Como mandar uma mensagem para o cliente

Não é novidade que as redes sociais são, atualmente, uma das melhores ferramentas para negócios. Empresas de pequeno, médio e grande porte, estão adequando a comunicação para atender melhor os clientes na internet. 

Devido a pandemia da Covid-19 e o fechamento do comércio, migrar para o digital se tornou uma necessidade. É uma forma barata, rápida e prática para entrar em contato com o seu cliente. Portanto, é preciso marcar a presença da sua empresa no Facebook, Instagram ou WhatsApp. 

Estar no virtual gera benefícios tanto no aspecto monetário quanto na imagem do seu negócio. Contudo, é necessário trabalhar a abordagem dos usuários e explorar as ferramentas de maneira adequada. Se você tem dúvidas de como enviar mensagem para o cliente e atender nas mídias sociais, essas dicas irão te ajudar. 

Faça a sua apresentação

O primeiro contato do cliente com a marca é o que garante o êxito nas etapas de venda. Uma abordagem inadequada pode espantar o comprador. Nas redes sociais é preciso redobrar a atenção com a comunicação. 

Presencialmente, por meio dos gestos corporais, é possível identificar melhor se as reações do seu cliente são positivas ou negativas para o seu negócio. Por isso, no digital é preciso ser cuidadoso. Lembre-se daquele famoso ditado: “A primeira impressão é a que fica”. 

Se você recebeu uma mensagem de alguém buscando informações sobre o seu produto, primeiro se apresente educadamente e fale um pouco sobre a sua empresa. Se for possível, chame o consumidor pelo nome.

Na primeira mensagem para o cliente sempre diga “Olá, Fulano. Tudo bem?”, “Bom dia” ou “Boa tarde”. Pergunte se ele já conhece a sua empresa e se tem interesse em conhecer o seu produto, descrevendo-o sempre de forma positiva.

Para agilizar este processo, você pode estabelecer um padrão para as mensagens iniciais. Garantindo mais organização e seriedade para o seu negócio. Uma ótima alternativa é usar um chatbot

Cative o seu cliente

Alguma vez você já sentiu felicidade quando solucionou um problema? É exatamente essa sensação que você deve transmitir para o seu consumidor. 

Fazer isso nas redes sociais não é simples, mas não é impossível. Após o primeiro contato e compreender as necessidades do seu cliente, a próxima etapa é manter a conversa. Não envie orçamento ou formas de pagamentos logo de cara, a não ser que ele te questione sobre isso. 

Faça perguntas sobre a expectativa do consumidor com o seu produto, entretanto tenha cuidado para não ser invasivo. Não faça perguntas pessoais e  responda todas as dúvidas dele com informações completas. Não omita nada e procure obter informações que possam contribuir para a efetivação da venda. 

Esteja preparado para esclarecer as dúvidas por qualquer ferramenta. Descubra se o seu cliente prefere que você envie as informações por áudio, texto ou até mesmo por chamada. Assim você demonstra empatia, além de agilizar o atendimento e garantir a credibilidade da sua empresa. 

Seja cuidadoso

A comunicação nos meios digitais possibilitou um fluxo maior e mais agilidade nas trocas de mensagens. Quando o cliente envia uma mensagem, ele espera que o retorno seja de imediato. Portanto, responda o mais rápido possível. 

Não demore, pois um tempo grande de resposta gera impaciência. Se não deu para atender de imediato e houve uma longa demora, peça desculpas e justifique o ocorrido de forma breve e respeitosa. Imprevistos e situações inesperadas acontecem com todo mundo, no entanto, demonstrar honestidade e preocupação transmitem confiança.

Também esteja preparado para ouvir um não. Às vezes, o seu produto não é aquilo que o usuário está buscando no momento, por isso seja compreensível e informe que está a disposição para quando precisar.  Desta forma, você garante que aquele usuário tenha uma lembrança positiva sobre a sua marca. 

Respeite sempre o espaço do seu cliente, não seja insistente e nem envie várias informações de uma vez. Assim você não prejudica o fluxo da comunicação e reduz as chances de perder uma oportunidade de venda.

Não esqueça do seu cliente

Após finalizar uma venda, envie uma mensagem para o cliente agradecendo pela confiança. Uma forma de fidelizar este consumidor é oferecer um desconto na próxima compra.

Se o envio do produto é feito por terceiros, como os correios, por exemplo, pergunte como foi a entrega e se foi realizada adequadamente. 

Caso tenha um cliente que já enviou mensagem há algum tempo, demonstrou interesse, mas sumiu, faça uma nova abordagem. Ao invés de questionar se ele irá adquirir o seu produto ou serviço, pergunte se ele conseguiu verificar o orçamento. Utilize gatilhos mentais para incentivar a compra.

Quando tiver alguma promoção interessante, envie para os consumidores que já adquiriram os seus produtos ou serviços. Contudo, tenha cuidado para não sobrecarregar o seu cliente com propagandas. Elabore estratégias para realizar essa ação.

Centralize a comunicação 

As mídias sociais são uma forma gratuita, prática e rápida, de adquirir ou manter o relacionamento com o seu cliente. 

Na internet você também pode se comunicar com os demais usuários por meio de textos rápidos, áudios ou chamadas. As oportunidades no digital são diversas. 

Contudo, estar presente nas redes sociais demanda tempo e esforço. Para quem busca praticidade e organização na hora de enviar uma mensagem para o cliente, a Poli é a plataforma ideal. 

Com ela, você pode centralizar a comunicação da sua empresa, além de realizar cobranças e automatizar o fluxo de comunicação com o cliente. As possibilidades são diversas. 

Se a sua empresa deseja ser referência em  atendimento, entre em contato e garanta a plataforma que tem o melhor custo-benefício.

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