Está cada vez mais comum a busca por estratégias que fortaleçam o processo de vendas, e como o avanço da tecnologia isso vem ficando cada vez mais fácil de ser implementado com os chatbots em pequenas, médias ou grandes empresas. 

Seja para, por exemplo, fornecer respostas rápidas, proporcionar uma experiência de atendimento digital positiva, otimizar o dia a dia da equipe comercial, aumentar as chances de conversão…tudo isso pode ser aprimorado com a implementação de chatbots.

Se interessou pelo assunto? Prossiga com a leitura deste artigo e confira em detalhes como o uso de chatbots pode revolucionar suas vendas e por que essa ferramenta é uma excelente opção para quem busca melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento do negócio. Boa leitura!

O que é um chatbot?

Antes de entender como o chatbot pode revolucionar as suas vendas, é preciso voltar alguns passos e saber o que é essa ferramenta.  Um chatbot, como o próprio nome já diz, é um chat (comunicação via internet, bate-papo), feito por um robô. Ou seja, um software que simula diálogos com pessoas na internet.

Esse tipo de programa melhora a relação com os seus clientes, enquanto economiza tempo e recursos.

Podendo ser utilizados para diversos fins, os chatbots podem ser usados ​​no atendimento ao cliente, em vendas, no suporte técnico e até mesmo para auxiliar naquela estratégia de marketing e impulsionar uma ação específica para seus consumidores.

Portanto, empresas de todos os tamanhos e nichos podem se beneficiar do uso de chatbots para fornecer respostas mais rápidas e precisas que auxiliem na eficiência do atendimento e, consequentemente, aumentem a satisfação do cliente.

Chatbots e a busca das empresas por novas estratégias de atendimento digital

Segundo um estudo realizado pela IDC, a pedido da Infobip, cerca de 88% dos brasileiros realizam compras online desde o início da pandemia. Este número está em constante crescimento. 

E isso mostra o quão importante é que as empresas apostem em estratégias para melhorar a experiência do usuário durante o atendimento digital. 

Porém, não basta apenas oferecer diversos canais de atendimento sem o devido planejamento do fluxo de comunicação em cada um deles. É preciso estruturar com atenção e contar com a ajuda da inteligência artificial para tornar esse processo mais ágil, eficiente e assertivo.  E é aí que o chatbot entra em ação!

Por exemplo, imagine só poder atender a todos os seus clientes de forma rápida e segura? É assim que funciona o chatbot. A inteligência artificial tem promovido um atendimento cada vez mais humanizado.

O estilo de atendimento híbrido tem ganhado mais espaço no mercado porque funciona a partir de duas origens diferentes: o usuário gera uma interação que necessita de atendimento automatizado e, depois, de um atendente humano para ser concluída. 

A praticidade dos canais digitais de atendimento, facilidade do uso e poder monitorar os pedidos são algumas das características da plataforma, que otimizam a experiência do seu consumidor. 

Dessa forma, um cliente bem atendido pode voltar a fazer negócios. Além disso, centralizar o atendimento da sua empresa faz toda a diferença na hora de gerenciar os seus clientes. 

Principais vantagens de ter chatbots na sua empresa

Agora que você já entendeu o que é o chatbot, chegou o momento de se aprofundar nos benefícios que esse tipo de ferramenta pode proporcionar para o atendimento digital do seu negócio. 

O chatbot é uma ferramenta que fortalece o processo de compra e melhora o relacionamento com os clientes. 

Logo, ao automatizar os processos da sua empresa, você irá aumentar a produtividade da sua equipe. E assim, quando um cliente entrar em contato, ele só será conduzido para um atendimento humano se realmente for necessário. 

Sua empresa irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a integração de sistemas, você poderá aumentar ainda mais a taxa de conversão dos seus leads. 

Entretanto, vale lembrar que para ter um processo de vendas mais eficiente, você precisa investir em uma boa definição de estratégia para captação e organização dos leads. Esta etapa é fundamental no funil de vendas. 

Em seguida, veja abaixo algumas das vantagens do uso de chatbots:

Escalabilidade

O uso de chatbot permite que a empresa atenda a um grande número de clientes sem comprometer a qualidade do atendimento. Assim, empresas menores e que não podem investir em equipes de atendimento podem usufruir do chatbot para tornar esse fluxo de atendimento mais otimizado e organizado.

Coleta de dados

É possível aprimorar seus produtos ou serviços a partir da coleta de dados de interações realizadas com clientes a partir de um chatbot. Portanto, use-o para se destacar da concorrência e identificar tendências, preferências e pontos de melhoria no seu negócio.  

Integração com outras ferramentas

Os chatbots podem ser integrados com outras ferramentas de software, como sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), por exemplo. Isso permite que o atendimento ao cliente, além de ser mais eficiente, também seja personalizado e busque direcionar respostas que estejam mais alinhadas com a etapa da jornada de compra que cada consumidor se encontra.

A importância dos chatbots no funil de vendas

Com o software é possível oferecer respostas rápidas e inteligentes aos seus futuros consumidores. Além disso, o chatbot também realiza pesquisas de satisfação. Assim, é possível identificar se os clientes estão satisfeitos e garantir a elaboração de estratégias que visam a fidelização dos mesmos. 

Outro ponto a ser observado é poder medir a qualidade do atendimento e com isso, verificar se esse processo de venda está dando certo. Além de acessar e acompanhar o desempenho da equipe e o controle do tempo gasto por atendimento. 

Os chatbots contribuem também para o engajamento em campanhas de marketing digital. Portanto, você poderá alcançar um público mais amplo e especializado.

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