O novo recurso do WhatsApp permite a pesquisa de empresas que utilizam o WhatsApp Business e que estão próximas à sua localização.

Funciona como um guia comercial, dentro do próprio WhatsApp.

Inicialmente esse recurso está disponível apenas no estado de São Paulo e em fase de testes para aparelhos que possuem Android. 

A frente do WhatsApp para empresas e negócios segue crescendo e lançando cada dia mais novas funcionalidades para auxiliar e simplificar a comunicação entre clientes e empresas.

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter

Como utilizar a funcionalidade no aplicativo?

Para iniciar as pesquisas das empresas que estão perto de você, o WhatsApp precisa da sua permissão para acessar os serviços de localização do seu aparelho celular. As empresas, outros usuários e o WhatsApp não poderão localizar você, sua localização permanece privada.

Dentro do próprio aplicativo, é necessário clicar no botão de iniciar uma nova conversa .

Na próxima tela terá a opção de iniciar a conversa a partir de um novo contato, novo grupo ou buscar por Empresas perto de você.

Após selecionar a opção, aparecerá uma lista com categorias para que você possa filtrar melhor sua pesquisa e encontrar o que realmente está procurando.

Selecionando a categoria, aparecerão todas empresas dessa categoria que ficam situadas próximas à sua localização. Além do endereço, também aparecerão a distância, e informações sobre o horário de funcionamento: se ela está aberta ou fechada.


Com essa nova funcionalidade ativa na fase beta, já estão sendo coletados dados e feedbacks dos usuários para que, quando expandida, a experiência de uso esteja dentro da expectativa e necessidade dos usuários.

Guia de empresas e lugares na palma da mão

Lembra das antigas listas telefônicas que além de números de empresas também possuíam telefones de pessoas?

Com esse novo recurso do WhatsApp é praticamente isso que você vai ter na palma da sua mão. Claro, de maneira muito mais rápida, eficiente e com informações mais relevantes de cada empresa.

Já pensou em programar sua viagem consultando locais turísticos e restaurantes de acordo com a localização que escolheu ficar? Essa funcionalidade vai te permitir fazer isso.

Também caso você se mude de um bairro ou para outra cidade, vai ficar muito fácil consultar padarias, academias, supermercados, oficinas e qualquer outro tipo de produto ou serviço que queira adquirir.

As empresas que desejarem aparecer na busca deverão ter CNPJ válido e passarão por verificação do próprio WhatsApp.

É uma oportunidade gigantesca, tanto para clientes como para empresas, visto que o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelo brasileiro.