Por que o Facebook vai cobrar pelas conversas?

Imagino que você esteja bem curioso para saber, por qual motivo o contato-dia surgiu, se o WhatsApp é de graça?

Vamos responder agora a pergunta mais falada entre as pessoas “Como que o WhatsApp ganha dinheiro, se ele é de graça?”

Na verdade, o WhatsApp não é de graça, pelo menos não para todo mundo.

Os usuários que não utilizam a versão para empresas usam ela de maneira ilimitada, porém eles são privados de diversas funcionalidades que só é disponível para as empresas que são as responsáveis por pagar a conta pela plataforma.

Há alguns anos, o WhatsApp começou a cobrar pelos templates, mensagens criadas para iniciar contato com o cliente de forma ativa, mas a partir de 01/02/2022 eles mudarão a forma como a cobrança é feita das empresas, vamos tentar te explicar melhor.

Segundo as diretrizes do Facebook:

  • Janela de Conversação: ela é contabilizada a partir da mensagem da empresa e tem duração de 24h.
  • Sessão: é contabilizada a partir da última mensagem do cliente e possui duração de 24h.

Dito isso, agora vamos ao novo modelo do Facebook, eles cobrarão um valor para o contato ativo e outro para o receptivo, esse valor varia de acordo com o DDI (Código do país) do contato.

Para entender melhor a cobrança do grupo Meta, eles disponibilizaram uma tabela com os preços de acordo com cada DDI.

Contatos com DDI do Brasil (+55) o valor será de 3 centavos de dólar por mensagem receptiva e 5 centavos de dólar por mensagem ativa. Mas afinal qual a diferença das duas?

Vamos contar uma história para tentar explicar melhor!

Imagine que o cliente mande uma mensagem para a sua empresa às 10h do dia 01, assim que você responder esse cliente a janela de conversação vai começar e a sua empresa será cobrada no valor de 3 centavos de dólar porque foi uma conversa receptiva, que consiste em uma interação iniciada pelo cliente. Dessa forma, você poderá conversar com ele até 10h do dia 02.

Agora, imaginemos que a conversa foi encerrada às 12h do dia 01, depois disso vamos pensar em dois cenários:

Cenário 1: a sua empresa manda uma mensagem para o cliente às 11h do dia 02, como ainda está dentro da sessão, você pagará 3 centavos de dólar;

Cenário 2: suponhamos que a sua empresa mande mensagem para o cliente às 13h do dia 02, será cobrado um valor de 5 centavos de dólar porque a sessão já foi encerrada, ou seja, já se passaram 24h desde a última mensagem do cliente com a sua empresa.

Confuso não é? Se você não entendeu, fique tranquilo! ????

Porque nós também não entendemos direito e por isso simplificamos tudo pra você.

Imaginamos que você já tenha entendido, que agora o Facebook decidiu mudar seu modelo de precificação para qualquer empresa que utilize a API Oficial do WhatsApp. Mas onde entram os contatos-dia?

É aí que vem o grande o pulo do gato, tentamos simplificar essa história do novo formato, onde será muito mais fácil prever e ter em suas mãos o controle do que a sua empresa está utilizando, sem falar que você já terá 1.000 contatos-dia por mês de forma gratuita.

Essa é uma grande vantagem porque agora a sua empresa poderá utilizar a API Oficial, sem custos adicionais, dependendo do seu volume de contatos, o que antes não era possível.

Se você ainda não sabe o que é o contato dia vou deixar aqui o link para você entender melhor.

Olá 👋
Como podemos ajudar você?