Com o avanço da tecnologia, a comunicação está cada vez mais ágil. No ramo corporativo, o uso de aplicativos para realizar atendimento ao cliente já está se tornando rotineiro. 

O WhatsApp, por exemplo, é um dos maiores meios de troca de mensagem instantânea. Ele inclusive já possui uma versão totalmente voltada para as empresas.

O aplicativo é referência para quem quer realizar um bom atendimento ao cliente e oferece diversas vantagens.

Por meio dele é possível enviar textos, áudios, fotos e vídeos, o que facilita o contato com o lead do seu negócio.  

Além disso, quando integrado a uma plataforma, você consegue centralizar toda comunicação da sua empresa e ter inúmeros atendentes em um único número de telefone. 

No entanto, a principal vantagem do aplicativo, comparando com outros meios de comunicação, é a agilidade. 

Como a troca de mensagens é, literalmente, instantânea, você se comunica com o cliente com rapidez e de forma natural. 

Por isso, ter um fluxo de comunicação organizado e estruturado é uma excelente alternativa para atender melhor o seu cliente. 

Aumente seu ticket médio em até 60% com a Poli!

Elaboramos alguns modelos de mensagem para WhatsApp para você aproveitar melhor os recursos do aplicativo e agilizar as demandas da sua empresa. 

Saudação 

Esta é a fase de primeiro contato do cliente com a sua empresa. Lembre-se de que você não tem intimidade com ele, portanto não envie áudios ou textos longos. 

É importante respeitar o espaço do seu consumidor, em alguns casos, o WhatsApp dele é para uso pessoal, por isso não faça nenhuma chamada de áudio ou vídeo sem a prévia solicitação. 

O ideal é praticar a empatia no aplicativo, pense em como gostaria de ser atendido. A primeira etapa é se identificar. É desconfortável conversar com alguém sem ter a noção de quem é a pessoa ou a empresa. 

Apresente-se e mostre que está disposto a auxiliar o seu cliente. Confira estes modelos de saudação por mensagem para WhatsApp:

Olá! Tudo bem?

Meu nome é “Seu nome”, da empresa “Nome da Empresa”. Irei fazer o seu atendimento hoje. Como posso te ajudar?

Ou 

Olá! Como vai?

Agradecemos pelo seu contato. Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”. Como podemos te ajudar?

O atendimento pode demorar 

Ninguém gosta de esperar, mas aguardar sem nenhuma previsão é pior ainda. Algumas empresas não possuem uma equipe exclusiva para fazer o atendimento pelo aplicativo. Se este é o seu caso, não desanime. 

É possível organizar a comunicação do seu negócio para que o seu cliente compreenda que o atendimento pode levar alguns minutos, mas que sua empresa preza pela disponibilidade dele. 

Por isso, informar o tempo médio para o atendimento é uma ótima alternativa. Assim, o seu consumidor estará ciente e mais disposto a aguardar. Você pode fazer uma mensagem de saudação específica, caso seja necessário. 

Olá! Tudo bem?

Agradecemos pelo seu contato. Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”. Nosso atendente irá te  responder em até “X” minutos. 

Seja honesto com relação ao tempo de espera. Não gere falsa expectativa. Se preferir, utilize uma mensagem mais indireta.

Olá! Como vai? 

Agradecemos pelo seu contato. Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”. Informe a sua dúvida que, em breve, um de nossos atendentes irá responder. 

Indisponível no momento 

Todo mundo precisa parar um pouco. Em algum momento pode acontecer de alguém entrar em contato com a sua empresa em um horário que você ou sua equipe estão indisponíveis. 

Isso não será nenhum problema, desde que você deixe uma mensagem programada informando o horário de funcionamento da sua empresa e assegurando o compromisso de que irá entrar em contato. 

Um  texto justificando a ausência é um formato de mensagem para WhatsApp que pode evitar qualquer transtorno.

No entanto, assim que for possível, entre em contato imediatamente com este cliente, assim você não terá risco de perder alguma venda. 

Olá! Tudo bem?

Aqui é da “Nome da Empresa”. No momento estamos indisponíveis. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta, das XXh até às XXh. 

Informe o seu nome e sua solicitação que entraremos em contato com você assim que for possível. 

Agradecemos pela compreensão, até breve!

Utilize o WhatsApp API 

Se você quer melhorar ainda mais a comunicação da sua empresa, conheça a versão API da plataforma. 

Entre as inúmeras vantagens, o uso de modelos de mensagens ou template podem agilizar o atendimento ao cliente. 

Centralize o atendimento dos seus canais digitais com uma plataforma completa.

Teste a Poli por 7 dias grátis!

Com a conta API, não existe limites para mensagens Highly Structured Messages (HSM), ou seja, altamente estruturadas. 

Estar conectado a novas tecnologias nunca foi tão importante para o atendimento ao cliente. 

Para garantir mais credibilidade para o seu negócio no mercado digital, fale com um de nossos colaboradores e adquira a versão API do WhatsApp oficial.