Pós-venda: O que é e como obter sucesso com ele

Se você é uma daquelas pessoas que pensam que o processo de venda se encerra na hora da entrega do produto, está enganado. Mais importante do que concluir uma transação é manter contato com o seu cliente. 

Aliás, para quem deseja fidelizar o cliente, ações voltadas para o pós-venda geram diversos benefícios. E alguns empreendedores se esquecem desta etapa e acabam perdendo uma grande oportunidade. 

Afinal, valorizar quem já utiliza os seus produtos e serviços é mais barato do que conquistar novos clientes. 

Por isso, iremos te explicar o que é o pós-venda e como realizar essa etapa com sucesso na sua empresa. 

Mas o que é pós-venda?

Em resumo, são as ações realizadas com o cliente após a compra. Elas tem como objetivo fidelizar os seus clientes e garantir que deem preferência sempre aos seus produtos ou serviços.

No entanto, essa etapa do processo de venda requer atenção especial. É importante que seus consumidores se sintam valorizados e que sua empresa realmente se importe com a dor dele. 

Como resultado, as taxas de recompra no seu negócio irão aumentar e, em contrapartida, a rotatividade de clientes irá reduzir. 

Um pós-venda bem realizado melhora a reputação da sua marca e potencializa o seu marketing. Afinal, não existe divulgação melhor para o sua empresa do que o seu próprio consumidor. 

Depois de conhecer essa etapa fundamental para processo de venda, já pensou em aplicá-la em seu negócio? 

Continue lendo e saiba o caminho para obter sucesso com o seu cliente. 

Conte as novidades primeiro 

Todo mundo gosta de sentir que é importante para alguém, nos negócios não é diferente. Afinal, também é uma forma de relacionamento. 

Portanto, para se manter próximo dos seus clientes divulgue os lançamentos dos seus produtos ou serviços para eles primeiro. 

Além disso, ofereça frete grátis ou ofertas exclusivas para quem já comprou na sua empresa. Desta forma, ele irá compreender que sua marca o valoriza.

Não se esqueça das datas comemorativas 

Se você tem um amigo de longa data sabe que é preciso manter o contato para que o relacionamento dure. 

Uma alternativa para reativar o vínculo com seus clientes é enviar mensagens nas datas comemorativas. Afinal, quem não gosta de se sentir especial?

Faça com que sua empresa esteja na memória do seu consumidor nos momentos especiais. Como resultado, sua marca será sempre lembrada de maneira positiva. 

Descubra o nível de satisfação

Avaliar o desempenho do seu negócio no processo de venda é crucial para o desenvolver novas ações. Portanto, nada melhor do que falar com o seu cliente sobre a experiência de compra na sua empresa. 

Para obter esta informação, realize uma pesquisa de satisfação e utilize esses dados para reconhecer os pontos de melhoria. Sendo assim, utilize perguntas objetivas e práticas para identificar os aspectos que considere importantes.

Por isso, jamais arquive os resultados desta ação. Lembre-se de que clientes insatisfeitos criticam a sua empresa e prejudicam sua imagem. 

Suporte de qualidade 

Imagine a seguinte situação: o cliente compra o seu produto, experimenta, mas surgem dúvidas ou problemas. Afinal, isso pode acontecer com qualquer um e sua equipe tem que estar preparada para ajudar. 

O pós-venda e o suporte ao cliente caminham juntos. Ou seja, não adianta entrar em contato para enviar promoções e descontos se você não consegue auxiliar no momento de dificuldade. 

Treine o seu time de suporte e, para agilizar ainda mais o atendimento, opte por um chatbot para orientar as dúvidas mais frequentes. 

Por isso, esteja atento e ofereça um atendimento de qualidade em todas as mídias sociais, pois nunca se sabe onde o seu cliente irá te procurar.

Use o WhatsApp 

O aplicativo é um dos mais utilizados pelos brasileiros, além de ser uma forma rápida e econômica para falar com seus consumidores. 

Aliás, ele é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de ações de marketing e pode ser utilizado no pós-venda. 

Contudo, alinhe esta estratégia com as demais. Um exemplo é enviar conteúdos publicados em seu blog ou materiais das redes sociais, como o Youtube ou Instagram.

No entanto, não se esqueça de que este material deve ser interessante para o seu consumidor. Pense em algo que o ajude a extrair os benefícios dos seus produtos ou serviços. 

Garanta um bom atendimento 

Utilizar as redes sociais no pós-venda é extremamente vantajoso para sua empresa. Cada uma delas tem uma funcionalidade específica que contribui para a comunicação do seu negócio. Mas como gerenciar todas ao mesmo tempo?

A Poli é uma plataforma que centraliza e simplifica a comunicação da sua empresa com os clientes. Além disso, facilita na hora de realizar ações de pós-venda. 

Entre em contato com um de nossos colaboradores e faça um teste grátis. Não perca tempo e garanta já o sucesso do seu negócio. 

Olá 👋
Como podemos ajudar você?