Como utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio

Você já deve saber como utilizar o WhatsApp para fins comerciais, não é mesmo? Mas será que a sua estratégia é a mais assertiva? Em um contexto em que cada vez mais empresas vem se valendo dessa ferramenta, essa é uma pergunta que faz todo o sentido. Afinal, é normal que quem esteja ainda explorando as possibilidades desse recurso não tenha conhecimento de algumas funcionalidades imprescindíveis ou incorra em alguns erros.

Pensando em trazer os melhores esclarecimentos sobre todos esses pontos, preparamos uma espécie de guia sobre como utilizar o WhatsApp a favor de seu negócio. Falaremos sobre como estruturar um atendimento personalizado, sobre os cuidados a serem tomados com as práticas de SPAM, de estratégias para divulgar ofertas e serviços e muito mais. Não deixe de conferir!

Comunicação ágil e eficaz

Quando se fala em utilizar um perfil comercial via WhatsApp, o que logo vem a mente é a aplicação do recurso de automatização de mensagens. Essa é uma forma de agilizar as respostas aos clientes e obter um ganho importante de tempo.

No entanto, muita gente ainda enxerga com desconfiança essa funcionalidade por acreditar que as respostas enviadas por chat bots sejam muito impessoais, o que acabaria desagradando parte do público. Quanto a isso, o que temos a dizer é: isso não é necessariamente um problema.

Com a evolução da tecnologia de inteligência artificial, os sistemas operacionais para envio de respostas automáticos vêm ganhando complexidade, o que permite uma interação de melhor qualidade e uma comunicação mais assertiva.

Além disso, a atuação dos chat bots devem estar sempre combinado ao trabalho humano. No caso do WhatsApp, depois do envio de respostas padrão, o mais indicado é que um atendente esteja disponível para esclarecer maiores dúvidas e apresentar as soluções oferecidas pela empresa com mais detalhes.

Fuja do SPAM

Quem mantém um perfil comercial no WhatsApp de forma intuitiva e sem se valer dos recursos voltados a automatização, utilização de etiquetas ou geração de relatórios, costuma incorrer em um erro muito perigoso, que é o envio de SPAM’s. Para quem não está muito familiarizado com o termo, o SPAM nada mais é que o envio indiscriminado de mensagens com suas ofertas de serviço para grupos de contatos.

Esse tipo de conduta é proibida pelos termos de uso do WhatsApp e pode levar a exclusão de sua conta, o que não é nada desejado, não é mesmo? Por isso, na hora de trabalhar com o envio de mensagens em massa, é importante contar com um serviço profissional, que protege resguarda seu número, impedindo qualquer penalidade.

Divulgação de ofertas e serviços

Como já vínhamos falando, o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para divulgação de seus serviços. Afinal de contas, essa é um canal de comunicação em que a esmagadora maioria das pessoas utiliza diariamente, fazendo com que qualquer estratégia comercial ou de vendas não possa desconsiderá-lo.

E mais que simplesmente remeter mensagens para o seu público, é possível estabelecer um contato de qualidade. Com a utilização de etiquetas, por exemplo, é possível classificar cada conversa por nível de prioridade e nunca deixar aquele contato estratégico sem resposta, aumentando as chances de fechar negócio.

Com a emissão de relatórios com as estatísticas que envolvem vários aspectos de sua conta, também é possível mensurar se a abordagem que vem sendo utilizada é efetiva. Pense, por exemplo, que a taxa de resposta de mensagens em massa pode ser um bom indicador nesse sentido.

Oferta do serviço de atendimento ao cliente

O serviço de atendimento ao cliente, o famoso SAC das empresas, é uma exigência legal e deve ser levado a sério por empresas de todos os segmentos. Tradicionalmente, esse era um serviço ofertado via telefone, o que acabava por exigir a disponibilização de atendentes.

Com o WhatsApp, as organizações ganharam uma forma menos onerosa e mais eficiente para dar encaminhamento a demandas desse tipo. Seu perfil comercial pode centralizar toda essa comunicação e oferecer as informações que seus clientes precisam a contento e em tempo hábil.

Como visto no artigo de hoje sobre como utilizar o WhatsApp em favor de seu negócio, essa ferramenta pode ser utilizada para vários fins. Ao mesmo tempo, há a necessidade de se valer de abordagens assertivas para chegar a bons resultados.

E é nesse contexto que chegamos à necessidade de terceirização da automação da comunicação via WhatsApp, essa que já é uma tendência mundial no mundo corporativo. Para quem ainda não está familiarizado com essa solução, trata-se de contar com um serviço profissional que detém tecnologia para gerir toda a comunicação e atendimento de sua empresa por essa ferramenta da melhor forma possível.

Pensando nisso, convidamos você a conhecer as funcionalidades do Polichat diretamente em nosso site. Entre e confira. Você vai se surpreender!

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