WhatsApp e Black Friday? Entenda como o aplicativo pode ajudar o seu negócio

Presente em cerca de 99% dos celulares brasileiros, o WhatsApp é utilizado tanto por usuários, quanto por empresas. O aplicativo tem se destacado como um dos principais meios de vendas e de comunicação com o cliente. Descubra qual a relação entre o WhatsApp e a Black Friday, e como isso pode influenciar na sua empresa.

Por meio do aplicativo de mensagens, a interação com os clientes é rápida. Além disso, é possível usufruir de outros recursos que auxiliam no atendimento, como por exemplo: o envio de áudios, vídeos e imagens. Ou seja, tais funções permitem demonstrar ou informar melhor sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Mas se a sua empresa ainda não utiliza o aplicativo, confira aqui o nosso Guia Definitivo de WhatsApp para empresas.

Consumo digital e black friday

O processo de vendas exige que a interação com o cliente seja feita de forma imediata. Portanto, em um período de grandes promoções como a Black Friday, é preciso ter ainda mais atenção ao atendimento.

Em 2019, as vendas online durante a Black Friday tiveram um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Com a mudança de hábitos de compra devido a pandemia de COVID-19, estima-se uma alta de 27% em compras online, na Black Friday de 2020.

Dessa forma, é essencial que as empresas tenham mais presença no meio digital e valorizem a jornada de compra dos clientes.

O processo de vendas via internet pode auxiliar para que durante o período da pandemia, o seu negócio seja seguro para compra e esteja disponível a um click. 

WhatsApp e Black Friday

O alto volume de vendas durante a Black Friday, as ofertas relâmpago ou até mesmo as promoções de fim de ano, reforçam o motivo de utilizar ferramentas para automatizar processos e prestar um bom atendimento.

Contudo, integrar o WhatsApp da sua empresa a uma plataforma de atendimento, traz inúmeros benefícios. Algumas funções que contribuem para o processo de vendas são: cadastro de mensagens rápidas, catálogo, etiquetas de conversas, entre outros.

Com todas essas funções em um só aplicativo, é necessário organizar as suas ideias e atendimento. Confira a seguir algumas dicas de como utilizar o WhatsApp durante a Black Friday.

Monte o seu catálogo de produtos ou serviços oferecidos com os valores promocionais da Black Friday. Para adicionar um catálogo de produtos é preciso usar o WhatsApp Business e adicionar os produtos seguindo esses passos: 

Vá em configurações > ferramentas comerciais > catálogo > adicionar produto ou serviço > adicione uma boa foto do produto > preencha as informações e salve.

Você pode conferir aqui o vídeo demonstrativo no canal do WhatsApp no Youtube.

Adicione o horário de atendimento

O horário de atendimento do seu negócio mudou para atender as promoções? Não se esqueça de alterar ou adicionar em seu perfil.

Siga este passo a passo:

Configurações > ferramentas comerciais > perfil > editar > procure o horário de atendimento > edite e salve de acordo com os seus horários.

Além disso, é importante notificar o seu cliente sobre as mudanças. Faça isso pelas redes sociais, pelo Google Meu Negócio ou via e-mail. Assim, todos estarão cientes e você terá uma comunicação mais assertiva com o seu público.

Fique atento a política de privacidade e aos termos de uso do WhatsApp

O WhatsApp pode identificar o uso em excesso de algumas funções como um comportamento inadequado. Por isso, ao enviar listas de transmissão, lembre-se de solicitar que os seus clientes tenham o número de sua empresa salvo no celular. 

Além disso, forneça o máximo de informações da sua empresa em seu perfil comercial e o mantenha sempre atualizado para não ser visto como um spam.

Direcione as suas vendas para o aplicativo

Ao fazer anúncios ou posts patrocinados para divulgar o seu produto, direcione as vendas para o WhatsApp. A função de QR Code que concede acesso ao perfil, pode ser utilizada em panfletos e cartões de visita, também para divulgação. 

Já os posts patrocinados em redes sociais como facebook, instagram ou até mesmo no Google, podem ser direcionados para o WhatsApp. Dessa forma, você pode centralizar os atendimentos. 

Uma outra dica é utilizar outros canais para notificar os clientes. Você pode divulgar as promoções via e-mail e colocar um link que direcione o cliente para falar com você no WhatsApp.

Se você ainda não sabe como criar um link que direcione para seu WhatsApp é bem simples, basta substituir por seu número no modelo abaixo. 

https://wa.me/5562999800123

Use as etiquetas de atendimento

As etiquetas são essenciais para organizar os clientes e localizá-los de acordo com o estado do pedido ou realização do serviço. Elas podem ser adicionadas ou alteradas em: configurações > ferramentas comerciais > etiquetas. Defina as etiquetas de acordo com o seu público e produto oferecido.

Oriente a sua equipe sobre o atendimento usando o aplicativo

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas e, por isso, demanda um atendimento ágil. Com o uso do horário de funcionamento, mensagem de boas vindas e ausência, os seus clientes podem identificar se a empresa está ou não disponível no horário do chamado.

Dentro do horário de atendimento é preciso seguir um fluxo de atendimento, contudo, dívida as funções, use os recursos disponíveis no aplicativo, como as mensagens rápidas e as etiquetas de atendimento. 

WhatsApp como parceiro de vendas 

Com todos esses recursos disponíveis para valorizar o atendimento, o WhatsApp se torna um bom parceiro para os negócios. A comunicação clara, rápida e interativa com os clientes, facilita e otimiza a jornada de compra.

Portanto, se você deseja oferecer tudo isso aos seus clientes, conte com a Poli. Clique aqui e fale com a nossa equipe.

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