O que é WhatsApp Business e como tirar proveito dele para seu negócio?

Para atender demandas específicas de empresas e empreendedores, o WhatsApp lançou a sua versão para negócios, que é o WhatsApp Business. Com funcionalidades e aplicações diferenciadas para um melhor aproveitamento do aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp Business tem feito muito sucesso entre pequenas e médias empresas. No post de hoje, vamos explicar como você pode aumentar os seus negócios explorando todos os benefícios desse aplicativo.

Continue a leitura e entenda as vantagens de criar um perfil para sua empresa, verificar métricas, etiquetar contatos e enviar mensagens automáticas!

Por que criar um perfil no WhatsApp Business para sua empresa?

Em 2018 o WhatsApp ultrapassou o número de usuários do Facebook e se consagrou como o aplicativo mais usado no mundo em smartphones Android e IOS. No Brasil, 98% dos usuários de smatphone utilizam o WhatsApp todos os dias. Esses dados deixam claro que o aplicativo é a principal ferramenta de comunicação instantânea da atualidade.

Dada essa realidade empresas tem procurado aproveitar ao máximo essa ferramenta para divulgação de seus produtos e serviços e o WhatsApp Business veio para potencializar essa oportunidade de comunicação direcionada. A assertividade na comunicação com os clientes é fundamental para transmitir seriedade e segurança. Por isso, substituir o WhatsApp regular pelo WhatsApp Business traz algumas vantagens importantes.

No perfil comercial, por exemplo você pode incluir informações úteis e importantes para clientes, como nome, endereço, mapa com o endereço físico, horário de funcionamento, site, e-mail de contato, etc. Esses dados serão exibidos no perfil de sua conta, com fácil acesso para clientes e parceiros.

Além disso, o perfil empresarial do WhatsApp Business oferece outras funcionalidades interessantes vantajosas para negócios que abordaremos a seguir.

Benefícios e funcionalidades do WhatsApp Business

Métricas

O WhatsApp Business oferece o acompanhamento estatístico de algumas métricas úteis para a relação cliente-empresa. São elas: taxa de recebimento, taxa de abertura, taxa de resposta e visualização de status.

A taxa de recebimento mostra quantos usuários receberam as mensagens que sua empresa enviou pelo app. Com ela você pode acompanhar as contas ativas de clientes no WhatsApp e descartar as inativas, focando apenas nas que têm engajamento satisfatório.

A taxa de abertura, ou taxa de leitura, indica quais são os usuários que receberam e também visualizaram o conteúdo enviado pelo app. Essa métrica mostra ainda a taxa de rejeição, ou seja, a quantidade de usuários que receberam, mas não abriram as mensagens.

A taxa de resposta não é um dado oficial disponibilizado pelo WhatsApp Business, porém ela pode ser facilmente calculada pela razão entre número de mensagens abertas e o número de respostas obtidas. Esse cálculo dará a média de engajamento da sua conta.

Já a visualização de status não é exatamente uma métrica, mas pode ajudar bastante quando se pensa em estratégias para postagens, como horário e direcionamento.

Etiquetar contatos

A função de etiquetar contatos do WhatsApp Business possibilita uma diferenciação prática e personalizada das conversas com clientes. Para cada conversa pode ser etiquetada com marcadores específicos que as agrupam e diferenciam umas das outras.

Você pode marcar conversas como novas, para diferenciar clientes novos de antigos, marcar conversas com pagamento pendente, pedido novo, pedido entregue, etc. Tudo isso é personalizado por você, para melhor atender aos seus critérios e necessidades, utilizando palavras-chave, cores e agrupamentos diferentes.

Mensagens automatizadas

A possibilidade de enviar mensagens automatizadas é uma das principais vantagens do WhatsApp Business para o WhatsApp regular.

Elas podem ser utilizadas de diversas formas, como para dar as boas vindas, saudar um novo contato ou cliente; mensagens rápidas e pré definidas ou até mesmo para avisar ao seu cliente quando ele mandar um mensagem fora do horário comercial da sua empresa.

Basicamente, as mensagens automatizadas podem exercer o papel que você desejar de modo simples, pré-programado e em horários pré-definidos.

WhatsApp Business para além das funções básicas

O WhatsApp Business já conquistou o seu espaço entre as pequenas e médias empresas que querem aproveitar ao máximo as facilidades e vantagens das tecnologias de informação e comunicação digital.

Mas, para além das funções básicas disponibilizadas pelo aplicativo, é preciso de uma plataforma que centralize a comunicação de um negócio com os seus clientes no WhatsApp Business e oferecem muito mais vantagens.

A Polichat é essa plataforma e oferece pacotes para negócios de diferentes perfis e necessidades. Especializada em operacionalizar e potencializar o uso do WhatsApp Business, contratando nossos serviços, além de todas as ferramentas e vantagens já oferecidas pelo app, sua empresa ainda poderá contar com outras funcionalidades, como:

  • Múltiplos operadores: ou seja, a possibilidade de vários atendentes participarem de forma simultânea de uma conversa, para um atendimento mais eficaz;
  • Direcionamento de atendimento: para que, caso necessário, outro funcionário possa dar continuidade ao atendimento;
  • Avaliação de clientes: para medir a satisfação, coletar sugestões e sugerir melhorias;
  • Disponibilização de materiais de treinamento e preparação: para que a sua equipe domine totalmente o uso do WhatsApp Business e saiba como realizar com clareza cada uma das operações e funções disponíveis.

Além disso, o suporte de uma empresa é a garantia de que o seu empenho no uso do WhatsApp Business não será desperdiçado, e de que você e a sua equipe terão toda a assistência técnica necessária para aproveitar a ferramenta em todo o seu potencial.

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