Já não é, ou pelo menos não deveria ser, novidade para ninguém o potencial do omnichannel com WhatsApp enquanto ferramenta para vendas. Faz um bom tempo que os brasileiros vêm utilizando esse canal para encomendar produtos, marcar consultas, agendar procedimentos estéticos, pedir comida, entre muitos outros serviços.

Dessa forma, para empresas que buscam ampliar sua comunicação do meio digital, é necessário colocar em prática o atendimento omnichannel. Integrá-lo ao WhatsApp da empresa proporciona mais fluidez e dinamização durante o contato entre marca e cliente.

Quer se aprofundar mais neste assunto? Então, prossiga com a leitura e confira mais detalhes sobre a o papel do WhatsApp em uma estratégia omnichannel.

O que é a estratégia omnichannel?

Segundo a Rock Content, empresa de marketing de conteúdo conceituada no Brasil, “Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico”.

Sendo assim, o omnichannel nada mais é do que uma estratégia onde se torna possível unir os canais digitais na intenção de tornar a comunicação mais assertiva, ágil e eficiente entre o consumidor e a empresa.

Por exemplo, sua empresa pode manter uma conversa com clientes pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e Webchat, mas se não houver uma sincronia e organização desses canais de atendimento, com certeza seu cliente vai ficar por muitos dias aguardando uma resposta. E isso não é nem um pouco bacana, não é mesmo?

Afinal, lidar com cada um desses canais de prospecção de maneira separada faz com que demande mais tempo e esforço do time comercial em ficar atento a cada canal de comunicação que sua empresa possa ter.

Por isso, a experiência omnichannel se torna mais adequada para empresas que querem transformar a comunicação com seus clientes e proporcionar um atendimento agradável e eficiente, não importando por qual canal este consumidor realize o primeiro contato.

Aumente seu ticket médio em até 60% com a Poli!

Qual a relação do WhatsApp no atendimento Omnichannel?

Se a comunicação omnichannel envolve unificar todos os canais digitais de contato com cliente, o WhatsApp não poderia ficar de fora.

O app de mensagens se tornou uma ferramenta com enorme potencial para comunicação. Hoje, conta com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo, já no Brasil, de acordo com dados da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 99% dos brasileiros possuem o aplicativo instalado em seu smartphone, provando que ele é essencial não somente para conversas cotidianas, como também para interagir com empresas e realizar compras.

Esses números por si só mostram a relevância do app de mensageria e as oportunidades que a sua empresa pode explorar. Mas, se ainda não te convenceu, confira outros números da Pesquisa Panorama, realizada em agosto de 2022, encomendada pela Mobile Time e pela Opinion Box:



Viu só como o WhatsApp acaba sendo essencial para a sua estratégia omnichannel? Ignorar o grande potencial deste aplicativo, pode colocar em risco a oportunidade que seu negócio possui na hora de conquistar clientes,fidelizá-los e impulsionar suas vendas online.

Quais os benefícios do Omnichannel WhatsApp?

Confira abaixo as principais vantagens de adotar um atendimento omnichannel com o WhatsApp.

Simplifica a jornada de compra do cliente

A inserção do WhatsApp na jornada omnichannel da sua empresa possibilita que o contato com o consumidor seja mais simplificado e ágil, mas sem deixar de lado a comunicação personalizada e focada em oferecer uma experiência única ao cliente.

Assim, por ser um aplicativo que está instalado em uma grande quantidade de smartphones, por que não aproveitá-lo para atender possíveis clientes e vender seus produtos e serviços?

Dá mais uma opção de comunicação ao consumidor

A ideia do omnichannel é integrar todos os canais de comunicação que sua empresa utiliza para falar com clientes. Por isso, oferecer a eles mais um canal confiável e seguro para que possam iniciar uma conversa com a sua marca, aumentam as chances de venda do seu negócio.

Quem escolhe por onde falar com a marca é o cliente. A iniciativa de conversar e saber mais detalhes sobre um determinado produto ou serviço vem do consumidor. Assim como existem pessoas que preferem entrar em contato com a marca pelo Instagram, por exemplo, outras irão preferir conversar com o seu negócio pelo WhatsApp.

E é por isso que faz total sentido incluir este aplicativo de mensagens em sua estratégia omnichannel.

Coleta de dados relevantes

O omnichannel é ideal para empresas que desejam obter mais controle dos seus canais de comunicação, já que permite integrá-los em uma única plataforma. Além disso, também possibilita gerar dados que auxiliam na visualização geral do atendimento comercial.

Assim, é possível tomar decisões que aumentem a performance do atendimento ao cliente não só no WhatsApp, como nos demais canais que sua empresa utiliza na comunicação com os clientes.

Como implementar o Omnichannel WhatsApp na sua empresa?

Agora que você entendeu o que é e quais os benefícios de contar com um atendimento omnichannel via WhatsApp , chegou o momento de conferir mais detalhes de como configurá-lo em seu negócio. Confira!

O primeiro passo é criar uma conta no WhatsApp Business, que contém mais funcionalidades que o WhatsApp tradicional e utilizado para conversas cotidianas. Caso você ainda não saiba como criar uma conta, temos um outro artigo explicando o passo a passo.

O grande problema é que utilizando apenas a versão do WhatsApp Business você não consegue ter funcionalidades essenciais de um omnichannel, como:

Entre outros pontos. E é nessa hora que a Poli vem para te ajudar! Por sermos uma empresa integrada a API Oficial do WhatsApp Business, possibilitamos a centralização dos seus canais de atendimento, criando um verdadeiro omnichannel com seu WhatsApp.

Além disso, a Poli oferece a solução PoliBot, que permite a automação de mensagens que deixam seu negócio funcionando 24/7. Assim, você consegue responder dúvidas, falar sobre seus produtos e direcionar o atendimento para sua equipe comercial quando necessário.

Uma outra vantagem, por exemplo, é a possibilidade de enviar e receber pagamentos não só pelo WhatsApp, como em todos os canais digitais integrados à nossa plataforma. Para isso, o PoliPay é a solução que oferece total segurança e agilidade durante as suas transações de vendas!

Se interessou pela nossa plataforma e quer conferir mais detalhes de todas as funcionalidades que o Omnichannel WhatsApp pode proporcionar ao seu negócio? Experimente por 7 dias grátis e veja na prática como você pode melhorar a performance do seu atendimento digital conosco!

Centralize o atendimento dos seus canais digitais com uma plataforma completa.

Teste a Poli por 7 dias grátis!