O WhatsApp é, atualmente, um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Com mais de 2 bilhões de usuários, o aplicativo tornou a comunicação mais prática e ágil e é considerado uma ótima ferramenta para negócios.

Diante da proposta de expandir a comunicação no ramo corporativo, surge o WhatsApp Business API, também conhecido como WABA. 

Nesta versão, o usuário não necessita de um aparelho celular para utilizar os serviços disponíveis no aplicativo. Essa funcionalidade permite que você desenvolva o atendimento da sua empresa. Saiba como a API do WhatsApp pode ser agregada ao seu negócio. 

Quero adquirir minha WABA. E agora?

O primeiro passo para adquirir uma boa API do WhatsApp Business é pesquisar. A versão oficial garante uma série de benefícios para o seu negócio.

Portanto busque por plataformas que sejam de um Solution Provider (Provedor de Soluções) ou uma agente de faturamento autorizada para garantir este serviço inovador.

Com API oficial, você assegura que sua empresa trabalhe com um serviço próprio do Grupo Facebook. Sem instabilidades na comunicação e verificação de qualidade. 

Serviços não licenciados podem desvalorizar o seu negócio no ramo digital, pois não têm a mesma capacidade e tecnologia do sistema oficial. 

Documentação e verificação

Adquirir uma WABA pode parecer complicado, mas não é. Para efetuar o registro é necessário apenas fornecer para o Grupo Facebook a comprovação do nome legal da sua empresa, endereço e telefone. 

Você pode fazer isso com licenças e autorizações do governo, declarações ou relatórios de agências credenciadas. É importante ter esses documentos oficiais para iniciar a verificação. 

Com tudo organizado, a próxima etapa é simples. Você terá que preencher um formulário com os dados de contato do responsável, ID do Facebook Business e o telefone que será utilizado. Portanto, não é necessário ter nenhum aparelho celular, apenas o número.

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Após concluir essa etapa corretamente, chegará no seu e-mail, o acesso para acompanhar a homologação do WhatsApp Business API. 

Se todos os documentos estiverem corretos, em poucos dias você poderá utilizá-los e integrar a sua Waba com outros sistemas. 

Como funciona a comunicação?

O serviço da API do WhatsApp Business permite ir além das funcionalidades das demais versões da plataforma, no entanto é preciso respeitar as regras.

Para efetuar uma comunicação de forma ativa é necessário ter o opt-in do receptor. Ou seja, uma autorização formal de que ele deseja receber as mensagens do seu negócio. 

Obter o opt-in é fácil, você pode disponibilizar um convite em um canal de comunicação externo como e-mail ou site. Lembrando que deve sempre especificar o nome da sua empresa e o cliente precisa informar o telefone para contato. 

O opt-out, quando o receptor recusa estabelecer a comunicação via WhatsApp, também deve ser respeitado. Assim, você terá o controle das pessoas que desejam ou não manter vínculos com o seu negócio. 

Essas medidas servem para evitar que o serviço seja utilizado como um canal para envio de spam. Além de permitir que você tenha um controle da comunicação da sua empresa.

Por que adquirir esse serviço?

Para você, que tem um negócio, ter um atendimento com credibilidade e segurança é essencial. O seu canal de comunicação não pode parar ou apresentar instabilidades, pois assim, seus cliente podem ter dúvidas sobre a qualidade do serviço prestado. 

Imagine que você está em uma loja e o atendente simplesmente sai do estabelecimento, você irá se sentir confortável? No cenário virtual não é diferente. Por isso, é preciso estar conectado com o cliente, sem interrupções. 

A API do WhatsApp é justamente a solução mais estável e segura do mercado para quem quer vender no digital. Ela é completamente desenvolvida e mantida pelo próprio Grupo Facebook, o que garante mais confiabilidade para o seu negócio. 

Multicanal

Empresas, independente do porte, passam por dificuldade quando se fala em fluxo comunicacional. O recebimento de mensagens é um fator inesperado, não tem como prever, exatamente, quantos clientes irão entrar em contato em um dia. 

No entanto, é preciso estar disponível e preparado. Com a WABA, você pode conectar a outros aplicativos através de uma plataforma de comunicação. 

Assim, você poderá centralizar os canais de comunicação da sua empresa em um único lugar.

Não será necessário ter vários números de WhatsApp ou abrir várias guias, tudo pode ser acessado no mesmo local. 

Atendimento híbrido 

Com certeza você já ouviu falar em automatização de comunicação. O WhatsApp Business Api permite que você integre o serviço a uma plataforma, permitindo que programe respostas para agilizar o atendimento do seu negócio. 

Através de chatbots, por exemplo, é possível estruturar fluxos conversacionais e conversar com o seu cliente sem a necessidade de estar fisicamente disponível.

O próprio sistema pode reconhecer a necessidade do seu consumidor por meio das respostas deste, tirando todas as dúvidas em qualquer dia e horário. 

Mas, caso seja necessário, ele também pode encaminhar o cliente para um atendimento especializado. Atuando de forma híbrida, com o sistema e o colaborador. 

Comunicação com qualidade é na Poli 

Agora que você já conhece o WhatsApp Business Api, que tal adquirir agilizar a comunicação do seu negócio? A Poli é uma agente de faturamento autorizada a revender a API oficial, com qualidade e um valor que cabe no seu bolso. 

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