WhatsApp e Black Friday? Entenda como o aplicativo pode ajudar o seu negócio

O uso do WhatsApp no Brasil

Presente em cerca de 99% dos celulares brasileiros o WhatsApp é utilizado por usuários comuns e também por empresas. O que faz do aplicativo uma das peças-chave no atendimento, como um dos principais meios de vendas e comunicação com o cliente. Com o uso dele a interação com o consumidor é rápida e além disso, o atendimento é potencializado com o envio de mídias como áudios, vídeos e imagens, apresentando todas as informações sobre os produtos e serviços oferecidos. 

Se a sua empresa ainda não utiliza o aplicativo, confira aqui o nosso Guia Definitivo de WhatsApp para empresas

Consumo digital e black friday

O processo de vendas exige que a interação com o cliente seja feita de forma rápida. Portanto, isso em um período de grandes promoções como a Black Friday, isso não seria diferente. 

Em 2019, as vendas digitais na Black Friday apresentaram a alta de 23% em relação ao ano anterior. Com aumento de consumidores virtuais e a mudança de hábitos de compra devido a pandemia do COVID-19, é estimado uma alta de 27% das compras online durante a Black Friday de 2020. Dessa forma, a presença das empresas no meio digital e a interatividade com o consumidor durante a venda é fundamental.

Lembrando que, ao falar sobre a possibilidade da venda digital não é anulada a necessidade, caso houver, de se ter uma loja física. O processo de compra via internet pode auxiliar para que durante o período da pandemia, o seu negócio seja seguro para compra e esteja disponível há um click. 

WhatsApp e Black Friday

Com alto volume de vendas durante a Black Friday, com as ofertas relâmpago ou que podem durar todo o mês de novembro, a centralização da equipe de vendas e o uso dos recursos disponíveis é necessária para um bom atendimento. 

Algumas funções já oferecidas pelo aplicativo como mensagens de boas vindas, etiquetas de conversas, cadastro de mensagens rápidas e disponibilização de catálogo, são importantes para o início do atendimento e devem ser utilizadas para uma boa técnica de vendas.

Veja como configurar o seu WhatsApp para a Black Friday

Com todas essas possibilidades em um só aplicativo, é necessário organizar as suas ideias e atendimento. Confira a seguir algumas dicas para utilizar o WhatsApp durante a Black Friday.

Atualize seu catálogo

Prepare com antecedência o catálogo de produtos ou serviços oferecidos com valor promocional durante a Black Friday. Para adicionar um catálogo de produtos é preciso usar o WhatsApp Business e adicionar os produtos seguindo esses passos: Vá em configurações – ferramentas comerciais – catálogo – adicionar produto ou serviço – adicione uma boa foto do produto – preencha as informações e salve.

Você pode conferir aqui o vídeo demonstrativo no canal do WhatsApp no Youtube.

Para editar imagens comemorativas com destaque na % de desconto, você pode utilizar o Canva, plataforma de edição com opções de design básico gratuitas. 

Adicione horário de atendimento

O horário de atendimento do seu negócio mudou para atender as promoções? Não esqueça de alterar ou adicionar em seu perfil.

Siga o passo a passo para organizar o seu horário de atendimento:

Configurações – ferramentas comerciais – perfil – editar – procure o horário de atendimento – edite e salve de acordo com os seus horários.

Além disso, é importante notificar o seu cliente sobre o novo horário de atendimento. Seja por meio das redes sociais, pelo google meu negócio ou via e-mail. Assim todos estarão cientes e você será mais eficiente na comunicação com os mesmos

Fique atento a política de privacidade e aos termos de uso do WhatsApp

O WhatsApp pode identificar o uso em excesso de algumas funções como um comportamento inadequado. Ao enviar listas de transmissão, lembre-se de solicitar que os seus clientes tenham o número de sua empresa salvos no celular. Além disso, forneça o máximo de informações da sua empresa em seu perfil comercial e o mantenha sempre atualizado para não ser visto como um spam.

Direcione as suas vendas para o aplicativo

Ao utilizar anúncios ou posts patrocinados para divulgar o seu produto direcione as vendas para o WhatsApp. O QR Code de direcionamento para o perfil que foi disponibilizado pelo WhatsApp em julho deste ano, pode ser utilizado em anúncios físicos como panfletos e cartões de visita. Já os posts patrocinados em redes sociais como facebook, instagram ou até mesmo no Google podem ser direcionados para o WhatsApp, dessa forma, você pode centralizar os atendimentos. 

Uma outra dica é o uso de outros canais para a finalidade de notificações, por exemplo, você pode divulgar as promoções via e-mail e colocar um link que direcione o cliente para falar com você no WhatsApp. Assim você faz uma campanha de forma segura e que respeite atenda aos requisitos da LGPD ao adicionar a opção de se desinscrever.

Se você ainda não sabe como criar um link que direcione para seu WhatsApp é bem simples, basta substituir por seu número no modelo abaixo

https://wa.me/5562999800123

Use as etiquetas de atendimento

As etiquetas são necessárias para organizar os clientes e poder localizá-los de acordo com o estado do pedido ou realização do serviço, as etiquetas podem ser adicionadas e alteradas em: configurações – ferramentas comerciais – etiquetas. Defina as etiquetas de acordo com o seu público e produto oferecido.

Oriente a sua equipe sobre o atendimento usando o aplicativo

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas e com isso surge a necessidade de um atendimento rápido. Com o uso do horário de atendimento, mensagem de boas vindas e ausência, os seus clientes podem identificar se a empresa está ou não disponível no horário do chamado.
Dentro do horário de atendimento é preciso seguir um fluxo de atendimento, dívida funções, use os recursos disponíveis no aplicativo como as mensagens rápidas e as etiquetas de atendimento. 

WhatsApp como parceiro de vendas 

Com todos esses recursos disponíveis para aperfeiçoar o atendimento, o WhatsApp se torna um bom parceiro para os negócios. A comunicação clara, rápida e interativa com o consumidor e a facilidade na apresentação dos produtos otimiza o processo de vendas e o atendimento ao cliente.