Vendas conversacionais: o que é e como aplicar no seu negócio

Os avanços tecnológicos permitiram novos formatos de venda. Portanto tornou-se necessário desenvolver ações e estratégias direcionadas para o digital. 

Além disso, com a pandemia da Covid-19, estar presente no virtual se tornou obrigatório para qualquer empresa. Quem quer vender bem no online é preciso ir além do preenchimento de formulários e carrinhos de compras. 

O aparecimento das redes sociais fez com que a comunicação se tornasse mais instantânea e com regras próprias nestes canais. 

Deste modo, o formato tradicional de vendas teve que ser remodelado e hoje, cada vez mais, as vendas conversacionais têm adquirido mais importância no virtual. 

Quer saber mais sobre como aplicar o formato de venda conversacional no seu negócio digital? Continue lendo.

O que são as vendas conversacionais?

A conversa é um pilar fundamental para o processo de vendas. Somente com o bom diálogo você pode mostrar os seus produtos ou serviços para seus clientes. 

Este método faz parte da rotina comum de venda, entretanto precisa de adaptações para o virtual. O uso dos aplicativos de mensagens quebram as barreiras físicas da boa comunicação. 

O seu cliente não precisa mais ir até a sua loja para ver seus produtos. Tudo isso pode ser feito de forma rápida por um smartphone. 

Quando se fala em vendas conversacionais, na web, é preciso considerar os aplicativos de mensagem o principal canal de comunicação. Por isso, o formato do diálogo é diferente do tradicional. 

Como aplicar no seu negócio digital?

Investir na comunicação da sua empresa é pensar em novas formas de interação. Portanto, utilize as redes sociais como ferramentas de atendimento.

Através delas é possível enriquecer o diálogo com o seu cliente, através do uso de imagens, vídeos, GIFs ou chamadas. 

No entanto, você necessita identificar os aspectos mais importantes para aplicar o formato de vendas conversacional. 

Identifique o que os seus clientes gostam 

Quando se fala em vendas pela internet as possibilidades são ilimitadas. Existem redes sociais e plataformas voltadas para o comércio e aquelas que são direcionadas à interação social.

Por isso, em primeiro lugar, você precisa conhecer bem os seus clientes. Identifique os canais de comunicação mais utilizados por eles e os que se adequam melhor a sua empresa. 

Não adianta estar presente em todas as redes sociais se o seu consumidor não está lá. É um desperdício de recursos e tempo. 

Dedique-se aos canais de comunicação que se relacionam melhor com a rotina e o perfil do seu público. 

Ofereça uma boa experiência em tempo real

A internet trouxe inúmeros benefícios para o comércio, entretanto ele tem necessidades específicas. As lojas não tem horário para fechar. 

Os clientes buscam praticidade e agilidade. Independente da logística a qual sua empresa está inserida. 

Contudo, não se desespere. É possível oferecer uma ótima experiência de atendimento mesmo quando sua equipe não está online. 

O uso de chatbot, por exemplo, vem garantindo que o atendimento ao cliente seja de qualidade e a qualquer hora. Como resultado, o seu cliente receberá em tempo real todas as informações que deseja encontrar. 

Conheça o consumidor moderno

O comércio digital tem o seu próprio perfil de consumidor, ou seja, ele é diferente do modelo tradicional de vendas. Antes, o cliente gastaria mais tempo e dinheiro para visitar a sua loja e a de seus concorrentes. 

Certamente, na internet o consumidor moderno tem mais autonomia e poder de compra. E, por isso, sua empresa se adequa a este novo perfil. 

Conhecer os concorrentes e a rotina dos usuários são ações que irão contribuir para o desenvolvimento de uma venda conversacional.

Busque atrair o seu público por identificação. Faça com que seus clientes se identifiquem com o seu negócio e, assim, pensem nele sempre de forma positiva. 

Organize a comunicação 

Se você deseja aderir ao formato de vendas conversacionais e estar presente nas principais redes sociais do momento é preciso ter organização. 

Com a plataforma da Poli você pode unificar a comunicação do seu negócio e garantir mais praticidade e agilidade para a sua equipe. Por isso, automatize o atendimento ao cliente com segurança. Entre em contato com um de nossos colaboradores e faça um teste grátis.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?