Como é cobrado o contato-dia?

Nesse artigo, iremos lhe mostrar como é feita a cobrança do contato-dia e te mostrar as vantagens de fazer seu atendimento com a Poli.

A partir do dia 01/02/2022, o Grupo Meta (dono do WhatsApp) trocará o modelo de preços baseado em mensagens de template, por um modelo de preços baseado em conversas. As empresas serão cobradas por conversas ativas (quando a empresa envia a primeira mensagem ao cliente) ou receptivas (quando o cliente entra em contato com a empresa).

Em resumo, há duas formas de cobrança:

  • Conversas iniciadas pela empresa (Janela de conversação)
  • Conversas iniciadas pelo cliente (Sessão)

Abaixo explicamos melhor, de acordo com as diretrizes do Grupo Meta, o que é janela de conversação e o que é sessão:

  • Janela de Conversação: a janela será contabilizada a partir do envio da mensagem da empresa e tem duração de 24h.
  • Sessão: é contabilizada a partir da última mensagem do cliente e possui duração de 24h.

Falando em valores, no novo modelo de cobrança do Grupo Meta, será cobrado o valor de 3 centavos de dólar por mensagem receptiva e 5 centavos de dólar por mensagem ativa.

Valores base da tabela de código DDI 55 (Brasil). Para visualizar a tabela de preços por DDI, clique aqui.

Para explicar sobre esses dois cenários de cobrança, veja:

Cenário Sessão (cliente mandou mensagem para empresa):

Cliente envia uma mensagem pra sua empresa no dia 1 às 10h da manhã. Assim que você responder, começa uma janela de conversação e sua empresa será cobrada no valor de 3 centavos de dólar, porque foi uma conversa receptiva, ou seja, iniciada pelo cliente. Você poderá conversar com ele até as 10h do dia 2.

Cenário Janela de Conversação:

Se a empresa envia uma mensagem dentro das 24 horas após o último contato do cliente, em uma conversa iniciada pelo próprio cliente, não são cobrados os 5 centavos de dólar por esse envio.

Utilizaremos o mesmo exemplo acima para entender em qual situação você pagaria por uma janela de conversação, que custa 5 centavos de dólar. Caso você envie uma mensagem para o cliente no dia 2 às 11h, lhe seria cobrado o valor por janela de conversação, visto que a sessão encerrou-se às 10h.

Um fato que não podemos negar é que a precificação do Grupo Meta é muito confusa. Pensando nisso, a Poli criou um modelo mais simples para cobrança e controle dos seus contatos-dia.

Vale lembrar também que a Poli faz a ponte entre sua empresa e o grupo Meta. Sendo assim, somos responsáveis por seguir as diretrizes do grupo que detém a responsabilidade sobre a mudança no entanto o valor referente a mudança não fica conosco.

Na Poli você consegue utilizar 1.000 contatos-dia na sua conta de WhatsApp sem pagar nada por isso. Outra vantagem é conseguir acompanhar dentro da plataforma exatamente qual é a utilização desses 1.000 contatos e receber uma notificação sempre que consumir 80% do seu limite.

Veja mais sobre a facilidade do controle na Poli lendo esse artigo.

Também montamos um artigo para que você entenda como seu contato-dia é contabilizado na Poli. Você pode ler ele clicando aqui.

Outra dica importante para você que já é cliente Poli, é entrar em contato com nosso Suporte e entender a quantidade de contatos-dia que sua empresa fez nos últimos meses. Assim, você consegue ter uma previsibilidade, controle e monitoramento da sua conta.

E você que ainda não é cliente Poli mas viu todas as vantagens em ter seu atendimento direto na nossa plataforma, pode fazer um teste grátis se cadastrando aqui.

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