Omnichannel Whatsapp: por que o seu negócio precisa dele?

Uso de omnichannel no whatsapp

Já não é, ou pelo menos não deveria ser, novidade para ninguém o potencial do omnichannel com WhatsApp enquanto ferramenta para vendas. Faz um bom tempo que os brasileiros vêm utilizando esse canal para encomendar produtos, marcar consultas, agendar procedimentos estéticos, pedir comida, entre muitos outros serviços.

O que é o omnichannel com WhatsApp? 

Segundo a Rock Content “Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.” 

Em outras palavras, significa juntar todos os seus canais de contato com cliente: Facebook, Telefone, E-mail, Chat de Site e inclusive o WhatsApp, tudo em um único lugar, centralizando a comunicação da sua empresa. Isso facilita na hora do atendimento, pois todos os canais vão estar à vista, por consequência fica mais fácil gerenciar o que está sendo conversado em cada lugar, sem falar na agilidade que a sua empresa ganha no atendimento.

Por que é tão importante ter WhatsApp na minha estratégia de omnichannel? 

O WhatsApp se tornou uma ferramenta com enorme potencial para  comunicação. Hoje, conta com mais de 2 bilhões de usuários e é o app preferido dos brasileiros para conversas, interação com empresas e realizar compras.

Esses números por si só mostram a relevância do mensageiro e as oportunidades que a sua empresa pode explorar. Mas, se ainda não ficou convencido, confira alguns números da Pesquisa Panorama 2019, encomendada pela Mobile Time e pela Opinion Box:

  • Uso do celular como ferramenta para compras de mercadorias (seja por app de pedidos ou aplicativo de mensagem) físicas e serviços cresceu 20 pontos percentuais em 3 anos. Os chamados consumidores móveis representavam 62% da população em 2016. Em 2019, esse percentual chegou 82%;
  • Desse universo de consumidores móveis, 67% declarou ter realizado alguma compra de mercadoria via app de pedidos ou WhatsApp;
  • Entre todos os respondentes, 61% declarou já ter realizado a encomenda de algum produto ou serviço via WhastApp. Desses, 85% se declarou satisfeito ou muito satisfeito com o comércio móvel;

Além disso, existem mais de 5 milhões de empresas utilizando comercialmente o WhatsApp, e seus concorrentes podem estar aproveitando essa oportunidade para conquistar seus clientes.

Como implementar o atendimento via WhatsApp da sua empresa?

Primeiro passo é criar uma conta no WhatsApp Business, que contêm mais funcionalidades que o WhatsApp “normal”. Caso você ainda não saiba como criar uma conta temos um outro artigo explicando o passo a passo.

O grande problema é que utilizando apenas o WhatsApp você não consegue ter funcionalidades essenciais de um omnichannel: não é possível colocar mais de uma pessoa para fazer atendimento, você não consegue se quer saber com quantas pessoas sua equipe falou no dia, quantas viraram vendas, sem falar que não há uma integração com seu Facebook ou Chat de site, por exemplo.
É nessa hora que o Polichat vem para te ajudar, possibilitando centralizar os seus canais de atendimentos, criar um verdadeiro omnichannel com seu WhatsApp. Experimente grátis e veja na prática como você irá melhorar o seu atendimento

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