Solução para marketing automatizado via WhatsApp

No contexto de qualquer estratégia de inbound marketing, o WhatsApp é uma ferramenta poderosa de distribuição de conteúdo. Afinal de contas, se as pessoas em geral vêm se comunicando de forma massiva por esse canal, é mais que necessário marcar presença nesse espaço.

Mas para além disso, as inúmeras outras funcionalidades do WhatsApp funcionam como verdadeiras aliadas. Com o disparo de mensagens em massa, por exemplo, pode-se ganhar um alcance extraordinário na distribuição de conteúdo.

Para quem busca entender melhor como explorar essa e outras possibilidades, preparamos no post de hoje dicas incríveis. Aproveitaremos ainda para detalhar o conceito de inbound marketing para quem ainda não está familiarizado com essa estratégia.

Entenda o que é inbound marketing

O inbound marketing ou marketing de atração é uma estratégia que surge em um contexto de esgotamento da publicidade tradicional e suas abordagens voltadas única e exclusivamente para uma promoção pura e simples das marcas. Como exemplos, temos os comerciais de TV, os anúncios em mídia impressa e digital, outdoors, etc. Para esse tipo de marketing dá-se o nome de outbound marketing.

O inbound, por sua vez, como o próprio nome faz entender, busca atrair o público a partir de conteúdo que seja verdadeiramente relevante e não uma simples exposição das virtudes de determinado produto. O conteúdo produzido vai muito mais no sentido de oferecer elementos para que as pessoas possam pautar sua decisão de compra.

Para trazermos um exemplo prático e objetivo, podemos pensar em uma empresa de produtos para piscina. Uma companhia desse segmento, ao investir e presença digital e apostar no inbound marketing, fará uma ampla pesquisa para definir quem é sua persona, espécie de consumidor fictício que reúne as principais características de quem costuma adquirir os produtos da marca.

Identificado esse perfil, suas “dores”, necessidades e expectativas em relação ao produto, é preciso produzir conteúdo que seja relevante para essa pessoa, que o atraia. Em princípio, não há uma preocupação em tratar diretamente da marca, tal qual é feito no outbound marketing.

E no caso de nosso exemplo, que trata de uma empresa de produtos para piscina, ser relevante é trazer conteúdo sobre esse universo. Como temas a serem veículos em diferentes canais, como blog, redes sociais e e-mail, poderíamos ter questões como:

  • defeitos mais comuns em bombas de piscina;
  • tipos de revestimentos para piscina;
  • modo de preparo e aplicação dos produtos para limpeza;
  • tipos de piscina.

Perceba que muitos desses temas não dizem respeito diretamente ao produto da empresa. A preocupação é trazer informações que resolvam demandas sobre o universo das piscinas como um todo. O produto ou a empresa serão apresentadas somente em uma fase em que esse potencial cliente, também chamado de lead, estiver qualificado o bastante para isso. Isso é, se em um primeiro momento ele nem sequer havia a necessidade de adquirir produtos para limpar piscina, agora isso já aconteceu e de forma 100% contextual poderá ser feita menções diretas e sugestão a contratação da solução oferecida.

Conheça as principais vantagens dessa estratégia

Agora que você já está familiarizado com o conceito de inbound marketing, já podemos falar das principais vantagens de aderir a esse tipo de estratégia. Acompanhe:

Baixo investimento

Se comparado a publicidade tradicional, o investimento inbound marketing pode ser considerado barato. Isso porque a compra de links patrocinados, banners em mecanismos de busca, espaço em veículos de mídia e afins oneram qualquer orçamento.

Por outro lado, o crescimento e forma, orgânico, embora mais trabalhoso, não demanda tantos custos. Basicamente, essas despesas se limitam a criação e distribuição de conteúdo.

Resultados consistentes

O mais interessante do inbound marketing são os resultados percebidos, que não demoram a aparecer. Para quem pensa, por exemplo, em posicionamento em mecanismos de busca como o Google, colocando seu site no topo das pesquisas para termos ligados ao segmento em que se atua, não há nada mais interessante.

O conteúdo produzido para essa estratégia, geralmente otimizado em SEO, cria condições para que o site ganhe em “reputação”. Isso significa que os algoritmos identificam no site um local responsivo para que o os usuários do Google possam buscar informações, o colocando nas primeiras posições das buscas.

Autoridade e engajamento

Autoridade e engajamento são outros dois aspectos interessante do inbound marketing. A medida que se produz conteúdo relevante para o público, respondendo a dúvidas de interesse das pessoas, a percepção da marca passa ser muito mais positiva. Ao mesmo tempo, há um engajamento muito maior nas redes, pois é na natural que clientes e potenciais clientes queiram acompanhar de perto quem entrega valor a eles.

Whatsapp como ferramenta estratégica para distribuição de conteúdo

Como já destacado anteriormente, o WhatsApp é preferência nacional. São mais de 130 milhões de usuários no país, sendo que 76% deles fazem uso do aplicativo diariamente. Definitivamente, esse é um canal preferencial para se distribuir conteúdo. E com o disparo de mensagens em massa, tudo se torna ainda mais interessante. Afinal, um volume considerável de pessoas pode receber mensagens do departamento comercial de sua empresa.

Para um gerenciamento mais efetivo da distribuição de conteúdo, a ferramenta ainda permite a categorização de contatos por nível de prioridade. Como vantagem, temos um envio de mensagens automáticas, que permite uma interação mais ágil com o público.

E para quem ainda quer uma experiência ainda mais completa para implementar a própria estratégia de inbound marketing, nada melhor que contar com uma plataforma como a Polichat. Com auxílio de nossas soluções, você pode centralizar toda a comunicação com seus clientes via WhatsApp, com múltiplos operadores, envio de mensagens em massa e muito mais.

Entre em nosso site e confira de perto como funcionam nossas soluções.

2 Comments

  1. José Augusto

    Muito bom, gostei bastante do conteúdo do artigo

    1. José Augusto

      Olá José, tudo bem contigo?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo. Obrigado por compartilhar conosco <3

      Abraços!
      Time Polichat

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