Sendo um dos aplicativos mais utilizados por brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Panorama Mobile Time e Opinion Box, empresas que realizam pesquisas independentes sobre o hábito dos brasileiros em relação ao consumo de conteúdos e serviços móveis, 99% dos smartphones possuem o aplicativo WhatsApp instalado.

Além de ser uma ótima ferramenta para uso pessoal que facilita a comunicação entre familiares e amigos, o WhatsApp em sua versão empresarial é a opção ideal para empresas que buscam criar um relacionamento mais próximo com seus consumidores. 

Assim, empresas que desejam expandir as oportunidades e atrair novos clientes, é possível utilizar a estratégia de anúncios de clique para WhatsApp e direcionar um lead para iniciar uma conversa de forma imediata na ferramenta.

Dessa maneira, acaba quebrando a barreira de contato entre marca x cliente, tornando a comunicação mais ágil e eficaz.

E é sobre isso que vamos abordar neste conteúdo. Entenda mais sobre como os anúncios direcionados para WhatsApp podem auxiliar o seu negócio a adquirir leads e alavancar as vendas, prossiga com a leitura!

O que é um anúncio de clique para WhatsApp?

Antes de explicar sobre os anúncios de clique, é importante ter uma visão geral sobre o que são os anúncios no mundo digital. Eles nada mais são do que uma forma de estratégia dentro do Marketing Digital, utilizada por diversas empresas que buscam atingir um público específico. 

Seja no Google, YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e em outros canais, é possível pagar para que sua marca obtenha maior reconhecimento e crie novas oportunidades de negócio.

Porém, muitos desses anúncios criados acabam levando o usuário para uma outra página: uma landing page para realizar o preenchimento de um formulário ou para o site da empresa, por exemplo.

Isso acaba criando etapas nesta comunicação entre cliente e marca, deixando de ser atrativo e, muitas vezes, criando barreiras para um lead que deseja obter informações imediatas sobre um determinado produto ou serviço.

E é aí que entra a oportunidade de utilizar os anúncios de WhatsApp para captar e atender essas pessoas interessadas no seu negócio de maneira mais ágil e estabelecer, logo neste primeiro contato, uma experiência de comunicação mais positiva e assertiva com cada um. 

Guia de Vantagens sobre API Oficial do WhatsApp

Entenda o que é a API Oficial do WhatsApp, porque ela foi criada, quais são as vantagens e desvantagens dessa nova ferramenta do WhatsApp

Anúncios de clique e suas vantagens

Além de permitir uma comunicação mais direta com seus clientes em potencial, com os anúncios para WhatsApp seu negócio obtém outros diversos benefícios, como: 

Facilidade de contato

O consumidor digital busca por um certo imediatismo de resposta para diversas dúvidas em relação a um produto ou serviço.

Por isso, se sua empresa demora para responder um cliente em potencial, com certeza isso diminui as oportunidades que o seu negócio tinha de fechar uma venda.

Dessa forma, ao criar um anúncio que leve o lead diretamente para o WhatsApp da sua empresa, você aumenta as chances de se destacar entre a concorrência e conquistar mais clientes!

Diminui o esforço de aquisição de clientes

Como os anúncios de clique para WhatsApp são criados na ferramenta do Gerenciador de Anúncios do Facebook, por lá é possível criar uma segmentação de suas campanhas.

Dessa forma, você realiza testes para nivelar quais tipos de público suas campanhas obtêm melhor performance e garante que sejam vistas por quem realmente se interessa no que seu negócio tem a oferecer.

Coleta de dados para futuras estratégias

Leads que chegam pelo tráfego para WhatsApp podem ser trabalhados de diversas maneiras, de acordo com a etapa da jornada de compra que eles estão.

Se é um lead que já demonstra interesse em realizar a compra do produto, o time comercial deve estar preparado para lidar com esse atendimento e não perder a oportunidade.

Já para os que perguntam algumas informações, mas perdem o interesse com o passar dos dias, é necessário colocar em prática estratégias que capturem a atenção desse consumidor novamente.

Assim, se torna possível oferecer a ele uma oferta personalizada, um cupom de desconto e outras estratégias que reaqueçam a relação.

Como criar anúncios de clique para WhatsApp? 

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios dos anúncios de clique, é hora criar uma campanha de sucesso.

Portanto, dê play no vídeo abaixo e confira um passo a passo bem completo sobre este assunto. 

Além disso, siga as dicas abaixo para aprimorar a sua estratégia de anúncios para WhatsApp: 

  1. Conheça o seu público

Em qualquer estratégia de Marketing Digital é extremamente importante entender quem é o seu público-alvo.

Assim, seu negócio consegue colocar em ação as estratégias de anúncios mais assertivas, com base nas características de seus clientes já existentes. 

  1. Elabore um criativo que chame a atenção

A ideia é despertar o interesse do usuário para clicar no botão de anúncio e iniciar uma conversa no seu WhatsApp da sua empresa. Portanto, alinhe o design e o conteúdo do criativo da sua campanha para que isso aconteça! 

  1. Mensure resultados e alinhe futuras campanhas

Para melhorar a performance de futuros anúncios, é importante entender o que deu certo ou errado na que foi realizada.

Quantos cliques a campanha teve? Quantos leads iniciaram uma conversa com a sua empresa? São algumas das métricas que merecem atenção neste momento.

Assim, acabam servindo de norte para que as futuras campanhas tenham resultados melhores. 

Conte com a Poli para ir além em seus atendimentos via WhatsApp! 

Conseguiu entender como os anúncios de clique para WhatsApp são uma excelente opção para quem deseja obter leads e gerar novas oportunidades de vendas?

Agora, confira como a Poli pode te auxiliar a alavancar os resultados do seu negócio, tornando o seu atendimento ao cliente mais otimizado e ágil. 

A Poli mantém o WhatsApp da sua empresa em funcionamento por 24 horas, durante os 7 dias da semana.

Além disso, permite que você atenda de maneira automatizada através da solução PoliBot, criando respostas automáticas para todos os leads que entram em contato. Bacana, não é mesmo? 

Através da solução PoliPay o envio e recebimento de cobranças se tornam muito mais práticos. Podendo ser integrado ao PagSeguro e Mercado Pago, o sistema proporciona mais segurança em todas as suas transações! 

Quer entender mais sobre as funcionalidades da nossa plataforma e como ela pode beneficiar o seu negócio? Realize um teste grátis e confira como anunciar, atender e vender pela Plataforma do WhatsApp Business (API Oficial) integrada ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Webchat.