Como funciona o WhatsApp Business e como usar na sua empresa

Comunicar-se de forma assertiva e eficiente com os seus clientes é a base de uma estratégia bem sucedida em qualquer segmento de mercado. Nesse sentido, uma versão do WhatsApp para empresas surge como uma solução para atender esse tipo de demanda. Mas você sabe como funciona o WhatsApp Business e como usá-lo a seu favor? Confira no decorrer deste post!

Antes de mais nada, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que foi criado em 2009, como uma opção às mensagens via SMS. O app se tornou popular em todo o mundo e por meio dele, já é possível fazer chamadas de voz e vídeo, enviar e receber arquivos, dentre outras funções.

Hoje em dia, o WhatsApp possui 2 bilhões de usuários no mundo todo. Em janeiro de 2018, foi lançada a versão Business do aplicativo, ou seja, uma estratégia para ampliar a comunicação entre empresas e clientes.

Vale lembrar que a tecnologia tem sido cada vez mais essencial para os negócios, sobretudo entre pequenas e médias empresas.

Como funciona o WhatsApp Business na prática

A versão Business do WhatsApp apresenta a mesma interface do WhatsApp tradicional. No entanto, o WhatsApp Business é mais completo e possui funções exclusivas para a comunicação em grande escala.

A primeira grande diferença diz respeito às informações da conta. No WhatsApp Business é possível colocar os dados da sua empresa como: endereço, e-mail, site, blog, etc.

O aplicativo também contribui para um controle maior sobre as conversas e gera dados estatísticos. Dessa forma, é possível verificar quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e recebidas. 

Outras funções ajudam na relação empresa-cliente. São elas: taxa de recebimento, abertura, resposta e visualização de status.

A taxa de abertura, ou taxa de leitura, indica quem recebeu e visualizou os conteúdos enviados pelo app. Essa métrica mostra ainda a taxa de rejeição, ou seja, quantos usuários receberam, mas não abriram as mensagens.

O cálculo da taxa de respostas é feito pela razão entre o número de mensagens abertas, e o número de respostas obtidas. O resultado é a média de engajamento da sua conta.

Já a visualização de status pode te ajudar a elaborar estratégias para postagens, como: melhor horário para postar e quais os conteúdos mais relevantes.

Além disso, o app facilita a interação com os clientes e permite automatizar e classificar as mensagens (estes recursos não estão disponíveis no WhatsApp normal).

Etiquetar contatos

A função de etiquetar contatos do WhatsApp Business permite diferenciar e personalizar as conversas com os clientes. Isso pode ser feito utilizando palavras-chave, cores, entre outros.

Você pode marcar as conversas como novas (para distinguir clientes novos de antigos), sinalizar quem está com o pagamento pendente, se o pedido é novo, se já foi entregue, etc.

Mensagens automatizadas

A automação de mensagens é uma das principais vantagens do WhatsApp Business para o WhatsApp regular.

Sendo assim, você pode programar mensagens de boas vindas, saudar um novo contato ou cliente, enviar mensagens rápidas e pré definidas ou até mesmo avisar ao seu cliente quando ele te contactar fora do horário comercial da sua empresa.

A Poli te ajuda a vender mais utilizando o WhatsApp

Você sabia que quase 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as empresas? Pois é, este dado mostra a importância de investir em um atendimento com qualidade, mais ágil e assertivo. 

Para isso, utilize uma plataforma de atendimento que integra todos os canais de comunicação do seu negócio, e que vá além de como funciona o WhatsApp Business.

A Poli tem soluções para você ampliar a relação com os seus clientes e vender mais. Confira alguns benefícios de ter o seu número de WhatsApp vinculado a nossa plataforma:

Múltiplos operadores: ou seja, com apenas um número de WhatsApp é possível que vários atendentes participem de uma conversa ao mesmo tempo.

Direcionamento de atendimento: para que, caso necessário, outro colaborador possa prosseguir com o atendimento.

Avaliação de clientes: para medir a satisfação, coletar sugestões e sugerir melhorias.

Materiais de treinamento: para que a sua equipe domine o uso do WhatsApp Business e saiba como realizar com clareza cada uma das operações e funções disponíveis.

Além disso, você e a sua equipe terão todo suporte necessário para aproveitar a ferramenta em todo o seu potencial.

Que tal fazer um teste grátis? Clique aqui e fale com a nossa equipe!

Olá 👋
Como podemos ajudar você?