Envolvendo uma série de etapas que devem ser seguidas com o objetivo de orientar um caminho a ser seguido, o processo de tomada de decisão é ainda mais evidente no cenário empresarial. Pequenas, médias e grandes empresas se baseiam na avaliação de diversos fatores que podem comprometer uma determinada meta ou objetivo. 

Portanto, sem essa análise as empresas correm o risco de tomar decisões precipitadas, o que pode se tornar negativo para o sucesso da organização. 

Ao longo deste artigo vamos abordar o que é e qual a importância do processo de decisão. Aproveite a leitura! 

O que é o processo de tomada de decisão?

O método de tomada de decisões consiste em avaliar e escolher uma opção que mais traz os maiores benefícios em relação aos objetivos estabelecidos. 

Assim, é necessário considerar fatores relevantes, ponderar benefícios, custos, e, claro, também os riscos para escolher com prudência a alternativa mais adequada.  

Dentro das empresas, tomar decisões é uma atividade rotineira. Caso não seja feita de forma estratégica, pode afetar as operações, como também o crescimento organizacional. 

Centralize o atendimento dos seus canais digitais com uma plataforma completa.

Teste a Poli por 7 dias grátis!

Sendo assim, decisões baseadas em dados são essenciais para reduzir incertezas e aumentar a confiabilidade das escolhas feitas. 

Portanto, empresas que não seguem um processo de decisão estão perdendo a oportunidade de aproveitar o poder das informações para impulsionar o crescimento do negócio. 

Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, tomar decisões embasadas em dados é um grande diferencial estratégico para sair na frente da concorrência. 

Qual a importância da tomada de decisão nas empresas?

A seguir, apresentamos alguns motivos que destacam a importância de tomar decisões nas empresas:

Decisões orientadas e sua relação com o atendimento ao cliente

O processo de tomada de decisão tem uma influência direta e significativa na qualidade do atendimento ao cliente de uma empresa. Isso porque ao monitorar o desempenho do atendimento digital e avaliar constantemente as métricas e resultados, a empresa pode identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas para aprimorar a experiência do cliente.

Por exemplo, ao coletar informações da base de clientes, a empresa pode conhecer melhor as preferências dos consumidores, identificar quais canais digitais são mais utilizados na interação com os clientes e focar em garantir um atendimento excepcional nesses lugares. 

Além disso, a personalização da experiência do cliente também é impulsionada pela análise dos dados. A partir do histórico de interações, a equipe de atendimento pode tomar decisões que se adaptam às necessidades de cada cliente. Isso promove um atendimento mais satisfatório, auxiliando no fortalecimento da conexão entre marca e cliente. 

Outro ponto importante para o processo de tomada de decisão dentro do atendimento digital é em relação à análise das métricas. Tempo médio de resposta, pesquisas de satisfação, feedbacks dos clientes, além de dados da avaliação do desempenho da equipe são algumas das métricas que podem ser úteis na hora de tomar decisões mais estratégicas.

Aprimore sua tomada de decisão com a Poli

Contar com uma plataforma de gestão de atendimento, como a Poli, te auxilia a otimizar o atendimento digital da sua empresa, tornando as interações pelos principais canais digitais mais ágeis e eficientes. 

Nossas soluções e funcionalidades são projetadas para que pequenos e médios negócios possam centralizar o atendimento no Instagram, Facebook, WhatsApp e chat do site em uma única plataforma. Além disso, ter vários atendentes utilizando o mesmo número, monitorar em tempo real o atendimento e desempenho da equipe, além de integrar chatbots para agilizar as interações. 

Para ver a Plataforma da Poli em ação e conferir mais detalhes de como nós podemos deixar o processo de decisão da sua empresa ainda mais eficiente e estratégico, te convidamos a dar início ao teste grátis de 7 dias

Receba dicas incríveis sobre vendas!

Se inscreva na nossa newsletter