Desde a pandemia do coronavírus o mercado se transformou. Empresas de diversos nichos e tamanhos foram obrigadas a remanejar o atendimento ao cliente para o formato exclusivamente digital, e é aí que entra a importância do uso de um chatbot. 

Como resultado, se tornou essencial, para qualquer negócio, ter uma imagem virtual ativa com qualidade e responsabilidade. Neste cenário, o chatbot é um excelente aliado. Mas você sabe para o que ele serve? 

Então, prossiga com a leitura que neste conteúdo vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito desse tipo de ferramenta e como ela pode ser útil para agilizar o atendimento digital da sua empresa. Acompanhe!

O que é chatbot? 

Chatbot é uma junção das palavras bate-papo e robô em inglês, portanto chatbots são softwares de automação de respostas. Ou seja, ele conversa com uma pessoa através de sites, plataformas e aplicativos. 

No ramo empresarial, o software é utilizado no atendimento ao consumidor e tem gerado benefícios. Em uma pesquisa da IBM, 99% dos respondentes relataram um aumento na satisfação do cliente como resultado do uso de tecnologia de agente virtual. 

Viu só? A ferramenta pode agregar bastante ao seu negócio, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência do atendimento, pontos essenciais para empresas que desejam se destacar no mercado e expandir a credibilidade do negócio. 

Benefícios do chatbot para as empresas 

A seguir, separamos algumas das vantagens de implementar o atendimento automático no atendimento digital da sua empresa. Confira!

Amplia a capacidade do seu negócio

No mercado, quem atende bem o cliente tem vantagem, a reputação da sua empresa depende do nível de satisfação do consumidor. Entretanto, a gente sabe que, para quem já está no digital, as trocas de mensagens podem ocorrer em larga escala e por diversos canais. 

Quando isso acontece em um curto espaço de tempo, às vezes, se torna humanamente impossível responder a todos de imediato e com qualidade, até mesmo para uma grande equipe. 

Neste aspecto, o chatbot traz agilidade e qualidade para o atendimento, pois permite que as solicitações dos seus clientes sejam atendidas de forma imediata. 

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Por exemplo, o sistema pode realizar vendas, agendas consultas, tirar dúvidas, solicitar dados, fazer captação de leads e, inclusive, direcionar o seu cliente para um departamento específico, caso seja necessário. 

Sua equipe será poupada de demandas que podem ser facilmente solucionadas. Além disso, na internet seu negócio não terá horário para fechar, mas você pode descansar tranquilo, pois o sistema estará atendendo normalmente, 24 horas por dias, durante todos os dias da semana. 

É personalizado e garante a agilidade da sua empresa 

O uso de chatbot em empresas está se popularizando, a ferramenta vem se tornando, cada vez mais, uma necessidade. Desta forma, os próprios consumidores já estão se afeiçoando ao sistema. 

A linguagem e estrutura amigáveis fazem do software o “rosto” da sua empresa e você pode definir a linguagem do seu sistema, personalizando com o perfil do seu negócio. 

O ideal é optar sempre por um formato mais natural de linguagem, como se a sua empresa conversasse pessoalmente com o seu cliente. 

Aliás, as mensagens serão sempre encaminhadas de forma organizada e, para descomplicar ainda mais o atendimento, você pode estruturar o contato com o consumidor de acordo com as necessidades dele. Tudo isso de forma rápida e prática. 

Relacionamento com o cliente 

Um cliente satisfeito sempre volta e indica também. Ter um bom relacionamento com os seus consumidores é fundamental. 

Qualquer pessoa fica insatisfeita quando o atendimento é demorado ou quando um problema, por mais simples que seja, vira uma confusão antes de ser solucionado.

O chatbot permite que tudo seja mais prático. Se seu cliente quer a segunda via da fatura, comprar um produto pelo whatsapp ou solicitar uma informação básica, um chatbot irá atender. 

Ele também irá redirecionar, quando necessário, o atendimento para uma pessoa que poderá auxiliar melhor o seu comprador. 

Além disso, a ferramenta também é uma estratégia de relacionamento que reduz a taxa de rejeição do seu site. Caso um usuário acesse o website do seu negócio e não encontre o que precisa, poderá perguntar ao Chatbot. 

Permite acompanhar indicadores 

A captação e organização dos leads é uma etapa essencial do funil de vendas. Com os sistemas integrados, você pode organizar e acompanhar os indicadores e estruturar o formato de qualificação mais adequado para sua empresa. 

No chatbot, é possível acompanhar os dados das conversas dos clientes, o tempo de resposta, os canais mais utilizados e, para os que gostam de desenvolver ações inovadoras, realizar uma análise do atendimento do seu time. 

Assim, você pode aumentar a taxa de conversão dos leads, além de utilizar o próprio chatbot para realizar pesquisas de satisfação com seus clientes e obter informações cruciais para o seu banco de dados. 

Proporciona a escalabilidade do atendimento 

A escalabilidade no atendimento digital com chatbots é uma outra grande vantagem, permitindo que seja possível lidar com um grande volume de mensagens e interações.

Sabemos que o consumidor omnichannel busca por informações rápidas e assertivas. Por isso, é essencial que esse primeiro contato entre possível cliente e marca aconteça de maneira eficiente, aumentando, assim, as chances de fechar negócio.

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