Saiba como alavancar as vendas através do Inbound Marketing

Marketing Advertising Commercial Strategy Concept

De uma forma ou de outra, o marketing sempre funciona, inclusive com interrupções para ações ou por conta da velocidade da informação no meio digital. As empresas desviam a atenção das pessoas de sua rotina diária para mostrar como o produto X ou o serviço Y beneficiarão suas vidas.

Mas o Inbound Marketing surge para mudar isso, de certo modo.

A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor mudaram o jogo do marketing para sempre.

Portanto, as empresas precisam encontrar novas maneiras de conquistar e reter clientes. O inbound marketing é uma das melhores formas de alcançar isso, visto que se trata da atração mais natural dos usuários, tendo uma relação mútua e de permissão para a “publicidade”.

Milhões de empresas em todo o mundo usam essa estratégia de atração com resultados surpreendentes. Continue lendo para entender como o Inbound Marketing pode aumentar suas vendas.

Como o inbound marketing funciona?

O inbound marketing funciona em quatro etapas principais: atração, conversão, vendas e encantamento.

Nesse contexto, o que torna o inbound marketing tão eficaz e útil para empresas de segmentos diversos como para brindes personalizados baratos, é a forma como funciona.

Conheça melhor cada uma das etapas de inbound e a seguir e compreenda o método de funcionamento e importância dessa estratégia.

Atração

Seria benéfico para uma loja ou restaurante atrair qualquer pessoa para o estabelecimento, mesmo que as pessoas não estejam interessadas em comprar ou consumir o produto? Definitivamente não.

Com seus canais digitais, ocorre o mesmo. Não se trata de atrair muitos visitantes, mas de chegar no público certo e no momento mais adequado.

Isso é chamado de tráfego qualificado, tráfego que tem uma chance real de gerar uma venda futura para o time de garrafa de água personalizada com nome, por exemplo.

Mas afinal, como você garante que as pessoas com maior probabilidade de se tornarem leads e clientes serão atraídas para sua marca? Por meio de conteúdo relevante e envolvente, o pilar central do inbound marketing.

Conversão

Depois de atrair visitantes e transformá-los em leitores e seguidores, você precisa converter o maior número possível deles em leads.

Trata-se de estreitar as relações com o seu público ainda por meio da criação de conteúdos, mas agora com maior poder de persuasão.

Landing pages e formulários são ideais para isso, visto que oferecem mais dados do usuário e até contatos mais próximos para a nutrição (envio de material).

Também conhecidas como páginas de conversão, as landing pages são projetadas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta (geralmente material gratuito e de alta qualidade) em troca de informações pessoais.

Já os formulários são os formatos em que os leads inserem as informações solicitadas pela landing page da estação de tratamento de efluentes para obter mais informações sobre esses itens, ou qualquer que seja o produto comercializado pela empresa.

A forma como eles são feitos faz uma grande diferença nas taxas de conversão, então fique atento para tornar o preenchimento fácil e divertido.

Venda

Depois de atrair as pessoas certas e converter algumas delas em leads, seu caminho é muito promissor.

Agora é preciso transformá-los em clientes, o que exigirá um conhecimento mais profundo da persona, ou o cliente ideal baseado na base de clientes e características identificadas.

Para melhorar o processo, as ferramentas de automação permitem rastrear leads e guiá-los pelo funil de vendas de itens e serviços como a pintura de piso epoxi, mesmo em grande escala.

Mas lembre-se, não basta gerar leads sem gerir e fazer com que se mantenham interessados por sua marca.

O e-mail marketing é o canal perfeito para isso, pois permite atrair potenciais clientes com comodidade e alto grau de personalização.

Encantamento

Fechar uma venda é um duplo motivo para comemorar: primeiro, porque o objetivo principal do processo foi alcançado; segundo, porque uma nova porta se abre e você tem a oportunidade de transformar novos clientes em fiéis promotores da sua marca.

Ao prestar um serviço pós-venda de alta qualidade a sua empresa consegue manter os clientes satisfeitos.

Em troca, eles comprarão mais e recomendarão seu produto/atendimento, seja uma válvula de retenção de agua ou mesmo o serviço de contabilidade, a outras pessoas e responderão menos às abordagens de seus concorrentes.

Dicas para aumentar as vendas com o Inbound Marketing

O inbound marketing é uma das estratégias de aquisição de leads mais poderosas disponíveis atualmente.

O objetivo, como vimos destacando, não é sobrecarregar os clientes com anúncios, mas fornecer respostas para o que eles procuram e agregar informação de valor à jornada de compra.

De fato, a influência das estratégias tradicionais de publicidade e marketing está ficando cada vez menor.

Sendo assim, chegou a hora de mostrar como essa técnica pode ser aplicada para aumentar as vendas de ART para reforma de apartamento e muito mais segmentos.

1. Produza conteúdo relevante para o seu público

O material que uma empresa produz e divulga é um meio de proporcionar uma experiência única para todos. Isso não pode ser feito postando cópias ou plágios.

Por isso, crie um cronograma de postagem completamente original. Para isso é importante conhecer as regras de SEO e os conteúdos de interesse dos potenciais clientes.

O uso de palavras-chave, o desenvolvimento de meta descrições e estrutura de texto são essenciais para obter uma boa posição nos resultados de busca do Google e sites derivados.

2. Integre o setor de marketing com a equipe de vendas

Quem trabalha em uma agência com foco na comunicação, publicidade e relações públicas sabe que toda atividade envolve trabalho coletivo.

Hoje é quase impossível realizar atividades coletivas sem usar softwares de gerenciamento.

Pense em um problema que sua agência tem, seja na comunicação, na organização de processos ou controle financeiro. Sem dúvidas existe um software especializado nisso.

Uma boa empresa investe no processo de trabalho, ou seja, em ferramentas em que as pessoas possam acompanhar o fluxo de trabalho da fabricação, atendimento e até venda/instalação de itens como elevador residencial preço.

A comunicação interna é tão importante quanto a comunicação externa. A gestão do tempo é um dos principais desafios, sejam internos ou externos.

Portanto, ter planilhas de horas, controle de tarefas, ferramentas de gerenciamento de projetos, entre outras, é a escolha que impactará diretamente no desempenho de marketing, vendas e demais equipes, mas principalmente na produção de material de valor.

3. Identifique o público-alvo por meio do Inbound Marketing

Um dos benefícios mais importantes do inbound marketing é segmentar campanhas para alcançar bons perfis no momento certo.

Para descobrir se as informações estão relacionadas ao perfil do cliente ideal do seu negócio de AVCB bombeiros, você precisa conhecer o público-alvo efetivamente. O mesmo se dá para qualquer outro segmento de atuação.

Determinar em que estágio o consumidor está também é essencial para criar ações que contribuam para decisões de compra positivas.

Quando a persona ainda está no estágio de aprendizagem e descoberta, por exemplo, ela receberá conteúdo útil para entender os produtos ou serviços que está procurando.

No momento da conversão, é chegada a hora de enviar uma oferta imperdível e materiais mais focados no produto/serviço, evidenciando porque essa é a solução mais eficaz.

4. Invista em tecnologia para otimizar os resultados

O CRM, sigla em inglês de Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento, é um sistema que as empresas utilizam para rastrear seus clientes e manter informações básicas como endereço e telefone, além de detalhes do relacionamento com cada um de seus contatos.

Para usar o Inbound Marketing de forma eficaz, você precisa saber tudo sobre cada cliente no passado e seus clientes em potencial, além de acompanhar todo o seu CRM (ou seja, o relacionamento e atendimento atual e a base de dados).

Por isso colete informações sobre cada um de seus contatos, registrando tudo que foi comprado, como eles ficam sabendo de você e seus dados específicos como cor favorita, data de nascimento ou idade.

Também é possível incluir último contato, dúvidas principais e se há algum atendimento em andamento.

Assim, você pode agrupar seus contatos com base em vários parâmetros de segmentação e tornar o envio de promoções e conteúdos mais efetivos.

5. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais podem ser sua grande aliada na hora de pensar no melhor conteúdo ou na melhor forma de conquistar seus leads ou potenciais clientes, visto a proximidade e capacidade de humanização e integração com conteúdos dinâmicos.

Use-as como aliadas para:

  • Encontrar tendências;
  • Verificar assuntos mais comentados;
  • Descobrir e produzir memes e conteúdos virais;
  • Comunicar-se com o público.

Sites como Instagram, Pinterest ou Twitter são ótimos lugares para fazer uma pesquisa real e encontrar ideias interessantes e inspirações para usar em campanhas de marketing.

Mas, claro, lembre-se sempre que uma inspiração não é uma cópia. Por isso tome muito cuidado para não cair em nenhum caso de plágio.

Outra atenção necessária nas redes é que é importante que você procure sempre adotar o mesmo tom de voz ao lidar com assuntos diferentes. É fundamental ter uma identidade clara para o negócio.

Mesmo com o mesmo assunto, você é uma pessoa diferente de todas as outras do mercado, então sua escrita ainda terá características particulares, o que muda toda a percepção – essa bagagem também ficará bem visível para o cliente.

Por que o inbound marketing é importante?

Nunca foi tão complexo chamar a atenção das pessoas para um produto ou serviço por um longo período de tempo.

Afinal, as redes sociais e a internet como um todo se baseiam no entretenimento rápido e no excesso de informações.

Como resultado, os usuários entram em contato com uma infinidade de estímulos diariamente, mas poucos ficam engajados em um mesmo site por muito tempo.

Essa realidade é um desafio para o marketing digital corporativo. Fechar vendas presume estabelecer contato a, pelo menos, médio prazo.

O Inbound Marketing é valioso justamente porque usa técnicas que tornam a imagem das empresas mais atraentes e o relacionamento mais “fácil” e humanizado, trazendo valor.

Os internautas passam a prestar atenção a anúncios que não são apresentados como publicidade tradicional – o formato principal desse tipo de marketing.

Conclusão

Por causa de sua flexibilidade, as estratégias de Inbound Marketing podem parecer simples à primeira vista.

No entanto, a execução em si pode ser falha se não for feita por especialistas especializados em marketing digital.

Então, não economize na hora de montar um time de peso para colocar suas ideias em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?