CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Um CRM de vendas é um software que representa processos, estratégias e ações. 

Ele serve para prospectar, nutrir, qualificar, vender, reter, fidelizar e encantar clientes em diversos momentos. Atua para gerenciar desde o lead gerado até a expansão da carteira de clientes.

A transformação digital deixou – há um bom tempo – de ser um luxo e tornou-se uma necessidade para empresas de qualquer porte. O poder de barganha está hoje com os clientes. Por isso, destacar-se no meio de tanta concorrência é uma missão vital.

Neste contexto, possuir um CRM de vendas é uma decisão estratégica. Afinal, ele permite às empresas organizarem o processo de vendas e ao mesmo tempo reduzir os custos da operação.

Sabe como isso é possível?

Confira neste artigo a partir de agora.

O que é CRM de vendas e quais as vantagens para as empresas?

Antes de iniciarmos sobre os benefícios, precisamos esclarecer um pouco mais sobre o que é CRM de vendas. Você já sabe o significado da sigla. Mas, de forma geral, CRM é um sistema de vendas que envolve:

Tudo isso está voltado para dar maior organização ao processo de vendas. E também para tornar todas as etapas deste processo muito mais assertivas. Consequentemente, isso acaba deixando a rotina de vendas mais produtiva.

Sem dúvidas, o foco no cliente é um dos maiores ganhos que o CRM traz para empresas de qualquer porte e ramo de atuação.

Até porque, convenhamos: é possível contar nos dedos de uma só mão os segmentos que não precisam de um relacionamento duradouro e positivo com seus clientes, desde a prospecção até a pós-venda.

Clichê à parte, você sabe muito bem que o relacionamento é a alma do negócio. Isso é decisivo para que um cliente opte pela sua empresa – e não pelo concorrente.

Por isso, o cuidado com o prospect é crucial. Ou seja, é indispensável gerar valor para ele desde o primeiro contato. E seguir fazendo isso durante a sua jornada de compra. 

Afinal, você deseja fidelizá-lo e torná-lo um evangelizador da marca, certo?

Um CRM ajuda sua equipe a tornar a experiência e o sucesso do cliente cada vez melhores. Como resultado, quando isso ocorre a empresa gasta menos para adquirir clientes (reduz CAC) e o ciclo de vendas será, logo, menor.

Em outras palavras, você passa a vender mais, e ao mesmo tempo fazer a redução de custos com a operação de vendas.

Funcionalidades e integrações: como o CRM ajuda a sua empresa

Como dissemos acima, o CRM beneficia em todas as etapas do processo de vendas. Porém, para isso, não pode limitar a empresa na estratégia de criação de funis. Você pode e deve ter liberdade para criar quantos forem cruciais para todo tipo de processo.

Vá além do funil de vendas e crie outros, como funil de pré-vendas para qualificação de leads, ou de Customer Success para onboarding, retenção, revenda, entre outros.

Sobre geração de leads, por exemplo. Só para ilustrar, com o software você pode criar tags e saber com exatidão de onde vem todos os seus clientes. 

Logo, isso ajuda você a saber quais são os seus melhores canais de aquisição. Assim, poderá focar esforços e recursos neles, eliminando os que não trazem bons leads.

Para isso, use as integrações com diversas plataformas de automação de marketing. 

Dessa forma, o time de marketing aplica ações para captação de clientes de maneira muito mais assertiva. Assim sendo, a equipe de SDR nutre mais facilmente os leads gerados e deixa eles prontos para os vendedores agirem.

Integração para facilitar o atendimento aos leads

Aliás, neste sentido, uma integração com uma plataforma de atendimento aos leads é crucial para a qualificação de oportunidades. Ter a Poli integrada ao CRM, por exemplo, traz um enorme ganho de produtividade e atua também na padronização na hora de atender.

Como resultado, o time de pré-vendas já saberá exatamente que tipo de abordagem realizar.

Afinal, ela terá no CRM todo histórico de interação do cliente com a empresa, desde o marketing. E contará com uma ferramenta como a Poli, 100% integrada, atuando para centralizar, automatizar e agilizar a rotina.

Até porque, você sabe muito bem que a etapa de pré-vendas é decisiva para o negócio sair ou não. É nela o momento para aprofundar-se e entender as dores que o lead possui. Desse modo, de forma didática e consultiva, é possível evidenciar como o produto ou serviço o ajudará a superá-las.

Nesse sentido, com um webphone integrado, sua equipe pode também ligar de qualquer lugar que estiver e ainda ouvir todas as ligações com os clientes. 

Isso porque elas ficam gravadas e salvas dentro de cada oportunidade. É algo decisivo para aprimorar cada vez mais a abordagem. O que aumenta (e muito!) o poder de persuasão após usar o conteúdo para treinamento e aprimoramento do playbook de vendas.

E com templates de email configurados, combinados com ações automáticas do CRM, sua equipe torna qualquer conexão muito mais ágil. Exemplo disso é a hora de realizar o follow up em qualquer um dos funis criados dentro do sistema.

Acelerando o fechamento de vendas

Ao negociarem dentro do funil de vendas, os vendedores (ou closers, como preferir) contam com recursos que ajudam a tornar o fechamento das vendas muito mais ágil e eficiente. 

Um dos que mais contribuem nessa missão é o template de propostas e contratos.

Esqueça aquela tarefa mecânica e maçante de copiar e colar dados do cliente em documentos do Word, ou enviar pelo correio um contrato impresso e aguardar o retorno do mesmo.

Pelo CRM, os vendedores mandam o documento e também as propostas preenchidas de forma simples e rápida. Além disso, com poucos cliques, o cliente assina o documento graças ao módulo nativo de assinatura eletrônica de documentos (e você não paga nada a mais por isso).

Além do mais, o vendedor monitora se o email com o documento enviado foi aberto, bem como se a sua proposta foi ou não visualizada. Logo, mais uma vez temos outro recurso que ajuda seu time a cumprir a etapa de follow up e agilizar as etapas do processo.

Como escolher um bom CRM? Hora da transformação digital

Realizar a transformação digital em vendas nas empresas nem sempre é uma tarefa fácil – mas é algo necessário. E também urgente. 

Por isso, você deve:

Sua empresa está pronta para vender mais 

Ao investir em um bom CRM para os seus negócios, você poderá oferecer uma solução cada vez mais completa e personalizada aos seus clientes.

Seu time irá produzir muito mais com o mesmo tempo de trabalho. Acima de tudo, não esquecerá nenhum detalhe desde as primeiras interações com o cliente.

Como resultado, com informações centralizadas, qualificar, vender, reter e encantar clientes será praxe dentro da sua empresa. Seus clientes agradecem

*Este guest post foi escrito pelo CRM PipeRun