Você sabia que existem estratégias que podem aumentar as suas vendas utilizando o WhatsApp? Pois é. Com o auxílio de ferramentas e softwares, a sua empresa irá progredir e alavancar as chances de sucesso neste canal digital.

Antes de tudo, o WhatsApp é a rede social preferida dos brasileiros, são mais de 169 milhões de usuários no país, de acordo com pesquisa realizada pela We Are Social e Meltwater.

Outro dado interessante é que de acordo com dados divulgados pela empresa Opinion Box, referência em pesquisa de mercado e customer experience, 79% dos usuários do WhatsApp no Brasil se comunicam com empresas pelo aplicativo. 

Ou seja, o app de troca de mensagens instantânea pode ser mais valioso do que você pensa. Mas, para que o app seja ainda mais útil para o seu negócio, é preciso entender melhor como ele funciona. 

Portanto, prossiga com a leitura e confira mais detalhes sobre a importância deste canal digital para aumentar as vendas do seu negócio. 

WhatsApp Business x WhatsApp Business API

Se você é um empreendedor, provavelmente já deve ter ouvido falar no WhatsApp Business. Essa versão do aplicativo, criada em 2018, foi desenvolvida para as empresas atenderem melhor os seus clientes.

Com a ferramenta, é possível cadastrar um catálogo de produtos, adicionar respostas automáticas, horário de funcionamento do seu negócio, localização e muito mais. Contudo, este atendimento geralmente é feito por uma pessoa de verdade.

Por outro lado, com o WhatsApp Business API, é possível atender a vários clientes de uma só vez. Isto porque ao automatizar os processos, as suas atividades serão mais eficazes. Além disso, você pode aderir também aos chamados chatbots para auxiliar com o atendimento.

O chatbot é uma inteligência artificial, programada para interagir com os consumidores. Por meio dessa ferramenta, podem ser adicionadas respostas automáticas que irão sanar as dúvidas do seu cliente, permitindo um atendimento híbrido (humano e automatizado).

Com um chatbot, você também amplia o horário de funcionamento da sua empresa e cria um vínculo com os seus clientes. Eles coletam dados do usuário para proporcionar uma experiência cada vez mais personalizada. 

De acordo com uma pesquisa do IBM, este recurso além de promover agilidade, reduz em 30% os custos com o relacionamento com o público.

Guia de Vantagens sobre API Oficial do WhatsApp

Entenda o que é a API Oficial do WhatsApp, porque ela foi criada, quais são as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta do WhatsApp

Processo de vendas no WhatsApp mais rápido e dinâmico 

Se você quer alavancar suas vendas utilizando o WhatsApp, precisa estar preparado para receber os seus clientes. Isso inclui oferecer ao usuário uma experiência rápida e eficiente. 

Dessa forma, para melhorar a gestão e organização da sua empresa, você pode contar com uma plataforma de atendimento. Um dos principais benefícios de ter esta tecnologia, é ter um atendimento omnichannel (múltiplos canais). 

Ou seja, com uma plataforma é possível integrar o contato de WhatsApp, chat ou Facebook, por exemplo. Com isso, todas as mensagens dos clientes estarão organizadas em um único lugar. 

A ferramenta também permite que você construa uma série de respostas automáticas. Dessa forma, você poupa o tempo da sua equipe com dúvidas básicas. Vale lembrar que, caso necessário, o seu cliente será encaminhado para um atendimento humano.

Estratégia omnichannel para as suas vendas utilizando o WhatsApp

Ser funcional é aproveitar os seus recursos da melhor forma possível. Por isso, com uma plataforma de atendimento você pode ter apenas um número e vários atendentes no mesmo WhatsApp. 

Também é possível distribuir as várias conversas por departamento. Isso poupa o tempo da sua equipe e traz agilidade. Em suma, todo processo automatizado é mais eficaz para a sua gestão.

Além disso, ao centralizar os canais de comunicação da sua empresa, você gerencia em tempo real as conversas da sua equipe e pode acompanhar todas as ofertas de perto.

Sua empresa por completo pode estar disponível online para os seus clientes. Imagine só a facilidade de oferecer um suporte fácil e simples? 

Pois é, com as ferramentas que a Poli oferece, fica ainda mais fácil não só vender pelo WhatsApp, mas também criar um relacionamento com os consumidores.

Estratégia para fidelizar os clientes

Utilize o WhatsApp para enviar mensagens, promoções e para informar os seus clientes. Aproveite a plataforma da Poli, para falar com mais pessoas de forma organizada

Use também outros recursos do aplicativo, como figurinhas e emojis, mas sem abusar da intimidade. Todo excesso pode ser prejudicial.

Por meio da plataforma de atendimento, realize pesquisas de satisfação para ter um feedback do trabalho que está sendo feito. Ouvir os seus clientes, é a melhor forma de saber o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Ah, não se esqueça do pós-venda. Assim que você conseguir conquistar mais clientes, e estiver preparado para recebê-los, se esforce para fidelizá-los. Sendo assim, não deixe de acompanhar e demonstrar interesse para os seus consumidores.

Seguindo essas dicas, o seu cliente poderá falar bem da empresa, indicá-la. Essa tática, como consequência, trará mais vendas. 

Dicas para aprimorar as suas vendas utilizando o WhatsApp

Agora que você já entendeu a importância de utilizar o WhatsApp para aumentar as suas vendas, chegou a hora de conferir algumas dicas de estratégias que podem alavancar seus resultados neste canal digital. Acompanhe! 

Venda mais no WhatsApp com a Poli!

Conte com a plataforma de atendimento da Poli, para aumentar as suas vendas pelo WhatsApp. Aumente a produtividade do seu time e garanta maior satisfação dos clientes.

Ficou interessado(a)? Conheça a melhor solução para a comunicação da sua empresa, entrando em contato com a nossa equipe e faça um teste grátis.

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter