Pequena empresa: Como ter um bom atendimento ao cliente

O início para qualquer empresa não é fácil. Além de oferecer um bom produto, é preciso organizar as finanças, a identidade da marca e pensar nas formas de pagamento. 

No entanto, o ponto crucial para garantir o sucesso de qualquer negócio é o atendimento ao cliente. Na hora da compra, os consumidores buscam por um bom tratamento.

Gerar uma experiência positiva, durante o contato inicial, pode agregar inúmeros benefícios. Além de fidelizar o seu cliente, este pode ser um diferencial da sua empresa.

Portanto, independente do porte do seu negócio, priorizar a qualidade no momento de conversar com o seu consumidor é essencial e tem custo baixo. 

Se você tem uma pequena empresa e quer desenvolver o seu atendimento ao cliente, confira nossas dicas.

Tenha um horário 

Com a pandemia da Covid-19, é essencial estar presentes nas redes sociais, mas quando se fala em digital, logo se pensa em atendimento imediato. 

O consumidor envia a mensagem e tem a expectativa de que você estará sempre disponível. Para evitar qualquer constrangimento, é fundamental organizar e estabelecer um horário fixo para atender os seus clientes. 

Também é essencial atender sempre o mais rápido possível. Se você não trabalha nos finais de semana, mas recebe mensagens dos seus consumidores, entre em contato, assim que for possível, dentro do horário estabelecido. 

Lembre-se que, na internet, tudo é mais ágil e deixar o seu cliente impaciente pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Utilize o WhatsApp para empresa 

Ao contrário dos ambientes físicos, no virtual, o espaço é mais econômico e fácil de adquirir. Seu negócio pode estar presente no Instagram, Facebook ou ter um site próprio. 

As opções são diversas e você não precisa optar apenas por uma delas. No entanto, para conversar melhor com os seus clientes é fundamental ter seu próprio número de WhatsApp.

O aplicativo está entre os mais utilizados em todo o mundo e, somente no Brasil, possui mais de 2 bilhões de usuários. 

Com ele, você tem ferramentas que vão facilitar o atendimento ao cliente da sua empresa. Além disso, a versão corporativa do aplicativo permite que você informe o horário de funcionamento do seu negócio, elabore uma mensagem de boas-vindas e organize seus contatos. 

Se você deseja expandir ainda mais os canais de comunicação com o seu cliente, conheça a versão API do WhatsApp clicando aqui

Seja humano 

Em algum momento você já deve ter ouvido falar em atendimento humanizado. Ele tem como base a empatia.

Diante das evoluções tecnológicas, os clientes valorizam mais as empresas que, mesmo utilizando os recursos digitais, conseguem oferecer uma experiência única, garantindo um bom atendimento independente do canal. 

Humanos querem ser atendidos por humanos, no entanto, isso não impede que você utilize ferramentas de automatização no seu negócio. 

Você pode garantir um atendimento mais humanizado utilizando a linguagem mais adequada para o perfil do seu cliente.

Desta forma, seu cliente se sentirá único, já que a empresa compreende a necessidade dele. Assim, você está se conectando melhor com o seu consumidor.

Busque conhecimento 

Se você está começando o seu negócio é preciso estar preparado e atualizado sobre o ramo corporativo. Estude sobre o mercado e faça pesquisas.

É importante conhecer seus concorrentes, saber das tendências sociais e, a partir disso, identificar e desenvolver o diferencial da sua empresa. 

Saber sobre os assuntos relacionados ao seu negócio irão contribuir na hora de desenvolver ações e estratégias de marketing.

Assim, será mais fácil cativar e fidelizar os seus clientes. Os seus consumidores também irão se identificar melhor com a sua empresa. Por isso, fique sempre atento às novidades. 

Invista em tecnologia 

Para crescer ainda mais o seu negócio, pense em ampliar a comunicação e as formas de atendimento ao cliente. 

Com a Poli, você pode estar presente nos meios digitais sem precisar de vários números de Whatsapp ou abrir inúmeras guias no navegador. Sua comunicação mais rápida e organizada. 

Para conhecer ainda mais esta plataforma inovadora, faça um teste grátis. Entre em contato com um de nossos colaboradores e descubra como ser referência em atendimento ao cliente.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?