Se você é uma daquelas pessoas que pensam que o processo de venda se encerra na hora da entrega do produto, está enganado. Mais importante do que concluir uma transação é manter contato com o seu cliente. E é aí que entra o pós-venda

Aliás, para quem deseja fidelizar o cliente, ações voltadas para o pós-venda geram diversos benefícios. E alguns empreendedores se esquecem desta etapa e acabam perdendo uma grande oportunidade. 

Afinal, valorizar quem já utiliza os seus produtos e serviços é mais barato do que conquistar novos clientes. 

Por isso, iremos te explicar o que é o pós-venda e como realizar essa etapa com sucesso na sua empresa. 

Mas o que é pós-venda?

Em resumo, são as ações realizadas com o cliente após a compra. Elas tem como objetivo fidelizar os seus clientes e garantir que deem preferência sempre aos seus produtos ou serviços.

No entanto, essa etapa do processo de venda requer atenção especial. É importante que seus consumidores se sintam valorizados e que sua empresa realmente se importe com a dor dele. 

Aumente seu ticket médio em até 60% com a Poli!

Como resultado, as taxas de recompra no seu negócio irão aumentar e, em contrapartida, a rotatividade de clientes irá reduzir. 

Um pós-venda bem realizado melhora a reputação da sua marca e potencializa o seu marketing. Afinal, não existe divulgação melhor para o sua empresa do que o seu próprio consumidor. 

Depois de conhecer essa etapa fundamental para processo de venda, já pensou em aplicá-la em seu negócio? 

Continue lendo e saiba o caminho para obter sucesso com o seu cliente. 

Como utilizar o pós-venda a seu favor

Investir em boas práticas de atendimento no pós-venda é essencial para fortalecer o relacionamento com o cliente e garantir sua satisfação contínua. Uma estratégia eficaz inclui o acompanhamento pós-compra, buscando feedbacks sobre a experiência do cliente e suas percepções sobre o produto ou serviço adquirido.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de focar no atendimento de pós-venda do seu negócio. Confira! 

Conte as novidades primeiro 

Todo mundo gosta de sentir que é importante para alguém, nos negócios não é diferente. Afinal, também é uma forma de relacionamento. 

Portanto, para se manter próximo dos seus clientes divulgue os lançamentos dos seus produtos ou serviços para eles primeiro. 

Além disso, ofereça frete grátis ou ofertas exclusivas para quem já comprou na sua empresa. Desta forma, ele irá compreender que sua marca o valoriza.

Não se esqueça das datas comemorativas 

Se você tem um amigo de longa data sabe que é preciso manter o contato para que o relacionamento dure. 

Uma alternativa para reativar o vínculo com seus clientes é enviar mensagens nas datas comemorativas. Afinal, quem não gosta de se sentir especial?

Faça com que sua empresa esteja na memória do seu consumidor nos momentos especiais. Como resultado, sua marca será sempre lembrada de maneira positiva. 

Descubra o nível de satisfação

Avaliar o desempenho do seu negócio no processo de venda é crucial para o desenvolver novas ações. Portanto, nada melhor do que falar com o seu cliente sobre a experiência de compra na sua empresa. 

Para obter esta informação, realize uma pesquisa de satisfação e utilize esses dados para reconhecer os pontos de melhoria. Sendo assim, utilize perguntas objetivas e práticas para identificar os aspectos que considere importantes.

Por isso, jamais arquive os resultados desta ação. Lembre-se de que clientes insatisfeitos criticam a sua empresa e prejudicam sua imagem. 

Ofereça suporte de qualidade no pós-venda  

Imagine a seguinte situação: o cliente compra o seu produto, experimenta, mas surgem dúvidas ou problemas. Afinal, isso pode acontecer com qualquer um e sua equipe tem que estar preparada para ajudar. 

O pós-venda e o suporte ao cliente caminham juntos. Ou seja, não adianta entrar em contato para enviar promoções e descontos se você não consegue auxiliar no momento de dificuldade. 

Treine o seu time de suporte e, para agilizar ainda mais o atendimento, opte por um chatbot para orientar as dúvidas mais frequentes. 

Por isso, esteja atento e ofereça um atendimento de qualidade em todas as mídias sociais, pois nunca se sabe onde o seu cliente irá te procurar.

Use o WhatsApp 

O aplicativo é um dos mais utilizados pelos brasileiros, além de ser uma forma rápida e econômica para falar com seus consumidores. 

Aliás, ele é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de ações de marketing e pode ser utilizado no pós-venda. 

Contudo, alinhe esta estratégia com as demais. Um exemplo é enviar conteúdos publicados em seu blog ou materiais das redes sociais, como o Youtube ou Instagram.

No entanto, não se esqueça de que este material deve ser interessante para o seu consumidor. Pense em algo que o ajude a extrair os benefícios dos seus produtos ou serviços. 

Garanta um bom atendimento 

Utilizar as redes sociais no pós-venda é extremamente vantajoso para sua empresa. Cada uma delas tem uma funcionalidade específica que contribui para a comunicação do seu negócio. Mas como gerenciar todas ao mesmo tempo?

A Poli é uma plataforma que centraliza e simplifica a comunicação da sua empresa com os clientes. Além disso, facilita na hora de realizar ações de pós-venda. 

Faça disparos de mensagem em massa

Uma das vantagens do envio de mensagens em massa pelo WhatsApp, é a possibilidade de se comunicar com a sua base de maneira mais efetiva.

Assim, os disparos em massa no pós-venda podem auxiliar a colher pesquisas de satisfação, por exemplo, e também a divulgar novos produtos ou serviços, além de promover ofertas especiais e informar sobre atualizações relevantes para a base de clientes. 

Para usufruir da funcionalidade do disparo em massa sem correr o risco de banimentos, é necessário contar com a versão da API Oficial do WhatsApp. 

Essa versão é implementada apenas por plataformas de atendimento credenciadas, como é o caso da Poli. Assim você garante o uso de maneira segura e eficiente para o seu negócio. Ficou com interesse em saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e faça um teste grátis.

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter