A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Seja de forma interna ou externa, ela tem um papel fundamental. 

A comunicação externa é aquela voltada para os clientes, concorrentes, parceiros, investidores ou até mesmo a imprensa.

O objetivo dela é transmitir uma imagem do seu negócio para o público que está do lado de fora da empresa.

Já internamente, a comunicação é a maneira de alinhar os valores do seu negócio com os objetivos dos seus colaboradores. 

Por isso, é importante ter atenção na forma que sua empresa está atuando nos meios de comunicação e entre os colaboradores. Lembre-se sempre de que o seu time é a melhor maneira de engajar a sua marca.

Neste post, iremos oferecer três dicas de como melhorar a comunicação, interna e externa, da sua empresa. 

A premissa básica da boa comunicação é que de que receptor e emissor precisam entender a mensagem. 

Por isso, reforce sempre para sua equipe os principais objetivos da empresa. É preciso manter o seu time focado e indo na mesma direção que o seu negócio.

Faça com que os colaboradores reconheçam os próprios esforços e a importância deles para o desempenho do coletivo. 

Ou seja, promova a boa comunicação dentro da sua empresa para fazer com que todos levem boas impressões da sua marca adiante. Faça da sua equipe um meio de engajar os valores do seu negócio. 

Além disso, esteja sempre disposto a orientar e não deixe de acompanhar. Você pode utilizar uma plataforma de comunicação, por exemplo, para analisar os atendimentos ao cliente. 

Assim, você terá informações úteis para a elaboração de novos planos e projetos dentro do seu negócio. 

Automatize processos 

Com certeza você deve ter ouvido falar em automatização de processos. Essa é uma forma de reduzir os custos e garantir mais eficiência para sua equipe. 

Mas você já pensou em automatizar a comunicação da sua empresa? Sim! Isso é possível e tem diversas vantagens. 

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Com a automação, os atendimentos do seu negócio serão mais organizados e eficazes. Além disso, você reduz as chances de erros, aumentando a produtividade e qualidade do atendimento.

Um chatbot permite que seu cliente possa sanar as próprias dúvidas 24 horas por dia. Ou seja, sem precisar de um atendente humano. 

Você pode estruturar um fluxo de comunicação no chatbot de acordo com as necessidades do seu negócio. Essa é uma forma simples e econômica de melhorar a comunicação da sua empresa. 

Conheça os canais de comunicação 

Faça uma pesquisa interna e identifique quais são os canais de comunicação utilizados na sua empresa. 

Assim você irá entender qual a percepção dos colaboradores sobre a troca de informações internamente e com o público externo. 

Portanto, identifique as necessidades da sua equipe e descubra como executar melhorias. Verifique se os canais de comunicação do seu negócio conseguem alcançar todos os colaboradores e clientes. 

Venha para a Poli 

Automatizar processos e gerenciar os canais de comunicação da sua empresa é um importante investimento e o retorno sempre é positivo. 

Você garante mais qualidade no atendimento ao cliente, além de melhorar a comunicação entre os colaboradores e aumentar a produtividade. 

A Poli tem ferramentas que facilitam na hora de vender e organizar conversas. Isso tudo com um excelente custo-benefício.  Por isso, não perca tempo e entre em contato com um de nossos colaboradores e saiba como expandir a comunicação do seu negócio.