WhatsApp Business como funciona?

Comunicar-se de forma assertiva e eficiente com sua carteira de clientes é a base de uma estratégia bem sucedida em qualquer segmento de mercado. Por isso, as tecnologias digitais de comunicação e informação desempenham um papel cada vez mais central no mundo dos negócios, especialmente para o pequeno e médio empreendedor. 

Nesse sentido, o WhatsApp Business surge como solução para atender esse tipo de demanda. No post de hoje, você vai entender como essa ferramenta funciona para utilizá-la em favor de seu negócio. Confira!

Como funciona o WhatsApp Business?

Assim como o WhatsApp que conhecemos e usamos em nossos telefones pessoais, o WhatsApp Business também é um aplicativo de mensagens instantâneas. A principal diferença é que o WhatsApp Business foi desenvolvido para ser um aplicativo voltado para perfis empresariais, principalmente para pequenas e médias empresas.

As duas versões do app apresentam a mesma interface, no entanto, o Whatsapp Business conta com algumas funcionalidades exclusivas, voltadas a otimizar a experiência de quem precisa gerenciar um grande volume de contatos.

A primeira grande diferença diz respeito às informações da conta. No perfil vinculado ao WhatsApp Business ao invés das informações pessoais do proprietário da conta de telefone, serão exibidas informações como nome da empresa, endereço, e-mail, site, blog, etc.

Para ajudar o empreendedor a ter um controle maior e mais informações sobre as conversas, o WhatsApp Business ainda oferece geração de dados estatísticos, como quantas mensagens foram enviadas, quantos foram entregues e quantas foram lidas. Além disso, o aplicativo facilita a interação com clientes possibilitando a automatização e classificação de mensagens, recursos não disponíveis no WhatsApp regular.

Como baixar o WhatsApp Business?

Fazer o download do aplicativo é muito simples e fácil.

O WhatsApp Business está disponível na Google Play Store (para aparelhos com sistema operacional Android) e na App Stores (para aparelhos com sistema operacional IOS).

Para baixar o App basta pesquisar o nome “WhatsApp Business” na “loja” de apps do seu aparelho de telefone e fazer o download. Note que o ícone do WhatsApp Business apresenta um “B” sobre o ícone que conhecemos do WhatsApp “tradicional”, para diferenciar os dois aplicativos.

Depois de realizar o download, abra o App e toque na opção “Concordar e Continuar”. Dê ao aplicativo a permissão para acessar contatos, fotos e arquivos e, por fim, insira o seu número de telefone comercial e confira as informações antes de confirmar.

Se o número comercial a ser utilizado já estiver cadastrado em uma conta de WhatsApp regular, o aplicativo do WhatsApp Business vai sugerir que você realize a transferência do número de um aplicativo para o outro. Nesse caso, apenas aceite a sugestão e toque na opção “Continuar” e insira o código que será enviado ao seu telefone.

Seguindo esses passo, o WhatsApp vai automaticamente restaurar o backup de mensagens de um aplicativo para o outro.

Como começar a usar o WhatsApp Business?

O primeiro passo deve ser criar o seu perfil comercial. Nele você deve incluir informações básicas e úteis para os clientes que procuram o seu negócio, como endereço, mapa localizando o endereço físico, uma breve descrição da empresa, produtos e serviços, horário de funcionamento, e-mail, site, blog, etc.

Para esse perfil empresarial são permitidas três tipos de conta:

  • Verificada: O WhatsApp certifica que a conta pertence a uma marca autêntica. Isso será evidenciado por um ícone de “check” verde na foto de perfil;

  • Confirmada: Nesse caso, o WhatsApp confirmou que o número de telefone registrado corresponde ao telefone da empresa. Para esse tipo de conta a foto de perfil terá um ícone de “check” cor cinza.

  • Conta Comercial: Esse tipo indica que a conta ainda não foi confirmada ou verificada pelo WhatsApp. Assim, a foto de perfil terá um ícone com um ponto de interrogação, indicando que o perfil ainda está em processo de confirmação ou verificação pelo WhatsApp.

Depois de criar o seu perfil é só começar a utilizar as ferramentas do WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes!

Como dissemos no início do artigo, uma comunicação planejada, assertiva e eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com os avanços proporcionados pela tecnologia as empresas que não sabem utilizar a comunicação em seu favor estão correndo por fora em mercados cada vez mais competitivos.

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não usar esse aplicativo, confira nosso post com os 5 motivos para você utilizar o WhatsApp Business na sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *