para todos. 

Nesse sentido, o uso de chatbot e etiquetas são fundamentais para prestar um atendimento eficiente. Também é importante que seja claro ao seu cliente por qual número ele pode falar com sua empresa e se ele acessa uma plataforma, por exemplo, colocar um widget para que ele com poucos cliques consiga falar com você. Nesse caso a lei do mínimo esforço se aplica, já que todos queremos resolver de forma rápida e fácil nossos problemas ou dúvidas.

Tenha o WhatsApp para empresas com a Poli

Nesse contexto, ter um perfil no WhatsApp para empresas é um grande diferencial em relação aos seus concorrentes. 

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta para a comunicação da sua empresa, sendo importante realizar testes com frequência para entender qual estratégia será mais adequada para o seu negócio.

Com a Poli você pode colocar vários atendentes no mesmo número de WhatsApp, extrair relatórios e acompanhar em tempo real o que está sendo falado pela sua equipe.

E o mais legal disso tudo é que conta com a implementação de uma API Oficial no seu atendimento digital. Ou seja, muito mais segurança e eficiência para o seu negócio! 

Teste grátis e veja na prática como será eficiente para seu negócio. 

Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos sobre marketing digital, vendas, atendimento digital e muito mais! 

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter