Sendo um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, o WhatsApp se torna ideal para quem busca se conectar com amigos e familiares, como também estreitar laços com clientes em potencial. Porém, sabia que existem diferenças entre WhatsApp e o WhatsApp Business?

As versões WhatsApp e WhatsApp Business oferecem funcionalidades distintas e, embora as duas versões sejam gratuitas, cada uma oferece funcionalidades específicas. Por isso se torna essencial saber as diferenças entre elas, a fim de utilizar esta ferramenta a favor da sua empresa.

Para entender sobre este assunto e ficar por dentro das principais diferenças existentes entre o WhatsApp e WhatsApp Business, prossiga com a leitura deste conteúdo! 

Afinal, o que difere o WhatsApp do WhatsApp Business?

A versão Business se destaca trazendo ferramentas exclusivas para empresas que desejam se comunicar com os clientes de maneira mais profissional.

Já a versão WhatsApp é a que utilizamos em nosso dia a dia. Sendo de uso mais pessoal, é possível enviar fotos, vídeos e outros diversos tipos de documentos, além de realizar chamadas em vídeo e de voz que facilitam, e muito, a comunicação com amigos e familiares, não importando a distância. 

Porém, para conversar com clientes, essa versão acaba não sendo ideal, já que faltam ferramentas que podem auxiliar no momento de deixar a comunicação com os consumidores mais eficiente e organizada. 

E foi assim que o WhatsApp lançou em 2018 a sua versão Business, totalmente focada em facilitar a interação entre empresa e cliente no meio digital.

As diferenças que tornam a versão do WhatsApp Business mais adequada para empresas são:

Guia de Vantagens sobre API Oficial do WhatsApp

Entenda o que é a API Oficial do WhatsApp, porque ela foi criada, quais são as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta do WhatsApp

Como migrar para o WhatsApp Business?

A transferência entre as versões é bem simples. Confira abaixo o passo a passo: 

E pronto. A transferência está concluída! Para conferir mais detalhes sobre como configurar o seu WhatsApp Business ficar por dentro de todas as funcionalidades que esta versão oferece, clique aqui.

Vantagens de utilizar a versão WhatsApp Business

Como o WhatsApp Business possui funcionalidades que tornam a comunicação entre cliente e empresa muito mais facilitada, escolher essa versão é praticamente uma obrigatoriedade. 

Isso porque, como já abordamos anteriormente, o WhatsApp tradicional não vai oferecer a exclusividade e personalização que a versão para empresas oferece. 

Além disso, por ser uma conta de perfil comercial, passa maior credibilidade, transparência e segurança durante o atendimento aos clientes.

Assim, diante dessas diferenças existentes entre a versão Business e a pessoal, Separamos algumas vantagens ao optar pelo uso do WhatsApp para empresas. Confira! 

É uma ferramenta ideal para construir relacionamentos de confiança com os clientes

Levando em consideração uma pesquisa realizada em 2022 pela Box Opinion, 54% dos entrevistados já efetuaram a contratação de algum serviço pelo WhatsApp. Além disso, 51% dos usuários já utilizaram a ferramenta para comprar produtos.

Isso prova que nos últimos anos o aplicativo vem se tornando cada vez mais essencial na hora do consumidor escolher por qual canal digital ele deseja comprar algo. Assim, se faz necessário que as empresas invistam em uma boa comunicação nessa ferramenta para que consiga além de vender, fidelizar clientes e construir um relacionamento de confiança com cada um. 

Promove organização para seu atendimento digital

Comparado com o WhatsApp pessoal, o WhatsApp Business é a melhor escolha para que as empresas se comuniquem de maneira organizada e eficiente com seus consumidores, deixando seu atendimento digital muito mais profissional, o que é ótimo para aumentar a credibilidade e visibilidade do seu negócio dos meios digitais. 

Porém, vale a pena pontuar que assim como os perfis comuns que utilizam o WhatsApp, um perfil comercial também pode ser bloqueado.

Portanto, práticas de spam, contatos indevidos, falta de educação ou qualquer outra forma de perturbar o cliente podem, e provavelmente vão, resultar em bloqueio, e, se for o caso, marcação como spam.

Por isso, é necessário se atentar às regras de uso da ferramenta para usufruir das funcionalidades de maneira correta e, assim, evitar possíveis banimentos e bloqueios temporários ou permanentes. 

Aprimore o WhatsApp da sua empresa com a API Oficial

Agora que você já entendeu as diferenças entre WhatsApp e o WhatsApp Business, vale a pena mostrar que existe uma outra versão também focada para as empresas, mas que pode aprimorar ainda mais o atendimento digital do seu negócio. 

A Plataforma do WhatsApp Business (API Oficial) suporta integração com outros sistemas, permitindo diversas vantagens que a versão Business não possui. Confira algumas delas: 

Porém, diferentemente do WhatsApp Business que é só baixar o aplicativo e cadastrar sua conta comercial por lá, na API Oficial é necessário contar com parceiros que sejam autorizados a trabalhar com essa ferramenta. 

Assim, ao contratar a Plataforma do WhatsApp Business (API Oficial) por uma empresa parceira você garante que estará utilizando uma ferramenta original com total segurança. Além disso, seu negócio será auxiliado para passar pelo processo de habilitação da API.

Por isso, conte com a Poli para te ajudar na migração do seu WhatsApp Business para a API Oficial. Somos integrados a API Oficial e possuímos a expertise necessária para transformar o atendimento digital do seu negócio e alavancar suas oportunidades de vendas e fidelização de clientes. 

Clique aqui para iniciar o seu teste gratuito de 7 dias e conhecer mais detalhadamente a nossa plataforma. Aproveite também para falar com nossos consultores e veja como podemos potencializar o seu atendimento digital através das nossas soluções Polibot e PoliPay.

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter