Com os avanços tecnológicos, tanto as médias e grandes empresas quanto as pequenas podem utilizar diversas soluções disponíveis no mercado, como os chatbots, para aprimorar cada vez mais seus negócios no meio digital.

Pensando em formas de tornar o atendimento digital mais assertivo, ágil e eficiente podemos citar o uso de chatbots que tornam a comunicação entre cliente e empresa  muito mais simples. 

Por isso, fica claro que a implementação de chatbots para pequenas empresas não deve ficar de fora, visto que os investimentos em uma boa experiência ao cliente não deve se limitar ao tamanho da organização.

Até mesmo os pequenos negócios podem se beneficiar dessa tecnologia e aprimorar ainda mais o seu atendimento digital e proporcionar a otimização de todos seus processos durante a comunicação com clientes em potencial. 

Quer se aprofundar mais a respeito sobre o conceito do chatbot? Aproveite para ler nosso conteúdo: “O que é chatbot e como aderir essa ferramenta ao seu negócio”.

E para saber quais são as vantagens das pequenas empresas ao utilizarem os chatbots em seus atendimentos digitais, prossiga com a leitura deste artigo e confira mais detalhes! 

Conversas com chatbots estão cada vez mais comuns

Com certeza você já foi atendido por um chatbot durante algum atendimento em um canal digital. Seja no WhatsApp, Instagram, no chat de um site ou até mesmo pelo messenger do Facebook, por exemplo, o uso de chatbot é bem comum e muitas empresas utilizam essa ferramenta para tornar o atendimento ao cliente mais eficiente.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em agosto de 2022, 89% dos entrevistados já foram atendidos por um robô durante uma conversa com uma empresa por WhatsApp.

Isso mostra que o uso de chatbots vem crescendo e se faz necessário que pequenas, médias e grandes empresas implementem essa tecnologia para alavancar o atendimento digital e se destacar entre a concorrência. 

Chatbots para pequenas empresas
Proporção de usuários que já foram atendidos por bots. Foto/Divulgação: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Agosto de 2022

Assim, é possível aproveitar os benefícios que o uso da inteligência artificial proporciona para automatizar a comunicação, aumentar a eficiência das equipes e reduzir custos.

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Uso de chatbots em pequenas empresas

Engana-se quem pensa que o uso de chatbots se restringe apenas para empresas de grande porte. A partir do momento que você sente a necessidade de organizar e tornar mais eficiente a comunicação com seus clientes, o chatbot pode ser utilizado. 

Pequenas empresas também desejam ter interações mais rápidas e assertivas com seus clientes. E o chatbot se torna uma excelente opção para negócios que não podem fazer grandes investimentos em uma equipe de atendimento. 

Assim, o uso de chatbots para pequenas empresas pode auxiliar no aumento da produtividade, além de garantir a escalabilidade do negócio. 

Vantagens de utilizar chatbots para pequenas empresas

Em seguida, confira abaixo algumas das vantagens do uso de chatbots em pequenos negócios. 

Atendimento 24 horas

Um dos principais benefícios dos chatbots é que eles podem fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é bastante útil para pequenas empresas que não têm recursos para contratar uma equipe de atendimento ao cliente em tempo integral. 

Por exemplo, com um chatbot, os clientes podem enviar mensagens a qualquer hora do dia ou da noite, e receber respostas imediatas. Isso aumenta a satisfação do cliente e pode ajudar a fidelizá-lo.

Redução de custos

Outra vantagem dos chatbots é que eles podem ajudar a reduzir os custos de atendimento ao cliente. Assim, mesmo fora do horário de atendimento, o chatbot continuará funcionando e atendendo os usuários que entram em contato com a sua empresa.

Melhora da eficiência

Os chatbots também podem ajudar a melhorar a eficiência dos negócios. Lidam com várias conversas ao mesmo tempo e agilizam o atendimento digital. 

Os consumidores prezam por um atendimento rápido, por isso,  é essencial que seu negócio aposte no chatbot para não deixá-los esperando quando enviarem uma mensagem para a sua empresa. Oferecer um atendimento ágil e assertivo é o foco para garantir o destaque do seu negócio no meio digital. 

Personalização

Embora os chatbots sejam automatizados, eles também podem ser altamente personalizados. Com a ajuda de ferramentas de análise de dados, os chatbots podem aprender sobre os clientes e fornecer respostas personalizadas e relevantes. Isso pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a probabilidade de conversões e vendas.

Escalabilidade

Os chatbots são escaláveis, o que significa que eles podem lidar com um grande volume de conversas sem comprometer a qualidade do atendimento ao cliente e sem aumentar os custos. Portanto, isso acaba sendo um ponto de destaque para os pequenos negócios que desejam implementar o uso desse tipo de tecnologia.

Coleta de informações

Ao iniciar uma conversa com o cliente, o chatbot pode pedir algumas informações iniciais, como: nome completo, cpf e número de telefone. Dessa forma, se torna possível cadastrar o usuário ou procurá-lo em uma base de dados para prosseguir com o atendimento desejado. 

Além disso, essa coleta de informações se torna essencial para colocar em prática diferentes tipos de estratégias, levando em consideração a jornada de compra de cada usuário.

Como implementar chatbots para pequenas empresas? 

Sabia que a Poli te ajuda a integrar seus canais digitais, podendo ter diversos atendentes com o mesmo número de WhatsApp em uma única plataforma e, além disso, ainda oferece a funcionalidade PoliBot para que você possa automatizar a comunicação com seus clientes? 

Com esta solução disponível na plataforma da Poli, sua empresa consegue criar respostas rápidas e direcionar os usuários para departamentos específicos, de acordo com a solicitação desejada. 

Assim, você otimiza o tempo da sua equipe e cria um fluxo de comunicação muito mais eficiente e assertivo, oferecendo uma experiência de atendimento satisfatória para todos os seus clientes, desde o primeiro contato. 

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